Versatilidade do termocirculador e a padronização da cocção

Banner Rancho do Pescador
Banner Confraria Hallertau
Banner Espaçamento

Por: Breno Guelssi

Há alguns anos, uma das grandes vedetes da cozinha profissional era o uso do termocirculador. O equipamento trouxe uma padronização de poucas vezes vista na cozinha. Qualquer ponto de cocção era possível, porém, com considerável redução de esforço quando comparado a outras técnicas.

O aparelho hoje também é acessível para entusiastas de tecnologia e gastronomia, possibilitando resultados profissionais em casa. As proteínas sempre foram os principais produtos coccionados no termocirculador. Muita gente acreditava que somente tais insumos pudessem ser feitos nesse método de cocção.

 

MONTE SUA NHOQUERIA - CONFIRA MAIS DETALHES!400 RECEITAS FIT COM CARDÁPIOS - SAIBA MAIS!APRENDA A FAZER MASSAS FRESCAS COM TÉCNICAS DE CONGELAMENTO!

 

O termocirculador pode e deve ser usado como fonte de cocção das mais diversas proteínas: bovinos, suínos, ovinos, aves e peixes. Tudo consegue atingir a excelência desejada. Porém, o equipamento também pode ser usado para outras produções. Por exemplo:

Confeitaria: cremes, conservas, bases de sorvetes, pudins, entre outros. A confeitaria também tem vez no termocirculador e não precisa ser sempre confinada em embalagens a vácuo. Os potes de vidro são constantemente usados para o preparo de conservas ou porções individuais de pudins.

Vegetais: legumes al dente, purês, cremes e mousselines. A versatilidade do termocirculador também se aplica aos vegetais. Basicamente, qualquer tipo de legume ou tubérculo fica incrível no termocirculador, abrindo um leque de possibilidades.

Picles, azeites aromatizados, fundos, pasteurização. O limite para o uso do termocirculador vai de acordo com a criatividade do cozinheiro. As variedades são incríveis, e o crescimento no uso do aparelho, bem como o acesso que se tornou mais fácil, nos mostra cada dia mais o quão grande é o mundo de cocção em baixa temperatura.

Hoje, já é possível encontrar uma série de publicações – principalmente em língua estrangeira – e vídeos que mostram novas e criativas formas de usar o termocirculador. Um equipamento que já havia ganhado as cozinhas mundo afora e, agora, está cada vez mais presente nas casas dos apaixonados por gastronomia e por tecnologia.

Banner Espaçamento

Sobre o Breno Guelssi

Breno Guelssi é professor no Centro Universitário Senac – Campos do Jordão nas disciplinas práticas de habilidades básicas I e II e de cozinha francesa. Graduado em gastronomia e pós-graduado em docência em gastronomia na Hotec. Certificado como ProChef I pelo The Culinary Institute of America. Tem especialização em confeitaria avançada no curso Master Class Lenôtre e em técnicas de preparo sous vide pelo The Culinary Institute of America.

Versatilidade do termocirculador e a padronização da cocção
5 (100%) 1 vote

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Colunistas, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *