» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia do México

Gastronomia do México

por | abr 12, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

» Gastronomia da América do Norte

A culinária do México (capital: Cidade do México) se tornou bastante popular ao longo dos anos e, atualmente, está presente em vários países do mundo. Assim, um dos principais motivos para ter se tornado tão popular é o fato de que ela conta com muitos condimentos e temperos, que formam uma combinação saborosa e especial.

Ao longo dessa matéria você encontrará uma lista dos principais pratos mexicanos, assim como de algumas bebidas típicas que fazem parte da gastronomia do México.

Leia mais: Restaurante Mexicano: conheça os 20 melhores de São Paulo – SP

Comidas típicas do México

Tortillas

As tortillas são bastante famosas e não poderiam ficar de fora da lista. Elas consistem em uma massa feita a partir da farinha de milho e são um ingrediente básico para vários outros pratos famosos, sendo bem versáteis. Assim, a massa pode ser usada para fazer nachos, tacos e burritos.

Guacamole

O guacamole é uma iguaria típica da culinária mexicana, servida com uma grande variedade de pratos e no geral vai junto com pico-de-gallo e sour cream. O prato parece um purê de abacate ou avocado bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.

Leia mais: Especial Guacamole: história, receitas, benefícios, harmonizações e dúvidas

Pozole

O pozole pode ser definido como uma sopa ou ainda como um guisado. Ele é feito a partir do milho e conta com carne de porco ou com galinha. Além disso, são acrescentados uma série de vegetais, responsáveis por intensificar o sabor. Entre eles é possível destacar a pimenta-malagueta e a alface.

Mole Poblano

Esse prato pode deixar algumas pessoas confusas. O mole poblano trata-se de um frango (ou peru) assado e, posteriormente, coberto por molho de chocolate. Além desses ingredientes, o prato ainda leva três tipos diferentes de pimentas típicas, amêndoas, milho, uva-passa, especiarias e chipotle – tipo de pimenta seca.

Chilaquiles

Servidos no café da manhã, os chilaquiles são tortillas cobertas com molho e acompanhadas por ovos, frango ou frutos do mar. Algo bastante comum no México, ainda que seja incomum no Brasil.

Tamales

Os tamales se parecem bastante com a pamonha brasileira. Feitos a partir de uma massa de milho, cozido previamente no vapor, eles são servidos enrolados na palha do próprio milho. Além disso, podem ser recheados com coisas doces ou salgadas.

Chiles en Nogada

Esse prato somente é feito durante o mês de setembro, ocasião em que o México comemora a sua independência. O chiles en nogada é feito com um molho composto por mais de 30 ingredientes e decorado com uma fruta típica chamada granada.

Bebidas típicas do México

Tequila

A tequila é uma das bebidas mais populares do México e pode ser encontrada em todo o mundo atualmente. Ela é feita a partir do agave-azul, uma planta nativa da região do Jalisco e é fermentada. Além disso, deve ser vendida em sua forma pura e não pode ser misturada a outros ingredientes.

Sangrita

A sangrita, em geral, acompanha a tequila pura. Ela pode ser adicionada em várias receitas e contar com vários ingredientes diferentes, como o suco de tomate, a pimenta tabasco e a jalapeño. Tudo isso é batido no liquidificador e servido posteriormente. Existem receitas que vão um pouco além e acrescentam à mistura o molho inglês.

Paloma

Esse drink é bastante popular. Feito a partir da tequila, a paloma ainda conta com soda cítrica, em geral no sabor toranja. Isso a torna ainda mais refrescante. Em grande parte das ocasiões a paloma é servida com bastante gelo e é adicionado sal na borda do copo.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há outras coisas a se falar sobre a gastronomia do México. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
Foto Destaque – Legenda: Guanajuato

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens