» Início » Cozinhas » Internacional » Especial Guacamole: história, receitas, benefícios, harmonizações e dúvidas

Especial Guacamole: história, receitas, benefícios, harmonizações e dúvidas

por | nov 12, 2020 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

É bem provável que você já deve ter comido ou até mesmo já ouvido falar de Guacamole – prato típico da cozinha mexicana -, não é mesmo?! Então seja muito bem-vindo ao Especial Guacamole elaborado pela equipe do Sabor à Vida Gastronomia!

História do Guacamole

Segundo o portal Wikipédia, o Guacamole é uma iguaria típica da culinária do México, servida com uma grande variedade de pratos e no geral vai junto com pico-de-gallo e sour cream. Para quem não conhece, o pico-de-gallo é na verdade uma salada feita com pedaços de tomate, misturada com cebola, cebolinha e folhas de coentro e temperada com suco de limão e óleo; muitas vezes, leva também grãos de milho amarelo, doce ou cozido, o que lhe dá um aspecto muito atraente – e justifica o nome: “bico de galo”, ou seja, “comida para galinhas”.

O prato parece um purê de abacate ou avocado bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais. O nome “Guacamole” tem origens indígenas: “Ahuacatl” (abacate) e “mole”, um nome genérico para “molho”.

Leia mais: Restaurante Mexicano: conheça os 20 melhores de São Paulo – SP

Segundo a tradição pré-hispânica, o jeito de se fazer Guacamole foi ensinado ao povo Tolteca pelo Deus Quetzalcóatl. Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizadores espanhóis, foi exportada para o continente europeu.

Diz a lenda que o prato mexicano foi servido pela primeira vez no Brasil por volta do ano de 1684, pela cozinheira Eduarda Neves, e a partir dessa data começou a ser inserido também na culinária brasileira que é super miscigenada.

Leia mais: A influência dos imigrantes em nossa cultura


Receitas de Guacamole

Pela Internet você encontra uma infinidade de receitas, com muitas adaptações e ajustes. No Sabor à Vida não seria diferente… já publicamos uma deliciosa receita de Guacamole, que é de dar água na boca. Confira abaixo a receita completa com todos os detalhes:


Ingredientes

– 1 Abacate pequeno maduro ou 3 Avocados maduros;
– Suco de ½ Limão médio;
– ¼ de Cebola média (normal ou roxa);
– 1 Tomate médio;
– 1 colher (sopa) de Azeite;
– Sal e Pimenta-do-reino moída na hora a gosto.


Modo de preparo do Guacamole

Para fazer o Guacamole, em primeiro lugar, retire as sementes do tomate, e corte ele e a cebola em cubos. Em segundo lugar, divida o abacate ou os avocados ao meio, retire a semente e, com a ajuda de uma colher, retire toda a poupa do fruto; coloque em uma vasilha e com a ajuda de um garfo, amasse bem a poupa para que fique com a consistência parecida com a de um purê. Em terceiro lugar, acrescente a cebola, o tomate, o azeite, o suco de limão, o sal e a pimenta e misture bem até incorporar; prove e, se achar necessário, coloque um pouco mais de sal e pimenta para apurar o tempero. Sirva sem demorar muito, como acompanhamento para saladas, nachos, etc.


Dicas na hora da preparação do Guacamole

Caso goste, além do sal e da pimenta você também pode temperar o Guacamole com outras especiarias que podem deixar sua receita ainda mais saborosa, como: salsa, chilli, coentro, entre outros. O abacate/avocado não deve estar maduro demais para que o prato não fique sem sabor, mas igualmente não pode estar verde, senão deixa a receita amarga. Consuma rápido, no máximo entre uma e/ou duas horas após o preparo.


Benefícios do Guacamole para a saúde

O Guacamole possui diversos benefícios para a saúde, pois tem uma forte ação antioxidante em nosso corpo. Seu ingrediente principal – o abacate – passou de vilão a mocinho das dietas de emagrecimento; o limão é rico em vitamina C e é ótimo para a dieta detox; o tomate possui boas quantidades de potássio e cálcio; o coentro, encontrado em muitas receitas mexicanas, possui propriedades anti-inflamatórias; e a cebola também é conhecida pelas suas propriedades antioxidantes.


Harmonizações com Guacamole

No geral o Guacamole é harmonizado muito bem com cervejas e vinhos. Ele pede uma cerveja estilo Amber Lager, India Pale Ale ou American Pale Ale. Para vinhos, os tintos de médio corpo e não muito tânicos, como o Zinfandel, Pinot Noir, Carménère ou Merlot.


Dúvidas sobre o Guacamole

Separamos a seguir algumas dúvidas que os internautas têm em relação ao prato.


O que se come com Guacamole?

De forma tradicional, na culinária mexicana, ele é servido junto com nachos. Em nosso País é comum o consumo com Doritos. Para quem não conhece, nachos são uma comida popular na América do Norte; consiste de tortilhas de milho crocantes com formato triangular, e que podem ser cobertas por queijo e pimenta jalapeño, por exemplo. Como título de curiosidade, Ignacio “Nacho” Anaya inventou o prato em 1943.


Pode congelar o Guacamole?

O Guacamole congela e se mantém bem por até 3 meses. O segredo é você não colocar um monte de ingredientes aguadas, como tomates crus ou cebolas, ou até mesmo laticínios (como o creme de leite), se quiser congelar o prato. Esses itens na verdade não congelam bem, por isso é preciso tomar muito cuidado no congelamento. Se for necessário preparar uma grande quantidade de uma vez, como num almoço em família, experimente separar a receita por partes e ir juntando os ingredientes de acordo com a demanda, assim será bem mais fácil na hora de resolver o que congelar.


Quanto tempo o Guacamole pode ficar na geladeira?

O Guacamole fica fresco por 3 dias na geladeira. Isso porque a água, que fica em sua composição após a mistura dos ingredientes, atua como um escudo protetor e evita que o oxigênio entre em contato com a mistura, para que a temida oxidação não ocorra. E o bom é que a mistura não perde a sua forma cremosa.


Pode comer Guacamole na dieta?

Em uma dieta ideal, o Guacamole é uma ótima opção de acompanhamento para pratos principais, para lanches antes do almoço ou jantar, e pode ser um complemento para as torradas, por exemplo. Isso sem contar que o insumo principal da preparação é o abacate/avocado, que passou de vilão a mocinho das dietas de emagrecimento.


Quantas calorias tem uma porção de Guacamole?

O tamanho padrão para servir é de cerca de duas colheres de sopa, que contém em média 45 calorias. Claro que depende muito da receita, mas geralmente quando ele não vai ingredientes muitos gordurosos como creme de leite, o número de calorias não é muito alto.


Qual a origem do Guacamole?

Conforme falamos no começo do Especial, de acordo com a tradição pré-hispânica, a forma de se fazer Guacamole foi ensinada ao povo Tolteca pelo Deus Quetzalcóatl. Esta iguaria foi criada pela cultura asteca, mas, após a chegada dos colonizadores espanhóis, foi exportada para a Europa.


Qual é o melhor abacate para fazer Guacamole?
É possível fazer o Guacamole com abacate ou avocado, mas o melhor para fazer é o avocado, que é o mesmo que se usa no México. Seu custo é um pouco mais alto, porém vale muito a pena. Lembrando que tanto o avocado quanto o abacate não devem estar maduro demais para que o prato não fique sem sabor, mas igualmente não pode estar verde, senão deixa a receita amarga.

 

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens