» Início » Cozinhas » Brasileira » 10 comidas típicas de São Paulo

10 comidas típicas de São Paulo

por | dez 28, 2020 | Brasileira, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Estado de São Paulo é conhecido no resto do Brasil por ser um lugar onde a vida passa depressa, com cidades muito movimentadas. No entanto, o Estado também tem uma culinária maravilhosa, que deixa todos os seus visitantes encantados. Confira abaixo a lista com dez comidas típicas de São Paulo, inclusive capital!

10 comidas típicas de São Paulo

1 – Sanduíche de Mortadela

Um sanduíche diferente e bem recheado. Feito apenas com pão e muitas, mas muitas, fatias de mortadela. Também é servido com queijo e com vinagrete, podendo ser quente ou frio. É uma refeição que nem todos aguentam, alguns dizem que vale por duas.

2 – Coxinha

É possível encontrar coxinhas nos quatro cantos do Brasil, no entanto, somente em São Paulo essa iguaria é tratada como algo sagrado. É possível encontrar blogs especializados e diversas listas com o ranking da melhor coxinha.

3 – Pastel de Feira

Ainda não se sabe ao certo de onde vem o pastel. Há quem acredite que vêm da Europa, outros juram de pés juntos que é de origem chinesa. Independente de onde ele foi criado, pessoas de diversas nacionalidades fazem pastel nas feiras de São Paulo. Japoneses, chineses, coreanos e brasileiro, cada um com seu jeitinho especial.

4 – Pizza

Inventada na Itália e aprimorada em São Paulo. A pizza paulista é única e sem comparações. As mais pedidas são a margherita, portuguesa e a tradicional de calabresa, que curiosamente é sem queijo. No entanto, outra pizza que está ganhando destaque é a de abobrinha, muito pedida entre os vegetarianos.

Leia mais: Pizzaria: conheça as 20 melhores pizzarias de São Paulo – SP

5 – Picadinho de Carne

Um belo filé cortado em cubos e servido com seu próprio caldo. Também é comum ser acompanhado por arroz branco e farofa de banana. Não tem quem resista!

6 – Pão na Chapa

Opção perfeita para café da manhã. Todo paulista está acostumado a começar o dia com um pão prensado na chapa com bastante manteiga e um café para acompanhar. Além disso, é possível conseguir um pão na chapa em absolutamente qualquer padaria.

7 – Polpetone

Típicos dos restaurantes italianos, esses bolos de carne também são super tradicionais em São Paulo. Podem ser recheados de queijo e cobertos por molho de tomate.

Leia mais: Restaurante Italiano: conheça os 20 melhores de São Paulo – SP

8 – Hambúrguer

Cada vez mais diferentes, os hambúrgueres não saem do cardápio do paulista. Tem para todos os bolsos, gostos e estilos, desde o vintage ao rock’n’roll. Frequentemente surgem novas hamburguerias, cada uma com seu jeitinho especial e com diversos pratos artesanais.

Leia mais: Hamburgueria: conheça as 20 melhores hamburguerias de São Paulo – SP

9 – Cupim Casqueirado na Telha

Essa especialidade também não foi inventada em São Paulo. No entanto, desde que chegou ela faz a fama. É um petisco tradicional das cervejarias e combina com mandioca e polenta frita.

10 – Comida Árabe

Poucos sabem, mas São Paulo possui a maior população de descendência árabe da América Latina, formada principalmente por sírios e libaneses. Boa parte dessa população decidiu se dedicar à culinária, dando início a um mundo de opções vindas diretamente do Oriente Médio, como quibes, esfihas, kaftas, kebabs e falafels.

Leia mais: Restaurante Árabe: conheça os 20 melhores de São Paulo – SP

 

E aí, o que achou da nossa lista? Sabemos que há muito mais comidas típicas de São Paulo, como o Virado à Paulista, Cuscuz Paulista, Feijoada, Sonho, Bife à Parmegiana, Cachorro-quente com purê de batata, Bolinho de Bacalhau, Bauru, entre outros. Por isso, nos conte abaixo o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Bar Mortadela Brasil
Foto Destaque – Legenda: Sanduíche de Mortadela

2 Comentários

  1. Matéria muito bacana e apetitosa, mas como vocês não mencionaram a feijoada nossa de cada dia poxa? Acho que ela merece uma matéria somente dela o que vocês acham? Sucesso para vocês Sempre!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens