» Início » Áreas » História » Uma rápida história da evolução da culinária

Uma rápida história da evolução da culinária

por | jul 24, 2020 | Áreas, Colunistas, História

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Os livros de história da gastronomia são unânimes em mostrar que, desde a idade da pedra até nossos dias, existiu uma evolução, no mínimo curiosa.

Antes da chamada Revolução Agrícola, nos tempos dos caçadores-coletores, os homo sapiens nada armazenavam, nem em suas cavernas e nem em seus estômagos: caçavam e coletavam apenas o suficiente para se alimentar naquele momento. Milênios depois, já na idade moderna, a alimentação se tornou um objeto de ostentação. A nobreza europeia, tanto nas cortes quanto nos palácios dos aristocratas, a norma ostentar – o exagero nos grandes festins, com mesas monumentais -, era sinal de riqueza. Os comensais além de bem alimentados, tinham que deixar os palácios, com os olhos encantados, pela criatividade dos anfitriões. Depois da Nouvelle Cuisine, uma verdadeira fusão entre tendências e culturas do ocidente e do oriente – sim, Nouvelle Cuisine nasceu de uma necessidade dos europeus (franceses) através de um olhar japonês. Assim, em substituição às preparações longas (ragu) e com os ingredientes misturados, a Nouvelle Cuisine propõe pratos com porções menores, de cocção rápida e sobretudo, como no oriente, a valorização e, visualização nos pratos, dos ingredientes que o compõem.

Molhos encorpados que camuflam os ingredientes são abandonados, no lugar mais cores, mais crocância e sabores individualizados.

Falta agora a socialização dessa Nouvelle Cuisine, que se pretende também saudável, com a aculturação cada vez maior das classes mais baixas da sociedade.

No IFBG pratica-se as técnicas culinárias com vistas a poder sempre oferecer aos seu estudantes as melhores combinações, onde o ingrediente escolhido é de qualidade para que os sabores sejam valorizados.

Leia mais: IFBG: uma proposta inovadora no aprendizado da gastronomia em Campinas

Uma rápida história da evolução da culinária

IFBG – Crédito: Divulgação

Sobre o IFBG – Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia

IFBG nasceu da necessidade de oferecer a seus clientes um instituto de alta gastronomia com padrão internacional. Foram anos de buscas, pesquisas, longas viagens gastronômicas e inumeráveis contatos com chefs internacionais e as melhores escolas do gênero.

O IFBG foi buscar inspiração para seus cursos de gastronomia lá mesmo onde tudo de fato começou e continuou: na França. Foi até Lyon para entender porque esta cidade, com pouco mais de meio milhão de habitantes, foi eleita a “Capital Mundial da Gastronomia” que hoje constitui um “patrimônio cultural imaterial da UNESCO”. Em Lyon o Instituto encontrou a inspiração que precisava em encontro com aquele que é considerado um dos maiores chefs da nossa história, Paul Bocuse, eleito o “Chef do Século” pela CIA (Culinary Institut of America). Após muita reflexão, estudos aprimorados sobre o conteúdo, métodos de ensino e a assessoria dos melhores profissionais da área, o IFBG ousou em dar o passo que resultou nesta proposta inovadora e diferenciada para o ensino da arte da gastronomia. Aqui está o resultado.

Missão – Acolher, treinar e formar, transmitindo conhecimentos e técnicas das artes culinárias, visando o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, de modo que sua experiência seja única!

Visão – Tornar-se o melhor instituto de formação em gastronomia na sua região de atuação.

Valores – Integridade, sustentabilidade, inovação e lucratividade.


Contato

Endereço: Av. Orosimbo Maia, 1.573 – Cambuí – Campinas
Telefone: (19) 3579-9033 / (19) 99322-6013 (WhatsApp)
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e sábado, das 8h às 13h

Site / E-mail / Facebook / Instagram / YouTube

 

Foto Destaque: Divulgação/IFBG


Wenceslau Avila

WENCESLAU AVILA

Gerente de Qualidade no Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia. Instituto de alta gastronomia com padrão internacional em Campinas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens