Banner 22Bet
» Início » Áreas » Nutrição » 5 alimentos que auxiliam no controle da tireoide
Automação Comercial

5 alimentos que auxiliam no controle da tireoide

maio 19, 2022 | Áreas, Não Perca!, Nutrição

Banner Rancho do Pescador

Apesar de ter apenas 25 gramas e um singelo formato de borboleta, a tireoide é uma glândula responsável por controlar o metabolismo do corpo inteiro. Esse trabalho é feito através da produção dos hormônios triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4, respectivamente. Juntos, eles são responsáveis por regular o funcionamento do coração, cérebro, rins e fígado.

Na prática, a tireoide – também chamada de tiroide – influencia no crescimento, peso, memória, ciclo menstrual, fecundação e até mesmo no humor.

Leia mais: Melhores cursos de nutrição online

É de extrema importância manter essa glândula em bom estado, pois qualquer desregulação é capaz de afetar o organismo inteiro. E uma das principais formas de fazer isso é tendo uma dieta balanceada. Alguns alimentos específicos podem contribuir de forma especial, pois são compostos por nutrientes diretamente relacionados à produção de T3 e T4.

Veja abaixo cinco exemplos de alimentos que auxiliam nesse processo. Consumindo esses itens, você colabora com a recuperação do seu corpo, complementando os cuidados medicamentosos indicados e aplicados pelos profissionais de medicina e enfermagem.

Alimentos que ajudam no controle da tireoide


1 – Sal marinho ou iodado

O iodo é o grande responsável pela produção de triiodotironina e tiroxina. Uma das melhores formas de consumir esse micronutriente é através do sal marinho ou iodado. No entanto, é importante ingerir com equilíbrio, já que sal em excesso pode levar a diversos problemas de saúde, como hipertensão.

Leia mais: Como a ingestão de minerais auxilia na saúde


2 – Algas, mariscos e peixes de água salgada

Alimentos originados no mar também são fontes naturais de iodo, além de serem ricos em vários outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Recomenda-se a inclusão de spirulina, wakame, atum e salmão na dieta do dia a dia.


3 – Abacate

O abacate é uma ótima pedida para quem quer dar mais atenção para a tireoide. Além de ser rica em ômega 3, outro nutriente essencial para a fabricação de T3 e T4, essa fruta contém antioxidantes, fibras e gorduras boas.


4 – Nozes, sementes e castanhas

Pesquisas apontam que baixos níveis de zinco no organismo estão associados a transtornos na tireoide. Você encontra esse mineral nas nozes e sementes de abóbora e girassol. As sementes de chia e linhaça, por sua vez, são ótimas fontes de ômega 3.

As castanhas também ajudam a prevenir problemas na glândula, por serem ricas em selênio, que contribui com a fabricação de hormônio tireoestimulante (TSH), um impulsionador da produção de triiodotironina e tiroxina. A deficiência desse outro mineral eleva o risco de desenvolver Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune.


5 – Leite e derivados

Leite, iogurte, queijos… Todos esses alimentos estão na lista dos que oferecem iodo para o nosso organismo.

 

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

Banner Melhores Cursos Online

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pacotes de Viagens
Banner JVSpin
Banner Melhores Cursos Online