» Início » Áreas » Nutrição » Como a ingestão de minerais auxilia na saúde

Como a ingestão de minerais auxilia na saúde

por | out 15, 2021 | Áreas, Nutrição, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Os minerais são necessários para o funcionamento do organismo e são de extrema importância para manter um corpo saudável. Eles são responsáveis pela manutenção dos ossos, do tônus muscular e funcionamento do coração e do cérebro. Além do mais, eles têm um papel importante na formação de enzimas e hormônios.

Leia mais: Melhores cursos de nutrição online

Não é à toa que as vitaminas e os minerais são famosos. A ingestão de minerais é necessária para a composição dos fluídos corporais, tais como o sangue e também para outras partes do corpo como os dentes e nervos. Assim como as vitaminas, os minerais também funcionam como coenzimas que permitem o corpo exercer funções bioquímicas, tais como produção de energia, crescimento e cicatrização.

Os minerais representam entre 4-5% do peso corporal total de adultos e podem ser divididos em macrominerais e oligoelementos (microminerais):

Macrominerais: Alguns dos principais tipos de minerais dessa categoria são o sódio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cloreto e o enxofre. Suas funções estão ligadas à estrutura e formação dos ossos, regulação dos fluídos corporais e digestão.

Leia também: Guia completo sobre cloreto de magnésio

Microminerais: Nesta classe, encontram-se minerais, tais como o ferro, cobre, fluoreto, manganês, iodo, zinco e o selênio. Eles requerem uma necessidade de consumo diária menor, comparada aos macrominerais. As funções destes minerais estão relacionadas a reações bioquímicas, ao sistema imunológico e a ação antioxidante.

Os minerais podem ser encontrados em alimentos, tais como:

  • Vegetais;
  • Cereais;
  • Alimentos de origem animal;
  • Alimentos integrais.

Especificamente por tipo de minerais, alguns alimentos apresentam uma maior quantidade de mineral específico:

  • Cálcio: iogurtes, tofu, leite, queijos brancos e aveia;
  • Cobre: frutos do mar, fígado, rim, nozes e frutas secas;
  • Ferro: feijão e espinafre;
  • Gorduras: azeites;
  • Licopeno: framboesa, morango, melancia e tomate.

Muitas pessoas adquirem a quantidade ideal de minerais através da ingestão destes alimentos. Porém, para aqueles que não o conseguem, ou sofrem de certos problemas de saúde os quais necessitam limitar a quantidade de certos minerais, os suplementos podem ser indicados. O Doctoranytime recomenda consultar-se com um nutricionista para que uma dieta balanceada e/ou a indicação de suplementos seja feita para cada caso específico.

Outro ponto positivo sobre os minerais é que, ao contrário das vitaminas, eles têm uma estrutura estável e não é degradado facilmente pelo calor, luminosidade ou pelo cozimento, mantendo o valor nutricional mesmo sendo fervido ou assado. Assim, é importante incorporar alimentos ricos em minerais nas refeições para evitar deficiências nutricionais, especialmente para as pessoas que fazem dietas com restrições de certos tipos de alimentos.

Esta matéria foi escrita em parceria com o Doctoranytime, com garantias médicas.

Referências

Minerals. (2021, August 23). Medline Plus.

Alves, B. (2020, August 21). Quem são os minerais? Na natureza, estão nos solos e nas águas. E no nosso corpo, em tecidos, líquidos e secreções corporais. Viva Bem.

Minha Saúde. (2021, March 8). Fontes de vitaminas e minerais são fundamentais para boa saúde.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens