» Início » Técnicas » Habilidades Básicas » 10 boatos sobre a air fryer que você precisa saber

10 boatos sobre a air fryer que você precisa saber

por | fev 1, 2022 | Destaques Técnicas, Habilidades Básicas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quem não gosta de uma fritura? Independentemente se for doce ou salgado, fritar alguma coisa sempre rende algo rápido e gostoso para ser consumido quase que imediatamente, o que não quer dizer que seja igualmente saudável. Exatamente por isso, foram criadas as fritadeiras elétricas, mais conhecidas pelo nome de air fryer. As air fryers prometem fritar qualquer tipo de alimento sem nenhum tipo de óleo.

Isso porque o sistema da air fryer é semelhante a um forno de indução, o que faz com que o ar dentro da fritadeira se agite tão rapidamente, de maneira circular, que acaba elevando a temperatura e gerando ar quente, que faz com que seu alimento seja frito.

Leia mais: 8 dicas para aproveitar melhor a Air Fryer da sua casa

E graças a isso, acabou se tornando um queridinho do momento, principalmente entre as pessoas que querem uma qualidade de vida maior. Somente em 2020 houve um crescimento de 22% nas vendas, em comparação com o ano anterior: quatro milhões de aparelhos vendidos no país, segundo dados da consultoria em varejo GFK.

Promessa de uma vida mais saudável e novidades, geralmente, podem assustar algumas pessoas, o que rende alguns boatos sobre coisas que, no final das contas, acabam sendo somente uma resistência ao desconhecido.

Por isso, separamos aqui alguns desses boatos, sejam positivos ou negativos, para revelar para você o que é real ou não sobre essa forma comprovadamente saudável de cozinhar alimentos. Então, vamos lá?

Boatos sobre a air fryer

1 – É muito fácil de usar?

Sim, as fritadeiras são muito simples: basta colocar o alimento dentro da cesta, ou recipiente, ligar e esperar até que o alimento fique pronto. Todas vêm com uma espécie de cronômetro para poder assar o que quiser, no tempo especificado para cada um – falando em cronômetro, conheça o site Cronômetro Online. Fora que algumas delas ainda desligam quando a comida fica pronta.

2 – Se limpa sozinha?

Se isso realmente existisse, seria um sonho, não é mesmo? Mas essa tecnologia ainda está fora do nosso alcance. As air fryers ainda precisam ser limpas do modo tradicional, com bucha e detergente.

3 – É fácil de limpar?

Sim, é muito fácil: basta tirar a cestinha ou o recipiente do aparelho, lavá-la, secá-la adequadamente e guardá-la novamente, já que ela está pronta para outro uso.

4 – Tudo que vai para a air fryer fica saudável?

A ideia aqui é você não fritar os alimentos com óleo, e isso não torna tudo que você coloca lá dentro automaticamente saudável. Se você for fritar alimentos pré-cozidos, ou congelados, o resultado continua sendo o mesmo de se usar o método convencional.

O segredo é não somente cozinhar a comida de forma saudável, mas também comer de forma saudável.

5 – Serve somente para fritar alimentos?

Apesar desta ser sua função principal, ela não serve somente para fritar alimentos. Muitas receitas podem ser feitas na air fryer, como bolos, pães, assados e até sobremesas. Isso, é claro, depois de uma boa pesquisa de como devem ser feitas, e o que pode ou não ser feito no aparelho.

6 – É recomendado para quem procura emagrecer?

Recomendadíssimo. Tirar o óleo das receitas faz com que o alimento não tenha mais calorias. Isso porque a quantidade de gordura usada no processo de cozimento simplesmente sai da equação, deixando a alimentação menos calórica e ajudando quem quer perder uns quilinhos.

7 – Mas os alimentos ficam iguais às frituras comuns?

Eles ficam bem semelhantes às frituras feitas pelo método convencional, porém a diferença crucial entre elas é que o alimento preparado em uma fritadeira elétrica fica bem mais sequinho e saudável do que feito do modo tradicional.

8 – É ideal para alimentos congelados?

Os alimentos congelados podem ser colocados na panela sem o seu descongelamento, diminuindo o seu tempo de preparo e deixando tudo mais fácil de ser realizado.

9 – Faz menos sujeira que as frigideiras comuns?

Sim, como é tudo realizado dentro do sistema da air fryer, não ocorre o respingo de óleo quente por toda a cozinha, nem deixa a sua cozinha com um cheiro de fritura, o que acaba sendo bastante incômodo. É tudo muito limpo, simples e prático.

10 – É necessário fritar alimentos com o cesto forrado com papel alumínio?

Como a fritadeira já possui furos embaixo, para que o alimento receba o ar, tornando o cozimento mais rápido e uniforme, especialistas não recomendam que isso seja feito. Somente quando uma receita específica exigir se pode abrir uma exceção, mas o uso contínuo pode fazer com que o aparelho apresente defeitos em longo prazo.

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens