Automação Comercial

Entenda a relação dos alimentos com o humor

Banner Sinergia Brazil
Banner Rancho do Pescador
Banner Melhores Cursos Online

Tanto o humor afeta a maneira como nos alimentamos, quanto os alimentos podem influenciar no nosso humor. Em um momento de tristeza, as pessoas podem, tanto perder o apetite, quanto exagerar no consumo. O estômago e o cérebro estão altamente conectados. Os alimentos também têm a capacidade de influenciar no humor. O que se come pode influenciar como nos sentimos.

Leia mais: Melhores cursos de nutrição online

Ao comer, o cérebro libera certas substâncias, que dão uma sensação de prazer. No entanto, o prazer imediato pode abrir espaço para o mau humor na sequência. Por exemplo, o consumo de açúcar gera um pico de glicose no sangue, mas a queda brusca provoca mau humor. Comer alimentos ultraprocessados pode gerar uma sensação positiva no início, mas não provém nutrientes que apoiam o organismo. A falta de vitaminas e minerais pode levar à falta de ânimo.

Assim como há alimentos e suplementos que modificam as sensações corporais, como a glutamina, que ajuda a diminuir a fadiga muscular, existem também alimentos que mudam as sensações mentais. A glutamina, um aminoácido não essencial, ajuda o desempenho em atividades físicas. Muitos estão adicionando a glutamina como suplemento, assim como whey protein. No entanto, existem alimentos que ajudam não somente o funcionamento corporal, mas também mental.

Leia mais: Além dos treinos: confira os benefícios do whey protein no corpo humano

Alimentos in natura podem ajudar no humor. O mamão, a banana e a melancia, por exemplo, possuem triptofano, que é usado para sintetizar serotonina. As nozes possuem um tipo de antioxidante que ajuda a melhorar o humor. Já o espinafre contém potássio e ácido fólico e também ajuda a combater a depressão. O grão-de-bico é rico em ômega 3 e 6, além de triptofano, e auxilia a diminuir a ansiedade. Manter uma dieta saudável é uma forma de manter o bom humor.

Deve-se evitar, além do excesso de açúcar e alimentos ultraprocessados citados antes, frituras e alimentos gordurosos, que são ricos em gordura saturada. Esses alimentos prejudicam, tanto o corpo, influenciando no organismo e na pele, quanto o aspecto emocional. São alimentos que derrubam o humor. O café que os brasileiros amam precisa ser controlado, para que não acabe por causar insônia. E noites mal dormidas só pioram o humor.

O ideal é manter uma alimentação balanceada e ter noites de sono tranquilas. As atividades físicas também possuem um grande potencial de melhorar o humor, já que ajudam o corpo a liberar endorfina e uma sensação de prazer acontece. É importante investir no bem-estar em diversos aspectos da vida. A alimentação é um deles, mas que é complementado por outros cuidados e hábitos, para que corpo e mente funcionem bem.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

Banner Melhores Cursos Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + 6 =