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A Covid acelera o caos nas cozinhas

por | mar 3, 2021 | Administração, Áreas, Empreendedorismo, Parceiros

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Os restaurantes pedem ajuda para gerenciar a segunda onda de entrega ao domicílio, e uma startup os ouviu.

  • O Bistrohub reúne as plataformas de entrega em um único sistema, capaz de gerenciar horários, pedidos, cardápios e disponibilidade de produtos de forma rápida e unificada;
  • A integração com PDV e sistemas de gerenciamento de restaurantes permite evitar os erros derivados de digitação dupla e mantém sua contabilidade atualizada;
  • A startup desenvolveu o primeiro sistema de gestão integral para cozinhas fantasmas e marcas virtuais (com criação de pedidos e sistema de tela de cozinha).

Antes da Covid-19, as operações de entrega ao domicílio (delivery) no Brasil era uma realidade para 49% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados. Neste momento, a demanda disparou para 81% de acordo com os dados do Instituto Locomotiva, uma demanda que muitos restaurantes pedem ajuda para explorar ao máximo.

A redução da capacidade e, portanto, de pessoal abrangida pela redução de custos; as medidas e os protocolos de segurança de saúde rígidos tornam extremamente difícil gerenciar o setor de restaurantes como o conhecíamos. A rede de restaurantes, um dos principais setores da economia brasileira (representa cerca de 2,5% do PIB), vive um dos grandes desafios da sua história: digitalizar ou morrer. Novos hábitos de consumo, como o grande aumento das entregas de comida ao domicílio, radicalmente acelerado pela pandemia, representam um desafio, mas também um negócio importante para todos os donos de restaurantes que fizeram um esforço para se reinventar. No entanto, muitos deles precisam de ajuda para explorar ao máximo uma demanda acelerada.

Plataformas como Uber Eats, Just Eat, Glovo ou Deliveroo ajudaram muito os restaurantes que estavam começando a oferecer o serviço de entrega de comida, colocando-os em contato com um grande número de clientes que de outra forma não teriam sido capazes de atender. Porém, essa nova demanda produziu um verdadeiro caos na cozinha em diversas ocasiões.

Muitos desses restaurantes trabalham com diferentes plataformas de entrega, e cada um deles entrega um tablet ao restaurante com um sistema diferente, cada um usa seu próprio sistema e nenhum desses sistemas está preparado para se conectar com o sistema de operações do restaurante. Dessa forma, vamos imaginar um dia típico para um desses restaurantes. Um turno com a equipe ocupada recebendo pedidos de várias mesas, enquanto três ou quatro tablets tocam incessantemente com pedidos recebidos das várias plataformas de entrega. Entre um atendimento e outro, a equipe do restaurante deve conferir rapidamente todos os pedidos e reescrevê-los manualmente no PDV para enviar para a cozinha, com tudo o que isso implica (erros nos pedidos, falta de atenção na sala, reclamações, caos na cozinha, etc.).

Tivemos que mudar rapidamente nosso modelo, de um restaurante que oferecia predominantemente o serviço de mesa nas nossas instalações para apenas de entrega, e o Bistrohub nos ajudou a gerenciar essa mudança. Pamela Tironi, The Pizza Room.

A Covid acelera o caos nas cozinhas

The Pizza Room – Crédito: Divulgação

Foi esse o desafio encontrado por José Luis Romero, fundador do Bistrohub, o único sistema de gestão que simplifica, agrupa e se comunica com as principais plataformas de entrega, organizando e automatizando todo o processo para que os restaurantes possam gerenciar sua entrega a partir de uma única plataforma, sem necessidade de intervenção humana e com uma taxa de erro de 0%.

Brendan Mckeown, diretor da famosa rede Wasabi, um dos grupos líderes em culinária japonesa e entrega de comida ao domicílio na Europa, conta-nos sobre sua experiência:

Estávamos procurando um parceiro que fosse capaz de entender as necessidades de nosso negócio e adaptar a solução aos nossos sistemas internos. Tem sido muito fácil e divertido trabalhar com a equipe do Bistrohub, e temos otimizado em tempo real as informações de nosso estoque em todos os canais digitais e físicos. Antes do Bistrohub, tínhamos que gerenciar informações de estoque em três tablets“.

Observamos o Bistrohub assumir a responsabilidade e mostrar a flexibilidade que é difícil encontrar em outros middlewares. Sua equipe desenvolveu vários relatórios e recursos personalizados que foram fundamentais para a nossa gestão de estoque junto com nossas vendas online. A gestão de cardápio foi consideravelmente simplificada, uma vez que todas as 35 unidades podem ser atualizadas a partir de um único cardápio, o que nos permite iterar mais“.

A Covid acelera o caos nas cozinhas

Wasabi – Crédito: Divulgação

O Bistrohub permite que os restaurantes gerenciem todos os seus pedidos online através de uma única plataforma, integrando-se com o PDV de sua cozinha e o administrativo, automatizando todo o processo para evitar erros e reduzir a carga de trabalho.

A ideia dessa Foodtech, criada em 2019 pelo empresário José Luis Romero, surgiu em Berlim, junto com Fabian Becker, amigo de José Luis e dono de uma rede Poke na capital alemã que também oferecia entrega de comida ao domicílio. Fabian contou a José Luis o problema que lhe causava trabalhar com as diferentes plataformas de entrega de comida ao domicílio e a quantidade de tempo perdido e erros cometidos por ter que fazer tudo manualmente (aproximadamente 10% na sua taxa de erro). José Luis, que já tinha tido sucesso no desenvolvimento de outras startups, idealizou uma tecnologia que poderia ajudar os restaurantes a melhorar sua eficiência operacional e competitiva.

Com o Bistrohub, queremos ajudar os restaurantes de qualquer porte a tirar o máximo de proveito do serviço de entrega, uma tendência que não para de crescer. Queremos que os nossos clientes possam vender mais, sem erros e com menos esforço“, afirma José Luis. “O Bistrohub permite unificar e simplificar todos os seus pedidos online, automatizando-os a partir de uma única interface que se integra ao centro de operações do restaurante (sala, cozinha e administração) para que tudo fique conectado e centralizado“, diz José Luis.

O Bistrohub se conecta com as principais plataformas de entrega (Uber Eats, Glovo, JustEat, Deliveroo, Rappi, iFood e Delivery Hero) e já opera em países como Espanha, Itália, França, Reino Unido, e, agora, no Brasil.

Queremos continuar crescendo, mas nosso foco agora está no desenvolvimento de produtos. Nos últimos meses, adicionamos um produto de gerenciamento integral para cozinhas fantasmas (com sistema de tela de cozinha e criação de pedidos para WhatsApp, chamadas e pedidos para viagem). Queremos colocar à disposição dos restaurantes, cozinhas fantasmas, cadeias de entrega de comida ao domicílio e supermercados a melhor e mais completa ferramenta de gestão de entrega e a integração com as suas ferramentas de venda e gestão“, finaliza José Luis.

A Covid acelera o caos nas cozinhas

Crédito: Divulgação

O Bistrohub nos ajudou a organizar e melhorar a experiência do cliente na entrega de comida ao domicílio, livrando-nos do processo manual ineficiente que envolvia e eliminando erros“. Patricia, Shanghai Mama.

Patricia, diretora do conhecido restaurante Shanghai Mama, um dos grupos líderes em cozinha asiática e entrega de comida ao domicílio, conta-nos sobre sua experiência: “Dobramos o número de pedidos de entrega ao domicílio durante a pandemia em um momento em que não estávamos preparados. Recebemos entre 10 e 12 pedidos de entrega ao domicílio enquanto atendíamos as mesas em nossas instalações. Cada pedido chegava através de uma plataforma diferente (Uber Eats, Glovo, etc.) e para um tablet diferente. Éramos obrigados a rever todos os pedidos e reescrevê-los manualmente no PDV para comunicá-lo à cozinha e à administração. Era uma confusão“.

Às vezes, cometíamos erros ao ter que refazer tudo manualmente com a tensão que vivemos nos horários de pico do restaurante. Era frustrante. Além disso, quando chegava um pico de demanda que não éramos capazes de atender, tínhamos que recorrer aos tablets novamente para pausar o serviço em cada uma das plataformas com as quais trabalhamos, bem como se quiséssemos fazer algumas mudanças rápidas no cardápio. Era uma confusão. Agora, graças ao Bistrohub, conseguimos centralizar e automatizar toda a nossa entrega ao domicílio em uma única plataforma, focando no que realmente sabemos fazer para que as pessoas aproveitem a experiência Shanghai Mama. Conseguimos melhorar muito a experiência do cliente e fazer com que nosso serviço continue crescendo com um número praticamente zero de incidentes”, um exemplo de que o setor também está faminto, mas neste caso, por sucesso“.

 

Foto Destaque: Divulgação/Bistrohub

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