» Início » Áreas » Nutrição » 9 temperos e seus benefícios para a saúde

9 temperos e seus benefícios para a saúde

por | fev 25, 2021 | Áreas, Cozinhas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

É sempre bom ter uma infinidade de temperos na despensa para que a comida ganhe um novo sabor e não caia na mesmice. O principal benefício dessas plantinhas é realçar o sabor das refeições, sem que a gente precise recorrer aos produtos artificiais que apresentam uma quantidade elevada de sal, conservantes e outros aditivos que podem ser prejudiciais à saúde quando usados com constância. Confira abaixo os benefícios dos principais temperos que usamos na cozinha.

Leia mais: 6 temperos para cultivar em casa e sua importância para saúde

Temperos e seus benefícios


1 – Alho

É um dos temperos que mais colaboram para uma vida saudável. O alho é rico em minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio. A alicina presente ajuda a saúde do coração ao reduzir os níveis de colesterol e coágulos no sangue. As funções respiratórias também são beneficiadas graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas.


2 – Cebola

A cebola é um alimento muito comum na cozinha brasileira que pode ser consumida de diversas formas, como assada, cozida, frita ou crua em saladas. O tempero apresenta boas doses de vitamina C, B, B6 e potássio que é essencial para redução da pressão arterial. A presença de flavonoides está relacionada à prevenção do câncer e doenças cardíacas.


3 – Coentro

Rico nas vitaminas C, vitaminas do complexo B e cálcio. Os antioxidantes presentes no coentro contribuem para a saúde do coração e ajudam na na prevenção de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.


4 – Manjericão

O manjericão é o tempero favorito de quem aprecia uma boa massa com molho de tomate fresco. A planta apresenta vitaminas do tipo A, C, B1, B2 e B3, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro, essenciais para a manutenção de dentes e ossos.

Leia mais: Receita: Molho de Tomate


5 – Açafrão

É uma poderosa especiaria rica em vitamina C, ferro, vitaminas do complexo B, potássio e fósforo. O açafrão, que é muito utilizado na culinária indiana, também contribui para o controle da hipertensão arterial e diabetes, além de auxiliar no equilíbrio do colesterol.


6 – Pimenta dedo-de-moça

O tempero tem vitaminas do tipo A, C, E. Entre seus benefícios da pimenta dedo-de-moça estão o alívio da congestão nasal, prevenção de doenças fúngicas e controle dos níveis de açúcar no sangue.


7 – Gengibre

Com vitamina B6, potássio, cobre e magnésio, o gengibre protagoniza muitas ações benéficas, como no tratamento de gripes e resfriados ao fortalecer o sistema imunológico. A raiz também atua no controle da pressão e tem ação anti-inflamatória que melhora os sintomas de artrite, dores musculares e doenças respiratórias, como asma e bronquite.


8 – Tomilho

A erva melhora os sintomas de bronquite, alivia a tosse e combate infecções na boca e no ouvido. Por apresentar antioxidantes, o tomilho ajuda a impedir a ação dos radicais livres e a proliferação de células cancerígenas.


9 – Orégano

A erva possui muitas propriedades nutricionais para o nosso organismo, como fortalecimento da imunidade, combate a retenção de líquido e desidratação e auxílio na digestão, além de combater gripes e resfriados. O orégano também apresenta cálcio, ferro, vitamina K e manganês.


Sobre A Boa Terra

A Boa Terra é pioneira na agricultura orgânica no Brasil e na entrega de cestas orgânicas na porta de casa. Em 1981 os fundadores Joop e Tini seguiram o sonho de uma sociedade e agricultura mais justa, respeitando o equilíbrio com a natureza, e o homem que produz e que se alimenta da terra. Tudo isso em uma época que a grande maioria das pessoas não sabia, nem nunca tinha ouvido falar o que era um alimento orgânico. Atualmente, centenas de famílias são atendidas por semana na grande São PauloRibeirão Preto e cidades mais próximas ao Sítio.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens