» Início » Áreas » Nutrição » 6 temperos para cultivar em casa e sua importância para saúde

6 temperos para cultivar em casa e sua importância para saúde

por | maio 7, 2020 | Áreas, Cozinhas, Nutrição, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Veja como cultivar algumas ervas aromáticas para ter sempre temperos fresquinhos em sua casa!

É comum conhecermos famílias que utilizam temperos que são de próprio cultivo em suas residências. Além de economizar nos gastos com alimentos, consumir temperos naturais trazem inúmeros benefícios para a saúde, inclusive por não conter os insumos químicos que são colocados nos alimentos vendidos.

Não é necessário um grande espaço para o cultivo deles, já que muitas são plantas de apartamento. Ou seja, na casa ou apartamento, a facilidade para o cultivo é a mesma, além de ajudar a deixar o ambiente mais decorado.

Neste artigo, trouxemos a vocês alguns temperos para cultivar em casa, e também a importância deles para a sua saúde. Confira!

Dicas de temperos para cultivar em casa

Não importa se você mora em casa ou apartamento, é possível cultivar diferentes opções de temperos. Para te ajudar, listamos alguns dos mais utilizados na cozinha brasileira.

Anote quais são, veja como é simples o seu cultivo e conheça os benefícios que eles trazem à sua saúde!


1 – Orégano

O primeiro tempero da nossa lista é o orégano. Famoso por estar nas pizzas dos brasileiros, ele também traz vários benefícios à saúde. Pode servir de anti-inflamatório e ajudar no combate à problemas no intestino, já que liberam substâncias que colaboram para o melhor funcionamento da flora intestinal.

Também contém antioxidantes que ajudam as células do nosso corpo a se proteger contra efeitos que possam prejudicar o sistema imunológico.


2 – Hortelã

A hortelã é um tempero comumente utilizado em receitas, mas também é muito saborosa como chá. Algumas pessoas utilizam como um tipo de calmante e até mesmo para certos problemas digestivos. Além disso, ela pode aliviar dores de cabeça, cólicas, gripes e resfriados e até mau hálito.

É um dos temperos mais encontrados e utilizados pela maioria das pessoas que possuem uma horta em casa. Mas atenção! Ela não gosta de companhia, ou seja, deve ser plantada sozinha no vaso.


3 – Salsa

A salsa é uma espécie de planta aromática. Ela é um forte antioxidante e colabora no controle de quem possui hipertensão. Também pode ajudar aqueles que possuem anemia ou podem demonstrar algum tipo de fraqueza física.

Outro grande benefício da salsa é a ajuda no tratamento de quem possui depressão e insônia. Serve como adicional em alguns alimentos, como feijão e grãos. Também pode ser servida no consumo de legumes e agregar sabor a alimentos picantes, deixando quaisquer receitas veganas mais saborosas.


4 – Coentro

O coentro possui benefícios terapêuticos e nutricionais. É um tempero bastante utilizado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, principalmente por agregar um gosto especial às suas comidas típicas.

Seu sabor é semelhante ao limão. Podemos citar alguns benefícios oferecidos por ele, como o bom funcionamento do intestino, equilíbrio do colesterol, melhora da memória, prevenção contra resfriados e gripes, utilização de anti-inflamatório, etc.

Ele pode ser utilizado tanto como tempero quanto como ingrediente para preparação de conservas e molhos.

6 temperos para cultivar em casa e sua importância para saúde

Coentro – Crédito: Pixabay/Banco de imagens


5 – Alecrim

Tempero rico em ácidos orgânicos, ajuda na melhor circulação da corrente sanguínea e serve como antioxidante e antisséptico. Seu chá também pode aliviar efeitos de gripes e reduzir certas inflamações.

Além de servir de tempero para alimentos como batatas, carnes e hortaliças, seu uso na indústria de cosmético tem se tornado cada vez mais comum. Seu uso também pode ser em produtos medicinais, por conter algumas propriedades que podem servir de combate contra alguns tipos de doença.


6 – Manjericão

O manjericão é conhecido como sendo uma erva bastante perfumada, mas que requer alguns cuidados em seu plantio. Isso porque ela precisa ser cultivada em locais com temperatura mais quente, superior a 18°C, além de requerer muita luz solar todos os dias.

Além disso, é preciso regá-la sempre, mas sem encharcá-la. Embora tenha todo esse trabalho, suas folhas já podem ser utilizadas para temperos após 60 dias do plantio. Sem contar que é muito usado em omeletes, carnes vermelhas e brancas.

Para a saúde, o manjericão é eficaz para: aliviar a tosse, diminuir o estresse, melhorar a pele e a visão, ajudar a combater doenças periodontais, aliviar dor de cabeça e ajudar o sistema imunológico.

 

Todos os temperos citados acima podem ser plantados em pequenos espaços e o seu cultivo não é trabalhoso, se comparado a outros tipos de tempero que necessitam de maior atenção e grandes espaços.

Então, gostaram das nossas dicas de temperos para cultivar em casa e sua importância para saúde?

 

Fonte: Tua Saúde e Minha Vida
Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens