» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia da Bolívia

Gastronomia da Bolívia

por | jan 28, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

» Gastronomia da América do Sul

A gastronomia da Bolívia é muito rica e possui algumas particularidades em relação aos outros países latinos. O almoço é considerado como sendo a principal refeição do país, e é composto por uma sopa, prato principal e também uma sobremesa.

Conforme a experiência relatada pelo nosso colunista, João Ribeiro, em seu artigo: “Viagem à La Paz – Bolívia“, “A carne mais consumida, sem dúvidas, é a de frango, que sem exageros pode ser encontrada a cada esquina, dependendo do bairro – e tudo isso em um país que não tem o KFC. E por que não existem restaurantes fast-food em um potencial consumidor na América do Sul? Bom, o McDonald’s poderia dar essa resposta após ter sua rede rejeitada pela população, no ano de 2015, quando, em um momento a outro, precisou encerrar a atividade de suas 14 unidades na Bolívia. Em suma, o boliviano é resistente ao conceito de comida rápida (ainda que com o tempo venha perdido força), ou seja, gosta de apreciar o momento de refeição, saber quem a preparou e, se possível, enxergar o que compõe o seu prato. “Provecho!” é uma frase de saudação nos momentos de refeição, e tão sagrado quanto um “te amo“. Com isso, redes como Burger King, que ainda resistem no país, tendem a focar mais no turista para se manterem”.

A culinária boliviana tem como base de sua alimentação a batata e a quinoa. Além disso, massas e arroz também são muito usados. Quanto a carne, é bastante comum consumir também a de porco, além da de frango. Iremos a seguir, citar alguns dos principais pratos consumidos e também bebidas, que fazem parte da gastronomia da Bolívia.

Comidas típicas da Bolívia

Quinoa

A quinoa é muito usada em algumas dietas. Ela é uma semente muito rica em nutrientes e considerada um dos mais completos alimentos do mundo. Devido a isso, ao longo dos anos acabou se tornando famosa no mundo da alimentação saudável, mas nas comidas feitas na Bolívia, este alimento é usado para o preparo de uma sopa. Também pode ser usado em saladas, tortillas, além de tortas e risotos. Na Bolívia até mesmo pode ser usado para o preparo de um suco de quinoa.

Silpancho

Este é um prato originário do departamento de Cochabamba, que é considerado como a capital gastronômica da Bolívia. O silpancho leva arroz, batata, cebola e carne de boi empanada, além de ovos e também uma salada que é comumente feita com pimenta boliviana, tomate, cebola e alguns condimentos.

Salteñas

As salteñas são recheadas com frango ou carne de boi, além de alguns vegetais. Elas são assadas em forno. Este é um prato tradicional da Bolívia e costuma ser consumido pela manhã. Elas se diferenciam das empanadas – geralmente encontradas em outros países latinos – pelo recheio, que é mais caldoso.

Plato Paceño

Este prato vem da capital administrativa do país, La Paz. O plato paceño foi criado em um momento que a cidade se encontrava em cerco, e o capitão mandou que fossem apenas cultivados produtos que eram possíveis no momento. O prato conta com milho verde, batata, haba verde (feijão), queijo de ovelha e um molho picante feito de locoto, chamado llajua.

Sopa de Maní

Esta é uma das comidas mais comuns da Bolívia. A sopa de maní vai arroz, batatas, ervilhas, pimenta, vários temperos, cebola e também pode contar com carne ou frango. A palavra “maní” se refere a amendoim, ingrediente principal da sopa.

Chicharrón de Cerdo

O chicharrón de cerdo vem da região de Cochabamba, e conta com carne de porco cozida com pimenta, alho, cebola e cominho. Ele costuma vir servido com batata desidratada, que é chamada de chuño, além de cerais e llajua.

Fricasé

A região em que o fricasé é encontrado mais facilmente, é em La Paz. Costuma-se consumir este prato como uma espécie de “cura ressaca” pela manhã. Conta com carne de porco, cebolas e temperos, farinha de rosca, batatas, milho e chuño.

Pique a lo Macho

Esta receita leva pedaços de carne de boi, salsichas fritas, ovos cozidos, batatas fritas, tomate, pimenta rocoto (conhecida na Bolívia como locoto) e especiarias. Este nome, pique a lo macho, inclusive, sugere que por ser um prato muito forte e apimentado, é preciso ser “macho” para conseguir terminá-lo. Também é originalmente vindo da região de Cochabamba.

Locro Carretero

Este prato é um guisado ou ensopado que é encontrado muito facilmente na gastronomia da Bolívia. O locro carretero leva em sua composição charque, cebolinha, arroz e mandioca. Também existe uma versão onde a carne é trocada por frango.

Salchipapas

Este prato é típico do Peru, mas atualmente é muito consumido na Bolívia. O salchipapas tem como base a salsicha e a batata. É uma boa pedida caso você esteja de passagem pelo país e esteja interessado em um prato simples e econômico, para aquelas viagens mochilão. É um petisco para aproveitar a qualquer hora.

Bebidas típicas da Bolívia

Suco de Quinoa

O suco de quinoa com maçã é um dos mais populares para o café da manhã em La Paz.

Chicha

chicha nada mais é do que uma bebida fermentada que tem como base o milho e outros cereais. Tradicionalmente ela é produzida pelos povos indígenas da Cordilheira dos Andes e também da América Latina em geral.

Vinho

Segundo o nosso colunista, Bruno Hermenegildo, em seu artigo: “Vinhos da América do Sul: um guia completo“, “O mercado de vinho boliviano é crescente e o país tem entusiasmados críticos no assunto. A produção é pequena, mas o país tem alguns elementos a seu favor como a altitude extrema e sol intenso. É conhecido o feito do rótulo Único, da vinícola Campos de Solana, que, em 2018, ganhou o segundo lugar em teste às cegas feito pelo especialista em vinhos holandês Cees Van Casteren. O vinho boliviano feito com tannat ficou atrás apenas do francês La Tyre, que custava 10 vezes mais. O fato, de tão curioso, chamou atenção da mídia, inclusive do The New York Times e especialistas do mundo todo começaram a ver o nosso vizinho como uma grande promessa”.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há muitas outras coisas a se falar sobre a gastronomia da Bolívia. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: João Ribeiro

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens