Banner 22Bet
» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia do Chile
Automação Comercial

Gastronomia do Chile

jan 27, 2021 | Cozinhas, Internacional

Banner Rancho do Pescador

» Gastronomia da América do Sul

Comer é um dos maiores prazeres da vida, e para algumas pessoas, viajar também é descrito desta forma. Dito isso, unir os dois maiores prazeres, é um momento único, que pode ficar marcado na memória. Para os que estão com planos de viajar para o Chile, cuja capital é Santiago, e desejam conhecer um pouco mais a respeito do país, nós iremos falar um pouco da culinária local, e alguns dos pratos e bebidas mais comuns que compõem a gastronomia do Chile, que você vai poder provar ao longo de sua viagem.

Esses pratos e bebidas que selecionamos, são os mais amados não somente pelos que vivem no país, mas também por todos que em algum momento desembarcaram no Chile e provaram esta incrível e muito rica gastronomia, que ainda hoje mostra uma forte influência de seus ancestrais.

Leia mais: Vinhos da América do Sul: um guia completo

Comidas típicas do Chile


Curanto

Este prato geralmente é preparado para servir muitas pessoas. Em seu preparo vai frutos do mar, batatas, carne, linguiça, frango e algas. Tudo isso é colocado em um buraco no chão, onde o curanto será preparado. Tudo isso é cozido em brasas que vão por cima no buraco.


Empanadas

As empanadas estão entre as comidas típicas que são encontradas normalmente pelo Chile. São recheadas com uma mistura de carne de boi moída e guisada, ou também de frutos do mar, que leva ainda azeitonas, uvas-passas e também ovo cozido em pedaços.


Pastel de Choclo

Este prato é um bolo de milho salgado, que não se parece com nada do que consumimos no Brasil em se tratando de bolo de milho. O pastel de choclo é bem diferente da receita executada pelos brasileiros, pois ele se parece com uma espécie de torta, e é feito com um milho ralado ou até mesmo moído. Ao final forma-se uma pasta fina, e finaliza seu preparo com manjericão.


Porotos Granados

Porotos granados trata-se de um ensopado chileno, muito tradicional no campo. É preparado com amendoim, amora e milho. Além disso, cebolas e ervas para dar sabor ao prato, como cominho, manjericão e também orégano.


Lomo a lo Pobre

O lomo a lo pobre é uma das comidas mais populares e conhecidas do Chile. Este prato é feito com filé-mignon e leva uma cobertura feita de ovos e batatas fritas. Pode ser servido também com algumas cebolas fritas, além de arroz e banana, que também são servidos geralmente juntos com este prato.


Cazuela

Cazuela é o nome em espanhol para caçarola, geralmente de barro. Este prato faz parte tradicionalmente da culinária espanhola e também muito encontrado no Chile, já que o país foi colonizado pelos espanhóis. É um cozido ou ensopado que leva carne ou peixe. Além disso, são usadas algumas hortaliças em seu preparo,  junto com batatas, arroz e também algum tipo de farinha de milho.

Leia mais: Receita: Cazuela de Peixe com Frégola Sarda da chef Paola Carosella


Chupes

O chupe é um ensopado que normalmente é preparado com carne vermelha, frango, peixes ou frutos do mar. As batatas são cozidas junto com as cebolas com manteiga. Usa-se algumas especiarias como pimenta em pó, entre outros. O líquido usado no ensopado é composto por água, tomate e caldo de galinha. Antes de ser servida, coloca-se creme de leite ao final.


Completo

O completo pode ser comparado com o cachorro-quente encontrado em nosso País. Neste caso é usado um pão com salsicha, chucrute, abacate e tomate picado, que acaba formando uma espécie de purê. Ele ainda leva maionese por cima, bem diferente da forma como preparamos no Brasil.


Caldillo de Congrio

Trata-se de um prato muito conhecido no país, feito com um peixe chileno, o congrio. Além do caldo, o prato é servido com um pedaço do peixe no meio. O caldillo de congrio também foi homenageado pelo escritor Pablo Neruda, em uma versão que conta com camarões e creme de leite.


Ceviche

Preparado com peixe cru, que é marinado no limão ou na lima. É recomendado que o preparo do ceviche seja feito com pescado, que trata-se de uma carne mais firme para execução deste prato. Ele pode ser acompanhado também com camarão, polvo ou lagosta. O ceviche também é um dos pratos típicos do Peru.


Bebidas típicas do Chile


Pisco

Pisco é uma bebida típica chilena e também peruana. Ele é um tipo de aguardente de uva, sendo que a uva usada é a moscatel, em variedades diversas, e, mais raramente, Pedro Jiménez e torontel. Ele é usado na preparação do coquetel Pisco Sour, muito consumido no país.


Chicha

A chicha nada mais é do que uma bebida fermentada que tem como base o milho e outros cereais. Tradicionalmente ela é produzida pelos povos indígenas da Cordilheira dos Andes e também da América Latina em geral.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há muitas outras coisas a se falar sobre a gastronomia do Chile. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Wikimedia Commons

Banner Melhores Cursos Online

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pacotes de Viagens
Banner JVSpin
Banner Melhores Cursos Online