» Início » Notícias » Datas Comemorativas » São Paulo 467 anos: Casa Santa Luzia tem doces que contam a história da cidade

São Paulo 467 anos: Casa Santa Luzia tem doces que contam a história da cidade

por | jan 22, 2021 | Datas Comemorativas, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

São Paulo celebra 467 anos no dia 25 de janeiro. A história da cidade multicultural se mistura com a de tantos imigrantes e lugares tradicionais que mantêm suas lembranças vivas. A Casa Santa Luzia, famosa entre os paulistanos, é um desses locais. A decoração da loja com vitrais coloridos que formam imagens dos principais pontos turísticos de São Paulo, como a Catedral da Sé, Edifício Copan e Estação da Luz, já vale a visita.

Leia mais: 10 comidas típicas de São Paulo

A história da Casa cruza com a da cidade desde 1926, no primeiro endereço do estabelecimento em um dos pontos mais clássicos da metrópole: a esquina das ruas Augusta com Oscar Freire. O bairro dos Jardins ainda começava a despontar quando o português Daniel Lopes abriu sua casa de comércio com o propósito de oferecer produtos variados das mais diferentes nacionalidades. A loja cresceu, em 1981 ganhou novo endereço onde permanece até hoje, na Alameda Lorena, 1.471, e se transformou em um polo de compras gastronômico que sintetiza a mistura de culturas e tradições que a cidade representa.

Ao longo dos anos, a gastronomia paulistana foi recebendo várias influências nacionais e internacionais que reforçaram a diversidade de sua identidade. São Paulo, a mais cosmopolita das cidades brasileiras revela na confeitaria sua capacidade de absorver as mais variadas referências culinárias. Para comemorar o 467º aniversário da cidade, a Casa Santa Luzia criou uma lista de doces gourmet tradicionais que relembram as transformações da cidade e ajudam a contar sua história.

Linha do tempo


Período Colonial

Heranças indígenas e fluxos migratórios. A influência portuguesa é muito marcante com técnicas portuguesas adaptadas aos ingredientes regionais. Doces sugeridos para lembrar o período: Pudim de Leite, Manjar Branco com Calda de Ameixa ou Banana, Doces de Compota e Bolos Simples (de Fubá e de Milho).

Leia mais: A influência portuguesa em nossa cultura


Final do século XIX / Início do século XX

Período de imigração. Dos 4,8 milhões de imigrantes que vieram para o Brasil entre 1820 e 1949, pouco mais da metade, 2,5 milhões, entraram no Estado de São Paulo e muitos tiveram como destino à capital. Doces sugeridos para lembrar o período: Italianos (Pastiera di Grano e Crostata de Damasco), Portugueses (Pastel de Belém e Pastel de Santa Clara), Alemães (Strudel de maçã) e Franceses (Cannelé e Tarte Tatin).

Leia mais: Receita: Apfelstrudel ou Strudel de Maçã com Creme Inglês da chef Beca Milano


Décadas de 30, 40 e 50

A cidade crescia pelo movimento de expansão do setor industrial. As correntes migratórias respondiam por grande parte do crescimento demográfico e eram geradas especialmente na região Nordeste. Heloísa Nabuco de Oliveira, membro de uma tradicional família carioca que apoiava a candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da UDN à Presidência 1946, criou um doce com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, e o denominou com a patente do candidato. A guloseima ganhou popularidade e se espalhou pelo resto do País. Doces sugeridos para lembrar o período: Pudim de Tapioca, Cocada Cremosa e Brigadeiro.


Décadas de 60, 70 e 80

Dos “anos dourados” até a década da música eletrônica. O período é marcado por grandes mudanças e modernizações culturais, arquitetônicas e hábitos de vida e lazer. Doces sugeridos para lembrar o período: Paçoca Amor (criada na década de 60), Bolo Floresta Negra, Pavê Paulista e Mosaico de Gelatina.

São Paulo 467 anos: Casa Santa Luzia tem doces que contam a história da cidade

Pavê Paulista – Crédito: Divulgação


Virada do Milênio

A partir da década de 90 o mundo passa a “imitar” o modelo norte-americano em seu desenvolvimento industrial e modernização. Outra tendência do período foi a revisão de doces clássicos com a introdução de novos sabores, como por exemplo, os brigadeiros e pudins. A confeitaria absorveu influências de outros países, como a banoffee, doce criado na década de 70 na Inglaterra, e que virou moda na cidade em 2019. Doces sugeridos para lembrar o período: Cheesecake, Brownie, Cupcakes, Naked Cakes, Banoffee, Pudim de sabores diversos, Brigadeiros de sabores diversos.

Leia mais: Receita: Brigadeiro Gourmet de Leite em Pó Ninho recheado com Nutella

 

Vários dos doces sugeridos estão disponíveis na loja. Para celebrar o aniversário da cidade este ano, a Casa preparou exclusivamente para a data opções como o Pavê Paulista e o Manjar Branco com Calda de Ameixa. Na confeitaria também estão disponíveis receitas exclusivas de Brownie, Cheesecake, Pastiera di Grano, Strudel de Maçã e Tarte Tatin. A Casa Santa Luzia conta com mais de 32 mil itens em seu catálogo com mix de produtos nacionais, importados e diversos itens exclusivos distribuídos nos mais 2.000m².


Sobre a Casa Santa Luzia

Inaugurada em 1926 pelo português Daniel Lopes, quando o bairro dos Jardins já começava a despontar como um lugar nobre da cidade de São Paulo, a Casa Santa Luzia é reconhecida pela qualidade, frescor e variedade dos seus produtos.

Site / Facebook / Instagram / Twitter

 

Foto Destaque: Destaque/Casa Santa Luzia
Foto Destaque – Legenda: Manjar Branco com Calda de Ameixa

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens