» Início » Áreas » Ambientes » Como otimizar a produção em restaurantes

Como otimizar a produção em restaurantes

por | dez 21, 2020 | Ambientes, Áreas, Cardápios e Custos, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

É essencial, para qualquer gestor, chef ou administrador de estabelecimento alimentício, saber como otimizar a produção em restaurantes. Afinal, esse é um segmento com margem de lucro relativamente reduzida e, portanto, um setor em que a linha de produção tem ampla influência na sua lucratividade. Isso porque, mesmo que os custos individuais de cada prato sejam inferiores ao seu preço, ainda assim o restaurante pode ter prejuízo com o desperdício na produção.

O setor de bares e restaurantes (formalmente chamado de refeições fora de casa) é uma das grandes áreas da economia nacional. Por ano, são gerados 450 mil novos empregos na área, tanto com a expansão de antigos empreendimentos, quanto com a abertura de novos restaurantes, lanchonetes, pizzarias e outros tipos de estabelecimentos. No entanto, os riscos também são altos. Para se ter uma ideia, mais de 1 em cada 4 restaurantes fecharam as portas durante a pandemia do novo coronavírus. Isso porque não conseguiram se adaptar a uma nova realidade do mercado.

Quer saber como otimizar a produção em restaurantes para tornar o empreendimento mais lucrativo? Então siga a leitura abaixo!

Como otimizar a produção em restaurantes em 4 passos


1 – Prepare ingredientes com antecipação

Uma dica interessante para a otimização de um restaurante é preparar os seus ingredientes com antecipação. Se eles só precisarem de um corte em um formato específico, corte-os antes de iniciar o dia. Se precisarem de cozimento ou preparo, faça com antecedência.

Para conservar os ingredientes pré-preparados, use um filme plástico da GR Stretch. Se guardar os ingredientes em potes de plástico protegidos pelo filme, eles manterão sua textura, sabor e nutrientes.

Depois, é só usar no preparo dos pratos conforme os pedidos começarem a chegar. Isso poupará bastante tempo de produção.


2 – Tenha poucos itens no menu

Um erro clássico de restaurantes é confundir um cardápio com muitos itens com um cardápio atrativo, especialmente se esse estabelecimento não trabalhar com pratos que são facilmente adaptáveis.

Por exemplo, uma coisa é ter 10 tipos de lanches de hambúrguer no cardápio. Todos eles vão com o mesmo pão e o mesmo hambúrguer, só muda alguns ingredientes. Dá para fazer assim se você tiver os muitos ingredientes preparados de antemão. O mesmo vale para pizzas: a massa é a mesma, o molho também, só muda o recheio em cima.

Já restaurantes com pratos muito diferentes devem tentar reduzir os itens no menu. Isso atrapalha a sua otimização e pode trazer prejuízo ao negócio.


3 – Faça experimentos

A eficácia da linha de produção de um restaurante depende muito do layout da cozinha. Como as coisas estão organizadas, quem faz o quê e fica onde é essencial para garantir a produtividade do local.

Portanto, faça experimentos para identificar as melhores formas de garantir uma linha de trabalho eficaz dentro da sua cozinha. Fale com seus profissionais e veja o que eles sugerem para aumentar a produção.


4 – Invista em equipamentos especiais

Uma dica importante para aumentar a sua produtividade é investir em equipamentos mais avançados na sua cozinha. Cada 5 minutos de tempo de trabalho que um equipamento poupa dos seus funcionários, é uma tarefa a mais que pode ser feita e um pouco menos de tempo para cada prato ser produzido.

 

Agora que você já sabe como otimizar a produção em restaurantes, poderá colocar essas 4 dicas em prática na sua cozinha. Essas ações darão uma base adequada para trabalhar e garantir que o seu negócio terá processos otimizados e mais avançados. Desse jeito, será muito mais fácil conseguir ir melhorando aos poucos até se tornar uma operação bem montada e lucrativa.

Gostou das dicas? Então conte para a gente quais delas você já fazia!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens