» Início » Áreas » Catering e Microbiologia » Kefir não é a mesma coisa que tomar suplemento de probiótico

Kefir não é a mesma coisa que tomar suplemento de probiótico

por | nov 9, 2020 | Áreas, Catering e Microbiologia, Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Vejo que muita gente ainda confunde essas duas coisas, mas ambas conferem importantes benefícios, então vou deixar essa informação mais clara para você.

Os probióticos são um conjunto de bactérias ou bactérias e fungos que ingerimos VIVOS para obter algum benefício na saúde quando administrado na dose correta, já o kefir é uma bebida onde esses micro-organismos NÃO são ingeridos vivos, mas eles agem como agentes fermentadores em um meio simbiótico contendo prebióticos, ou seja, essas bactérias e fungos, que são saudáveis, ficam se alimentando dos açúcares que agem como prebiótico (alimento) para elas e o que ingerimos são os metabólitos que elas produzem.

Em algumas situações de doenças ou distúrbios funcionais do intestino há uma alteração da microbiota intestinal que pode prejudicar ainda mais a saúde da pessoa, por isso que nesses casos é importante fazer a suplementação com probióticos, MAS dependendo do caso, pequenas mudanças na alimentação já podem trazer bons resultados, associado ao uso do kefir pode contribuir ainda mais para a modulação intestinal de forma a prevenir e tratar doenças.

Leia mais: Consumir bactérias pode ser saudável: conheça os micro-organismos que ajudam o seu intestino

O processo de fermentação no kefir aumenta o valor nutricional da bebida devido a presença de compostos bioativos como a catequina, valina, ácido ferúlico e ácido salicílico e seus metabólitos como aminoácidos de cadeia ramificada, proteínas parcialmente digeridas, vitaminas e minerais.

A maioria das bactérias de ácido láctico no kefir é considerada como bactéria probiótica, como Lactobacillus kefiri, Lactobacillus casei, Lactobacillus kefiranofaciens, Pediococcus acidilactici e Lactococcus lactis, e têm potencialmente benefícios à saúde.

O kefir açucarado possui uma associação microbiana semelhante à fermentação tradicional do kefir do leite, especialmente bactérias do ácido láctico e espécies de levedura, como Lactobacillus, Leuconostoc, Kluyveromyces pichia e Saccharomyces.

Kefir não é a mesma coisa que tomar suplemento de probiótico

No kefir de água é feito de uma mistura de frutas e açúcar que resulta em uma bebida de cor turva caramelo, pobre em açúcar e levemente alcoólica e ácida, já o kefir de leite pode ser feito com leite de vaca, cabra, ovelha e búfala, os grãos de micro-organismos vivos são adicionados e eles fermentam os nutrientes presentes naturalmente no leite.

Vários benefícios são relatados para os consumidores de kefir, essa bebida tem sido associada a melhor digestão da lactose e das proteínas, ajuda no controle da glicose, na modulação benéfica da microbiota intestinal, controle da pressão arterial, ajuda diminuir inflamações e alguns sintomas em pessoas com doenças intestinais, previne câncer, ajuda no combate de bactérias causadores de doenças e diminui o mau colesterol.

Independente se você já estiver usando suplemento com probióticos ou não, você pode usar o kefir todos os dias tomando sempre cuidado para manuseá-lo da forma correta para garantir seus benefícios. Consulte o seu nutricionista!

Referências

The Many Faces of Kefir Fermented Dairy Products: Quality Characteristics, Flavour Chemistry, Nutritional Value, Health Benefits, and Safety. Nutrients, 2020.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock


Raiane Gomes

RAIANE GOMES

Nutricionista (CRN3 | 45314). Atendimento com foco no emagrecimento e na hipertrofia muscular. Fone: (11) 99651-4161. E-mail: [email protected].

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens