» Início » Áreas » Administração » Como administrar uma cozinha de restaurante de forma eficiente

Como administrar uma cozinha de restaurante de forma eficiente

por | out 30, 2020 | Administração, Áreas, Cozinhas, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Um restaurante quando administrado por um gestor profissional pode trazer um bom retorno financeiro além da realização profissional. Para isso, é preciso ter habilidades e adotar estratégias profissionais e interpessoais, relacionadas à gestão da cozinha e da equipe de colaboradores.

Os lucros de um restaurante podem chegar a 52%, dependendo do ramo, da sazonalidade e do padrão do atendimento. Apesar da crise do novo coronavírus, apenas 7% dos restaurantes fecharam devido à pandemia.

Para chegar em um alto padrão de atendimento, veja a seguir dicas de como administrar uma cozinha de restaurante de forma eficiente!

Como administrar uma cozinha de restaurante de forma eficiente


Planejamento

O planejamento é fundamental para a eficiência na gestão da cozinha. Planeje o cardápio, conheça os ingredientes, os fornecedores, o público-alvo, a localização do restaurante, os diferenciais da cozinha. Assim, você consegue determinar o investimento necessário, o custo operacional, o tamanho da equipe, as ações necessárias de marketing, entre outros pontos importantes para o bom funcionamento do local.


Marketing e tecnologia

Essas duas áreas podem estar muito atreladas porque hoje não é possível investir em marketing sem pensar em tecnologia. Ações em redes sociais, sites, releases, postagens, participação em aplicativos de delivery é obrigatório para o sucesso das marcas e negócios. Na área de tecnologia, invista no atendimento por comanda eletrônica, que agiliza o funcionamento e demonstra para seu cliente sua preocupação em atendê-lo com qualidade e rapidez.


Conheça a concorrência

Saiba quem são os outros restaurantes que atendem o mesmo público-alvo que o seu, conheça seus diferenciais a partir de pontos-chave semelhantes, como: público-alvo, localização, tipo de comida, padrão do restaurante, preços dos produtos, decoração e estética do salão de atendimento. Informe-se sobre o setor, verifique essas condições, aprenda com seus concorrentes, não os menospreze nem fale mal.


Rotinas administrativas eficientes

Tenha um bom controle de sua cozinha: dos gastos e custos, do desperdício, do estoque. Treine sua equipe para auxiliar nesse controle, pense em soluções criativas de economia e incentive os colaboradores a fazer o mesmo. Tenha tudo organizado, identificado e registrado. Isso agiliza o preparo, melhora a qualidade e auxilia muito em como administrar uma cozinha de restaurante de forma eficiente.


Bons fornecedores

Faça uma cotação constante entre os fornecedores da região, negocie excelentes preços e condições de pagamento. Tenha fácil o contato de fornecedores em momentos de urgência, como empresa desentupidora de esgoto, por exemplo. Estude a possibilidade de parcerias com distribuidoras de bebidas e prefira as empresas que forneçam ingredientes frescos e de qualidade.


Conheça a legislação

Existem muitas leis relacionadas à administração de uma cozinha, como as normas da vigilância sanitária, a legislação municipal sobre o funcionamento do restaurante, as leis trabalhistas. Esteja atento às fiscalizações, aos alvarás de funcionamento, aos procedimentos de higiene, à utilização dos equipamentos de segurança individual e ao armazenamento de produtos dentro do prazo de validade. Atente-se aos tributos e encargos envolvidos no funcionamento, não esqueça de incluí-los nos custos e no planejamento.


Ambiente agradável e bom relacionamento com o cliente

É importante que seu cliente se sinta bem em seu restaurante. Ele não sai para comer fora de casa para ser mal atendido, para esperar muito, para conhecer um local mal decorado, com problemas de infraestrutura ou que não esteja limpo. Por isso, invista no treinamento da equipe, planeje o preparo das refeições, dimensione o quadro de funcionários para dar conta do contingente. Pense com carinho na decoração ambiente, proporcione conforto e boa aparência. Se possível, contrate um decorador.

Converse com seus clientes, esteja à disposição, peça a opinião deles sobre o cardápio, a qualidade dos pratos, do ambiente. Ajude clientes indecisos, explique os pratos, tenha um menu acessível, invista na acessibilidade do restaurante. Fidelize seus clientes e estimule-os a divulgar seu estabelecimento.


Equipe de excelência

Invista no relacionamento com sua equipe. Um bom ambiente de trabalho começa bom relacionamento e entrosamento dos colaboradores. Invista em bons salários, bonificações, na qualidade dos uniformes e supervisione o cuidado com a higiene pessoal. Uma equipe qualificada, treinada, feliz, inspirada, valorizada e motivada, com bons equipamentos de segurança proporciona uma excelente percepção sobre o atendimento. Os clientes percebem quando os funcionários estão felizes por trabalhar ali, e ninguém quer uma pessoa mal humorada ou mal paga preparando suas refeições. Seja líder, inspire seus funcionários, saiba delegar funções, confie tarefas importantes àqueles que são capazes de encarar desafios. Estimule o aprendizado de outros idiomas, se possível, busque parcerias com escolas de idiomas, gastronomia, hotelaria, turismo e especializações na área.

 

Essas dicas são essenciais em como administrar uma cozinha de restaurante de forma eficiente. Aposte nelas, desenvolva habilidades e confie no potencial da equipe. Esses são pontos importantes para se obter sucesso profissional. O que achou das nossas dicas? Quais você já pratica? Em quais você acha que pode melhorar? O que você já faz dessa lista para manter sua equipe motivada? Conta pra gente nos comentários.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/Pixabay

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens