» Início » Áreas » Cardápios e Custos » É tempo de COMEmorar e celebrar o Natal

É tempo de COMEmorar e celebrar o Natal

por | dez 17, 2018 | Áreas, Cardápios e Custos, Colunistas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Na época mais gostosa e saborosa do ano a escolha do cardápio é uma missão e confusão. Cada um leva um prato, começam as restrições alimentares e de gosto pessoal, as especialidades culinárias de cada um afloram nesta época bem como a saudade e as memórias gustativas dos Natais passados. Cada prato carrega um significado, lembra uma pessoa ou época e o significado real do Natal que é o Nascimento de Jesus Cristo não pode ser esquecido no meio de tanta comida.

Que possamos comemorar com alegria e celebrar a data com consciência, gratidão e fé. Que o Espírito do Natal não se perca em cada garfada.

Então vamos sugerir alguns pratos para facilitar…

Dentre as superstições e crendices populares sobre a comida que alguns aplicam nesta época, vamos sugerir nosso cardápio.

1) Arroz: Com simbologia de abundância, sorte, fertilidade e vida, ele é um alimento sagrado. Existem vários tipos de arroz: branco, negro, integral etc, bem como várias receitas. Como sugestão temos: arroz com passas, arroz com brócolis, com amêndoas, com alho frito etc. Temos risotos: risoto de alho-porro, 4 queijos, tomate seco, palmito, alcachofra e açafrão etc. Arroz à grega, arroz birô birô, arroz selvagem, arroz negro e arroz de forno e até bolinho de arroz. Nunca deixe faltar arroz na mesa, para você sempre ter sorte, fartura e abundância na vida; dizem.

2) Massas: Elas fazem seu natal completo e variado. Massas lisas, recheadas, nhoque, lasanha, rondelli, canelone e  capelete. Macarrão simples para as crianças que comem mais cedo é fato. Com molho branco, vermelho, alho e óleo, pesto ou uma massa especial de Natal como a lasanha da Mamma ou nhoque recheado. Uma bela travessa de massa cai bem nesta noite feliz. Aqueça bem. Ouse no formato, no recheio, no molho e na apresentação. Surpreenda o Papai Noel, vai ser MASSA! Uma sopa de capelete como entrada vai fazer seu Natal começar bem.

3) CarnesCom a simbologia de só comer carnes  de animais que não “ciscam para trás” ou que “fuçam para a frente” tem gente que leva isso à risca, principalmente no ano novo. Como é Natal, pode e até abusamos de carne de porco como: leitão, pernil, lombo, costelinha que são deliciosas e abrem o apetite. Com carne de vaca, temos o filet mignon recheado ou com molho madeira, lagarto recheado, medalhões com ervas ou até picanha ou maminha na cerveja. Para quem gosta e pode: temos costeleta de cordeiro e perna de cabrito, como clássicos do Natal para alguns privilegiados. Com frango temos: frango recheado com farofa ou carne moída e frango assado com batatas. Temos também com os peixes, o tradicional bacalhau à Gomes de Sá ou gratinado e também bolinho de bacalhau e até salada de bacalhau em lascas. Tem gente que espera o chester, tender e o peru só para comer nesta época. E tem os vegetarianos que vão… passar longe destes pratos.

4) As saladas mais comuns são: Maionese de legumes e salpicão de frango, mas cuidado com a uva-passa… o cuscuz também é muito tradicional na mesa neste dia. Mas existem outras saladas gostosas também como uma boa salada waldorf, de legumes grelhados como aspargos, palmito, pimentões, cebolas, saladas de grãos e as carimbadas como caponata de berinjela ou a maionese de batatas e ovos. Uma linda, colorida e variada salada vai deixar sua mesa ainda mais apetitosa. Capriche nos molhos e no azeite. Cuidado com o sal.

5) Antepastos: Eles abrem a festa. Patês variados, sardela, alichela, homus, coalhada, antepasto de berinjela com nozes e uva-passa, tomate seco, azeitonas gigantes verdes e pretas, tortas de palmito, bacalhau e camarão e frango, queijos e frios, pão enrolado de presunto e queijo ou calabresa e quiches de 4 queijos, espinafre e alho-porro e empadinhas que derretem na boca anunciam que o natal começou com fome…

6) Sopas, caldos e cremes: Pode-se iniciar o serviço com uma sopa, caldo ou creme de entrada. Você pode servir antes para crianças e idosos ou para quem quiser ou estiver com fome antes da ceia ou servir para todos. Deve ser algo leve pois haverá outras opções depois. Sugerimos uma sopa de capelete, sopa de batatas ou aspargos e até uma canja. Sirva em cumbucas para facilitar. Acompanhe com pães variados. É uma entrada muito saborosa e nutritiva. Assim todos conseguem esperar o Papai Noel até o final da noite.

7) Farofas: Deliciosas com farinha de mandioca grossa, flocada, fina, farinha de milho grossa, fina, com bacon, com ovos, com azeitonas, só na manteiga, com couve, com banana e até farofa doce com cereja, damasco tâmaras e nozes ou farofa de castanhas e pistache completam o prato principal. Eu adoro farofa!

8) Acompanhamentos: Batatas sautée, batata assada com alecrim, purê de batata, batata-doce, palha, estufada e ao murro, fazem presença na mesa. Cogumelos, mini cebolinhas, pimentões coloridos, fundo de alcachofras, aspargos, palmito, brócolis, azeitonas e ovos cozidos também fazem um belo acompanhamento dos pratos.

9) Sobremesas: Prefira sobremesas leves e refrescantes pois a ceia já é bem farta e variada. Sempre haverá alguém que fará a sobremesa que é presença obrigatória em todas as festas. Essa é a minha especialidade dirá! Façam algo vocês mesmos com carinho e capricho que todos notarão. Algo seu, com sua identidade e personalidade. Bolos, tortas, pavês, sorvetões com calda de chocolate ou frutas vermelhas, brigadeirões, pudins, gelato de abacaxi, bolo de coco e chocolate entre outros clássicos.

10) Frutas frescas da época como pêssegos, cereja, uvas e figos significam fartura e prosperidade. Faça uma fruteira linda e variada na mesa para lhe trazer saúde.

11) Frutas secas desejam sorte e abundância para o ano todo. Nozes com casca, sem casca, amêndoas, avelãs, castanha portuguesa, tâmaras, figos secos, damascos, uva-passa de rama são a cara do natal. Faça uma bandeja com eles, deixe na mesa ou sirva como aperitivo.

12) Rabanada: Clássico dos clássicos. Caseira ou da padaria é só nesta época que elas aparecem. Aproveite. Capriche no açúcar com canela.

13) Espumante ou Cidra: O Que vale é o brinde! Capriche no pedido.

14) Panetone: Eles dominam com seus recheios generosos e coberturas viciantes. Com frutas, sem frutas, de gotas, trufado, recheados, de 500 gramas, de 1 kg ou de 5 kg. O bolo rei também está ao lado do panetone com seus presentes internos.

15) Decoração: Abuse do verde, vermelho e dourado. Não esqueça da toalha especial para a ceia, das velas e da Árvore de Natal. A guirlanda na porta não pode faltar. Se for supersticioso não esqueça do Mel, para trazer doçura, dos grãos de arroz e lentilha da fartura, da romã para saúde e fertilidade, dos grãos de uva para todos os pedidos e outros da sua preferência. O mais importante do Natal é o seu real significado e valor. Isso é o mais importante! Pense nisso! Seja grato, generoso e humilde TODOS OS DIAS, INCLUSIVE NO NATAL. O PRESENTE TEM QUE TER VALOR; NÃO PREÇO! Na era digital, surpreenda com cartões escritos a mão com mensagens e desejos sinceros para todos, principalmente os que estão longe. Lembre-se de todos que fizeram ou fazem parte da sua vida. Reconheça e agradeça. Ajude a tornar o Natal mais feliz para os mais necessitados. Faça o bem; que o resto vem…

Feliz Natal


Paula Boldrini

PAULA BOLDRINI

Nutricionista e com sua mãe cozinheira criaram o Facebook Paula Boldrini e o Instagram Já pra Panela com produções culinárias caseiras para tornar seu dia a dia mais gostoso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens