» Início » Notícias » Festivais » Serra Gaúcha terá seu primeiro festival gastronômico regional no fim do ano

Serra Gaúcha terá seu primeiro festival gastronômico regional no fim do ano

por | maio 6, 2023 | Destaques, Eventos, Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico, anunciou que vai realizar no fim deste ano o Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha. O evento, que será o primeiro a reunir as cidades da região, está agendado para ocorrer entre 11 de outubro e 26 de dezembro. Assim, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias.

Para isso, terá a participação dos principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região. A ideia é promover experiências inusitadas para o público e formadores de opiniões. Bem como para toda a cadeia que compõe os elementos principais da gastronomia regional da Serra Gaúcha.

Diferentemente dos festivais já existentes na região, que são realizados na baixa temporada com o objetivo de atrair turistas e comercializar pratos, o Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha tem o único objetivo de divulgar a gastronomia e colocar a região no roteiro turístico do Sul do País, criando um polo gastronômico com variadas opções para todos os gostos”, explica Reginaldo Pupo, gestor da Sabores da Montanha.

Serão 18 cidades, no total, envolvidas no projeto. Da região das Hortênsias estão Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. Já da região da Serra – Uva e do Vinho, Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul e Veranópolis. Por fim, da região dos Campos de Cima da Serra participarão Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes e Vacaria.

A época escolhida para a realização, o fim de ano, levou em conta o grande fluxo de visitantes que o período atrai, oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países. Aliás, grande parte com alto poder aquisitivo, em busca de atrativos de eventos natalinos. De acordo com as prefeituras são, em média, 3,6 milhões de turistas. Sendo assim, Pupo acredita que o evento se tornará uma grande vitrine para os restaurantes divulgarem seus produtos ou serviços, uma vez que ocorrerá num período de grande visibilidade da mídia nacional.

Serra Gaúcha terá seu primeiro festival gastronômico regional no fim do ano

Um dos pratos do refinado George III, de Gramado – Crédito: Jéssica Aquino – Sabores da Montanha

Ações de marketing e Pré-lançamento

Durante o festival na Serra Gaúcha, os estabelecimentos participantes receberão uma identificação visual padronizada, sendo identificados por meio de selos, displays de mesas, banners ou cavaletes expositores de propaganda. No material, também serão inseridos a logomarca dos estabelecimentos e patrocinadores. Desta forma, os turistas localizarão com facilidade os locais participantes do evento.

Além disso, com autorização das prefeituras, banners, com logomarca do festival e patrocinadores serão disponibilizados em pontos turísticos estratégicos dos municípios da região. Equipes da organização também irão circular pelos principais atrativos turísticos das cidades para realizar ações de sampling. O intuito é divulgar o festival por meio da distribuição de revistas e guias do evento com todos os estabelecimentos participantes.

A organização realizará ainda diversas Press Trips a partir de agosto, voltadas para jornalistas de grandes veículos de comunicação e influenciadores digitais. E a publicação de uma revista impressa em formato de guia, com 50 mil exemplares, com a relação de todos os estabelecimentos participantes. Ademais, haverá distribuição do roteiro gastronômico em redes de hotéis de Porto Alegre, Florianópolis e na capital paulista, aeroportos, redes de restaurantes em rodovias, centros de informações turísticas e em locais de grande concentração.

Por fim, um pré-lançamento do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha poderá ocorrer em Porto Alegre e São Paulo. O evento será exclusivo para a imprensa, convidados, proprietários dos estabelecimentos e patrocinadores, em data e local a serem definidos pela organização. Há a possibilidade de o evento acontecer também em algumas cidades de porte maior na Serra Gaúcha.

Valorização da gastronomia regional

Vale ressaltar que o principal objetivo do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações.

O evento será indoor, ou seja, ocorrerá simultaneamente entre os estabelecimentos e reunirá os principais nichos da gastronomia. Isso porque esse modelo garante diversos benefícios, como a possibilidade de os estabelecimentos participantes terem o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar.

Além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes (ainda que sazonais) e atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento. Também aumentar o ticket médio e possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares, oferecendo ainda comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, etc.

Serra Gaúcha terá seu primeiro festival gastronômico regional no fim do ano

Crevettes et Truffes aux Fromage, do La Table D´Ór, de Gramado – Crédito: Divulgação

Como participar?

Logo, os estabelecimentos que desejarem participar do festival na Serra Gaúcha deverão criar um prato ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos. Mas os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Sendo que os valores serão fixados pelos próprios restaurantes.

Na prática, nada muda no dia a dia de um restaurante, pois o festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.

O contato para os estabelecimentos interessados deverá ocorrer por meio do Instagram da Sabores da Montanha ou pelo WhatsApp (11) 9-5435-3665.

Grupo Sabores

A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira paulista. O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), bem como a Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

Entre os dias 2 de junho e 30 de julho deste ano, a associação realizará um festival que envolverá 27 cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, distribuídas nas regiões da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas.

Leia mais: 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha reunirá mais de 60 estabelecimentos de SP e MG

Serviço

1º Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha
Data: 11 de outubro até 26 de dezembro de 2023
Local: cidades das regiões turísticas das Hortênsias, da Uva e do Vinho e dos Campos de Cima da Serra
Inscrições para Restaurantes: Instagram @saboresdamontanha_br
Informações: (11) 9 5435-3665

Site / Facebook

 

 

 

Foto Destaque: Divulgação/Hotel RF Vision de Gramado

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *