» Início » Notícias » Festivais » 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha reunirá mais de 60 estabelecimentos de SP e MG

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha reunirá mais de 60 estabelecimentos de SP e MG

por | maio 2, 2023 | Eventos, Festivais, Não Perca!, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, programado para ocorrer entre os dias 2 de junho e 30 de julho, contará com a participação de mais de 60 estabelecimentos. Todos estão situados em pelo menos 27 municípios da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais.

As inscrições para o evento se encerraram à meia-noite de 28 de abril, após três prorrogações. Até o início da data, o Estado de São Paulo já contava com 10 cidades e 23 casas participantes. Enquanto Minas Gerais possuía 17 cidades e 38 casas inscritas. Entre elas estão restaurantes, hamburguerias, pizzarias, cervejarias artesanais, cafeterias, docerias, pastelarias, foodtrucks, sorveterias, vinícolas e até pousadas com pegada gastronômica.

Para conferir a relação completa, basta acessar o site oficial do evento, no menu “participantes do festival”. Aliás, nele o público poderá visualizar ainda as fotos dos pratos, ficha técnica, ingredientes e informações de contatos.

Iguarias típicas

Uma das características dos chefs é a apresentação de iguarias típicas da Mantiqueira ou de Minas Gerais no festival, valorizando também os produtores artesanais locais. O Empório Portão de Cambuí, localizado na cidade de Cambuí (MG), por exemplo, criou o Combo de Pão com Linguiça. O prato acompanha vinagrete, rúcula, queijo muçarela, batata frita e um refrescante suco natural de laranja. A linguiça é produzida em Bragança Paulista (SP). Ademais, a loja física comercializa diversos produtos derivados do leite, como doces, tabletes e pastosos. Bem como sua linha especial e a marca Amor de Minas, focada em doce de leite.

Outra casa que escolheu a linguiça como elemento especial do prato é o Don Fonseca Burger & Grill, de Andradas (MG). A Linguiça Cuiabana é um dos pratos mais pedidos. Para criá-lo, o chef Ramon Fonseca selecionou uma suculenta e saborosa linguiça cuiabana de produção local, grelhada na parrilla argentina, recheada com queijo coalho. O prato acompanha molho chimichurri especial da casa e baguete com queijo parmesão.

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha reunirá mais de 60 estabelecimentos de SP e MG

Combo de Pão com Linguiça, do Empório Portão de Cambuí – Crédito: Divulgação

Hambúrgueres e pizzas

Contudo, as hamburguerias também terão presença marcante no 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha. Entre os destaques está a Boi Ralado Hamburgueria, situada em Caxambu (MG), especializada em sanduíches artesanais. Para o evento, a inscrição foi o Sanduíche Boi Ralado, montado com pão de batata, maionese da casa e hambúrguer artesanal de 150g. Inclusive, para que o lanche ganhasse ainda mais sabor, Priscila Oliveira, que criou o prato, acrescentou queijo muçarela, bacon, maionese de bacon, onion rings regadas com molho, barbecue e rúcula.

Do mesmo modo, as pizzas tendem a brilhar durante o festival. Isso porque os representantes dessas “queridinhas do brasileiros” criaram estilos diferenciados, mesclando entre as tradicionais e as agridoces. Em Piranguinho (MG), a Pizzaria do Filipe apostou em uma combinação interessante: Pizza de Lombo Artesanal com Abacaxi.

Rose Brito, criadora da receita, acrescentou generosas fatias de lombo artesanal de fabricação própria a partir de um defumador caseiro. Além disso, a pizza, assada no forno à lenha, inclui um delicioso doce de abacaxi feito com muito capricho. Para completar, a pizza é ainda finalizada com requeijão Scala, o que confere um sabor final e a leveza que a pizza precisa.

Outra proposta bastante interessante vem da Pizzaria Nápoles, de Cambuí (MG). Aproveitando a estação propícia para a colheita dos pinhões, ela criou a Pizza de Pinhão ao Pesto. A autora, Lauren Maria Ferreira, produziu a pizza com muçarela de búfala, pinhão cozido, pesto de manjericão e manjericão fresco. E ela é vendida por fatia! A Nápoles também possui outra unidade na cidade de Camanducaia (MG).

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha reunirá mais de 60 estabelecimentos de SP e MG

Pizza de Lombo Artesanal com Abacaxi, da Pizzaria do Filipe – Crédito: Divulgação

Grupo Sabores

A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira. O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), bem como a Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

Serviço

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha
Data:
2 de junho a 30 de julho de 2023
Informações: (11) 9 5435-3665

Site / Facebook / Instagram

 

 

 

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens