» Início » Áreas » Sementes na alimentação: conheça algumas delas e seus benefícios

Sementes na alimentação: conheça algumas delas e seus benefícios

por | mar 14, 2023 | Áreas, Não Perca!, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo. Além do consumo diário de verduras, legumes e frutas, as sementes também são importantes aliadas para manter a saúde do organismo, potencializar dietas e garantir a saúde dos órgãos.

De forma geral, as sementes são responsáveis pelo combate ao colesterol, regulação do funcionamento adequado do intestino, controle da obesidade, além de proporcionar outros benefícios ao organismo. Para fazer o consumo desse potente alimento, é preciso que ele seja inserido na alimentação diária e sem exageros.

A linhaça é uma das sementes mais indicadas por nutricionistas, já que é rica em ômega 3 e ômega 6, e, por conta dos ácidos graxos, é uma forte aliada no combate a problemas cardiovasculares.

A semente também é responsável por garantir o bom funcionamento do sistema inflamatório e hormonal, sendo fortemente recomendada para mulheres no período da menopausa. Além dos benefícios, sua inclusão na alimentação diária é bastante fácil, sendo um excelente acompanhamento para frutas, iogurtes, vitaminas, omeletes e recheios.

Outra semente potente e que pode ser inserida sem preocupações no dia a dia é a semente de abóbora. Rica em ferro e magnésio, ela é responsável por garantir o bom funcionamento de todo o corpo, auxiliando no combate a depressão, insônia, hipertensão arterial, dores de cabeça, ansiedade, anemia, entre outros benefícios. Segundo especialistas, a semente de abóbora também é indicada para prevenir a diabetes tipo 2. Seu consumo por ser feito na forma de aperitivo, em saladas, sopas ou, quando trituradas, acompanhada de frutas, cereais e iogurtes.

Para quem está de dieta, a chia é uma semente conhecida como inibidora de apetite, ou seja, quando aliada a uma boa alimentação, esse alimento ajuda na saciedade. Rica em fibras e ômega 3, a chia reduz o mau colesterol, equilibra o intestino e auxilia no combate a diabetes tipo 2, já que permite que o açúcar seja absorvido mais lentamente pelo sangue. Recomenda-se que seu consumo seja feito juntamente de sucos detox, em porções de frutas, recheios de tapiocas, gelatinas ou conforme recomendação de emagrecimento do nutricionista.

Algumas sementes já estão inclusas no nosso dia a dia e se tornam mais fáceis na hora do consumo. É o caso do café, consumido diariamente: esse alimento é antioxidante, promovendo a renovação da pele e atuando no combate ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, o café atua também no combate ao câncer, diabetes tipo 2, ajuda a neutralizar o aparecimento do AVC e diversos outros problemas. Utilizado diariamente por cafeterias em todo o mundo, seu consumo pode ser feito com o grão moído na hora, adicionado a uma cafeteira, facilitando o consumo.

Foto Destaque: iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens