Em qualquer festa, o bolo é um detalhe que chama a atenção, seja por seu sabor ou por sua decoração. Neste último quesito da preparação, muitas pessoas costumam ficar perdidas e não sabem nem por onde começar. Isso porque confeitar é uma arte, que precisa ser aperfeiçoada. Então, está tudo bem não acertar tudo de primeira, ok?
Para te ajudar a não cometer alguns erros logo de cara, a confeiteira Bruna Rebelo separou algumas dicas preciosas de como decorar um bolo da melhor forma. Aliás, ela faz questão de ressaltar que para estar ensinando hoje, foi preciso errar bastante e aprender com eles. Ou seja, nada de desistir!
De acordo com ela, na confeitaria é preciso ter alguns pontos de atenção, principalmente com bolos altos, que precisam de um cuidado maior na hora de transportá-los. Além disso, Bruna lista abaixo os cinco erros comuns na hora de confeitar o bolo, para que você não os cometa também.
Leia mais: Transporte de bolos: entenda a melhor forma de fazer
1 – Não usar um nivelador de bolo
Primeiramente, a confeiteira explica que é habitual a pessoa não usar um nivelador e acabar substituindo-o por uma faca. No entanto, existem diferentes tipos de espessura na massa e ao fazer o corte com uma faca isso acaba deixando o bolo feio. A profissional ainda afirma que utilizar o nivelador é mais simples do que você imagina.
2 – Não usar a cinta de contenção
Segundo Bruna, a cinta de contenção é uma barreira feita entre o recheio e o espaço para fora do bolo. Assim, sua utilização é muito importante, já que a cinta de contenção segura o recheio lá dentro e deixa o bolo reto e nivelado.
3 – Não deixar seu bolo refrigerar por tempo suficiente
Outro erro corriqueiro é não se atentar ao período de refrigeração. Nesse sentido, a confeiteira explica que o tempo mínimo de descanso na geladeira é de 12 horas com o bolo já montado. Isso faz com que o bolo esteja firme ao retirar o acetato, para que ele fique reto, estruturado e seguro.
4 – Não proteger as migalhas do bolo na hora de passar a espátula
O visual final do bolo depende muito dos cuidados que você tem durante a preparação. Portanto, Bruna reforça que ao passar a espátula é preciso tomar muito cuidado. Isso porque as migalhas podem estragar visualmente a decoração do seu bolo.
5 – Deixar a temperatura muito baixa ao colocar o bolo com cobertura buttercream na geladeira
Por fim, a confeiteira chama a atenção para a temperatura ao armazenar o bolo. Ela explica que quanto mais baixa ela for, maior vai ser o choque térmico ao retirar o bolo da geladeira. Para isso não acontecer, o buttercream precisa estar armazenado na temperatura mais alta da sua geladeira.
Leia mais: Confeitaria para iniciantes: Dicas para você começar do jeito certo
Sobre Bruna Rebelo
Entrou na faculdade de Gastronomia por influência da mãe e acabou gostando da área. Mas foi durante uma especialização em panificação que conheceu a confeitaria e se apaixonou por esse mundo doce. Em sua trajetória enfrentou muitos desafios e pensou em desistir. Até que em 2019, foi finalista do quadro “Fecha a Conta”, do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na Rede Globo. E então se viu capaz de seguir seus sonhos. Hoje, é professora especializada em bolos cobertos com buttercream, realizando treinamentos que já ajudaram mais de 26 mil alunos.
Foto Destaque: Iza Costa
0 comentários