» Início » Áreas » Confeitaria » Confeitaria para iniciantes: Dicas para você começar do jeito certo

Confeitaria para iniciantes: Dicas para você começar do jeito certo

por | set 7, 2022 | Áreas, Confeitaria, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Confeitaria para iniciantes vale a pena? Quantas vezes você perdeu ingredientes, seu tempo e o gás de cozinha porque a sua receita não deu certo? Você seguiu passo a passo as receitas de confeitaria, e ainda assim deu errado.

Pensando em como ajudar você a não passar mais por isso, preparamos um tutorial com as melhores Dicas de Confeitaria para iniciantes para você colocar em prática aí na sua casa ou no seu negócio de confeitaria.

Dicas de Recheios para iniciantes

Agora vamos te ensinar alguns truques para você acertar no ponto do recheio e ele não ficar molinho demais ou cristalizado, e também te ensinaremos como armazenar da forma correta, uma verdadeira aula de confeitaria para iniciantes.

  1. O sal acentua o doce. Quando quiser aumentar o doce é só adicionar uma pitada de sal.
  2. O Ponto certo do recheio é quando você levantar a colher e ele começar a cair pausadamente formando camadas uma em cima da outra.
  3. Desligue o fogo e retire imediatamente o recheio da panela, colocar no recipiente e cobrir com plástico filme encostando no recheio na mesma hora para não cristalizar. Deixar esfriar em temperatura ambiente.
  4. Armazenamento: Se quiser fazer o recheio antes para guardar na geladeira, espere esfriar totalmente, para ele criar estrutura e depois coloque em um pote e cubra com um plástico filme encostando no recheio e tampe.
    Durabilidade de 7 dias na geladeira. Quando for usar precisa retirar meia hora antes para ele voltar a estrutura normal.
  5. Para quem desejar armazenar em temperatura ambiente fora da geladeira, saiba que ele tem durabilidade de apenas 3 dias. (O ideal é fazer num dia e usar no outro).
  6. Se o recheio ficar com pelotinhas, poderá bater ele no liquidificador por 2 minutos que ele ficará lisinho novamente. Verifique a potência do seu liquidificador para não queimá-lo.
  7. Quando for saborizar o seu recheio use pasta saborizante ou o próprio suco da fruta. Suco de 1 limão, suco de 1 maracujá peneirado.
  8. Quando for colocar algo crocante no seu recheio espere até ele estar completamente frio para não amolecer e continuar crocante.

5 dicas de Confeitaria para iniciantes: Estrutura e recheio de Bolos

5 dicas de Confeitaria para iniciantes: Estrutura e recheio de Bolos

Para estruturar um bolo corretamente e não correr o risco dele se desmanchar e começar a vazar recheio para todos os lados, você precisa seguir com todos os cuidados desde a escolha das formas, montagem e colocação dos recheios.

Essas dicas são encontradas muitas vezes apenas em cursos de confeitaria para iniciantes, você pode seguir todas elas passo a passo que você terá um excelente resultado.

  1. Assar em formas baixas de 5cm para ter massas mais úmidas, melhorar a textura do bolo e assar mais rápido.
  2. O ideal é fazer a massa um dia antes para ter tempo de descansar e estruturar melhor. E só no dia seguinte fazer a montagem.
  3. Se o recheio ficar com gruminhos, pelotinhas pode bater ele no liquidificador que ele fica legal de novo, só observe a potência para não o queimar.
  4. Começar colocando o recheio pelas beiradas na hora da prensagem em camadas mais altas e colocar as camadas baixas no centro.
  5. Deixar prensado por no mínimo 8 horas na geladeira, mas o ideal é de 10 a 12 horas.

Tudo o que te ensinamos até o momento foi testado e validado por confeiteiras profissionais que vivem da confeitaria há anos. Siga à risca e compre ingredientes de qualidade, porque eles também fazem parte da construção do seu sucesso como confeiteira profissional.

6 Dicas de confeitaria de Bolos: Uso correto do Chantilly e Chantininho

6 Dicas de confeitaria de Bolos: Uso correto do Chantilly e Chantininho

O chantili ou chantilly é um creme feito de creme de leite fresco, fortemente emulsionado, açucarado, podendo ter também um leve aroma de baunilha. Serve para ser recheio e cobertura de bolos. Fonte: Wikipédia.

Abaixo vamos te ensinar uns truques com chantilly e chantininho também para você se destacar da sua concorrência com lindas coberturas e recheios.

  1. Deixar o chantilly na geladeira por pelo menos por 12 horas e colocá-lo no freezer 15 minutos antes do uso. Ele precisará estar Ultra Gelado para dar certo e bater em velocidade média.
  2. O Ponto certo é quando você levantar a colher ou o copo da batedeira e ele não cair.
  3. Se o seu chantilly ficar poroso, poderá hidratar ele com água gelada, leite condensado gelado, ou o próprio chantilly gelado. Detalhe: O que você escolher usar para hidratar vai ter que estar gelado.
  4. Chantininho: Começar batendo em velocidade baixa e depois ir subindo aos poucos até chegar na velocidade máxima até o ninho grudar em todo Bowl/copo da batedeira e no globo.
  5. Para um chantininho de chocolate, acrescente 4 colheres de sopa de cacau 50%. Adicionar corante em gel marrom poucas gotas. Não use achocolatado, contém muito açúcar, o cacau serve para dar sabor e o corante para dar a cor que você desejar.

6 Dicas Bônus: Cobertura e Decoração de Bolos

6 Dicas Bônus: Cobertura e Decoração de Bolos

  1. Todo recheio que levar chantilly tem que ficar na geladeira.
  2. Recheios de mousse a base de chantilly são próprios para bolos prensados.
  3. Para ter um chantilly mais firme e consistente é necessário que todos os ingredientes estejam na mesma temperatura. (Todos gelados).
  4. O ideal é hidratar com leite condensado gelado. Pode guardar na geladeira somente de um dia para o outro e sem hidratar, deixe para fazer isso no dia seguinte mesmo.
  5. Na hora de fazer a decoração é sempre bom ter por perto um pano úmido com água para passar a mão depois de cada camada de cobertura. Mantenha a espátula reta e parada, gire apenas a bailarina.
  6. Água quente ajuda alisar melhor o bolo, manter por perto água quente para molhar a espátula.

O que é e como fazer Cobertura de Buttercream?

O que é e como fazer Cobertura de Buttercream?

Buttercream, é conhecido como cobertura de manteiga ou glacê, é usado para enchimento, revestimento ou decoração de bolos. Os principais ingredientes são manteiga e algum tipo de açúcar.

Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo.
Ingredientes:

  • 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente.
  • 2 xícaras de açúcar de confeiteiro bem peneirado.
  • 2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente.
  • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha.

Modo de Preparo:

  1. Na batedeira em velocidade alta bata a manteiga até ficar fofa. Junte o açúcar e continue a bater por cerca de 6 a 8 minutos. Posteriormente acrescente o leite e a baunilha e bata até incorporá-los.
  2. Troque o batedor de arame da batedeira pela pá e bata por mais 5 minutos.
  3. Leve à geladeira por 5 minutos e utilize para decorar.

Para uma cobertura mais grossa precisará de mais açúcar, caso fique muito grosso, adicione colheres de sopa de leite ou creme de leite e se estiver muito fino adicione colheres de sopa de açúcar de confeiteiro.

Quando estiver pronto, pode ser congelado por até 2 meses, para descongelar basta bater com uma pá novamente.

Pode ser refrigerado por 2 semanas, e então colocado à temperatura ambiente e rapidamente batido com uma pá para restaurar a textura cremosa.

Fora da geladeira, pode durar até 3 dias.

Se você gostou das nossas dicas de confeitaria ou tem alguma sugestão deixa um comentário aqui abaixo que vamos te responder assim que possível.

Para conhecer mais sobre o nosso trabalho e os cursos que somos parceiros, acesse Confeitaria iniciantes.

Se o nosso conteúdo te ajudou, curta e compartilhe ele nas suas redes sociais, isso vai ajudar demais o nosso trabalho e também a mais pessoas terem acesso as essas dicas de confeitaria para iniciantes.

Fotos: Depositphotos/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens