» Início » Notícias » Eventos » Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé começa sexta em São Sebastião

Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé começa sexta em São Sebastião

por | jul 25, 2022 | Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Projeto Buscapé volta a realizar seu Arraial Gastronômico em São Sebastião, litoral de São Paulo, nos dias 29, 30 e 31 de julho. O evento, que por causa da pandemia de Covid-19 ficou dois anos sem ocorrer, está agora em sua 10ª edição. O Arraial ocorre todos os dias a partir das 19h.

Leia mais: 10 comidas típicas de São Paulo

Buscapé é uma instituição social que oferece novos horizontes à crianças e adolescentes carentes, por meio da arte da gastronomia. Sendo assim, o principal objetivo do Arraial Gastronômico é arrecadar fundos para esse trabalho. Por isso, todo o valor da edição deste ano será revertido para a compra de mantimentos e contratação de uma merendeira para alimentar diariamente os pequenos atendidos pelo programa social.

Desse modo, quem participar do Arraial vai poder se divertir e ainda contribuir com a realização do projeto na cidade, assim como ocorreu nas edições passadas. Todos os recursos obtidos com os eventos foram usados para ampliar e equipar a sala de aula e a cozinha instaladas no prédio, que funciona na mesma sede da Polícia Militar (PM) de Boiçucanga.

Curadoria do chef Eudes Assis  

O reconhecido chef Eudes Assis, especialista em culinária regional e caiçara, é o curador do 10º Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé. Além disso, ele dá aulas semanais de gastronomia para os menores da instituição, repassando seus conhecimentos de preparo e arte na montagem de pratos.

Eudes Assis é um dos grandes difusores da cozinha caiçara e, por isso, seus alunos são preparados para perpetuar essa cultura tão rica e importante para o povo da região. Ou seja, através de suas aulas, as crianças e jovens ganham nova perspectiva de futuro.

A gastronomia é um exercício de amor e entrega que requer muito conhecimento, vontade de aprender e de realizar experimentos. É muito gratificante ver esses jovens tão curiosos e dispostos a conhecer e a levar adiante a cultura da nossa região, nossas raízes, e ter suas vidas e futuros transformados, trilhando o caminho da nossa culinária”, conta emocionado o chef sobre os resultados de sua dedicação às aulas no projeto.

Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé ocorre neste fim de julho em São Sebastião

Chef Eudes Assis ao lado de alunos da instituição – Crédito: Divulgação/Projeto Buscapé

Nascido e criado no Litoral Norte de São Paulo, Eudes Assis apreendeu ainda jovem a arte de cozinhar. Sendo assim, se formou na renomada Le Cordon Bleu francesa, trabalhou como estagiário em vários restaurantes da Europa e do Brasil, ao lado de grandes nomes da gastronomia internacional.

Defensor da valorização dos ingredientes regionais para o fortalecimento da identidade cultural caiçara, o chef comanda o Taioba Gastronomia e a Padoca do Chef, em São Sebastião. Também presta consultoria na área da gastronomia, ministra aulas, participa de palestras, seminários, feiras, e cria menus para jantares e eventos gastronômicos como Personal Chef.

O Projeto Buscapé

O Projeto Buscapé é uma associação sem fins lucrativos, que funciona em São Sebastião, desde 2007. Surgiu a partir da preocupação do cabo William Silvério de Freitas com a segurança das crianças da região. Sendo assim, ele começou a dar aulas de educação para o trânsito na sede da PM. Desde então, o programa tem surtido bons resultados, fazendo a diferença na vida de jovens da cidade.

Leia mais: Ensinar culinária para crianças ajuda na evolução

Por consequência, o principal objetivo da instituição é transformar jovens em profissionais qualificados em diversas áreas. Seja no atletismo, judô, natação, jiu-jitsu, yoga, artes, artesanato, pintura, língua inglesa, música e gastronomia. Desse modo, desenvolve atividades socioeducativas, palestras, eventos, campeonatos e festivais gastronômicos.

Sendo assim, o projeto está sempre buscando novos voluntários e parceiros, para ter uma expansão. Afinal, o principal intuito é oferecer melhores espaços para as aulas e condições de trabalho.

Em 2013, o Projeto Buscapé venceu o prêmio Responsabilidade Social na Gastronomia, concedido pela revista Prazeres da Mesa. Já no ano seguinte, em 2014, os diretores do projeto foram homenageados com uma moção de aplausos da Prefeitura de São Sebastião, por todo trabalho e assistência que vêm entregando à crianças e adolescentes da região.

Serviço

Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé
Data: 29 a 31 de julho de 2022 (sexta a domingo)
Horário: 19h
Local: Campo de Futebol de Camburi
Endereço: Rua Olímpio Faustino, 444 – Camburi – São Sebastião

Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/Projeto Buscapé

1 Comentário

  1. Maravilhoso projeto! Parabéns Eudes e todos os que estão juntos nesta empreitada!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens