A culinária para crianças é muito importante, pois auxilia seu desenvolvimento.
Cada vez mais, as escolas do ensino infantil ao ensino superior buscam implantar propostas pedagógicas com o objetivo de fundamentar a sua metodologia de ensino e as atividades pedagógicas para o ano letivo.
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Independentemente da linha pedagógica adotada, principalmente nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, o método abordado deve conduzir a visão do aluno sobre o mundo que o cerca e ser capaz de torná-lo um cidadão participativo e responsável, ou seja, não apenas conhecedor de matemática (para fazer cálculos no dia a dia) ou gramática (para estar ciente de dicas de português para não cometer erros bobos), por exemplo.
Definida a linha pedagógica, seja ela tradicional, ou seja, quando o estudante é colocado em segundo plano e o professor – o centralizador do aprendizado, que tem o conhecimento absoluto e sistemático -, não é passível de questionamentos ou mudanças e avalia o aluno por métricas minimamente aceitáveis e passíveis de reprovação – prática avaliativa ainda muito utilizada até por escolas que não se denominam tradicionais.
Outra linha seria o construtivismo, advindo dos estudos do suíço Jean Piaget, que propõe a participação ativa do educando no processo de aprendizagem, onde o conhecimento é adquirido pelas vivências diárias, com o objetivo de dar autonomia ao aluno, inclusive com a inserção de disciplinas lúdicas; o professor é o facilitador do processo e as avaliações são flexíveis.
Outro destaque é a pedagogia Waldorf, uma linha mais humanista baseada na filosofia do austríaco Rudolf Steiner, que defende a aprendizagem mais lúdica associando as artes no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para aulas de dança, pintura, culinária para crianças, onde inclua a criança na cozinha, tricô, entre outras, assim como o contato com a natureza e os animais em um ambiente de ar livre.
Já a proposta pedagógica baseada no interacionismo incentiva a participação do aluno no seu próprio aprendizado, conforme estudos e teorias de Lev Vygotsky, que defendeu que o conhecimento é construído pela pessoa a partir do seu relacionamento com o meio que vive e com as pessoas.
Finalmente, uma outra visão pedagógica é da escola com a metodologia Montessori, criada pela educadora Maria Montessori, cuja ideia de abstração e experiência são os impulsionadores do aprendizado. Dessa forma, a escola deve possuir materiais estimuladores da criatividade, imaginação e aprendizagem, onde o professor oferece diferentes modelos de tarefas, e o aluno escolhe a que quer realizar no dia, inclusive cada estudante avança conforme seu ritmo de aprendizado, e os educadores observam e anotam essas evoluções, porém permitem as avaliações do método tradicional.
Os pais e responsáveis, quando buscam uma escola para seus filhos, devem procurar conhecer a proposta pedagógica, pois atualmente é muito comum encontrarmos dentro do currículo escolar aulas como gastronomia na educação infantil, e entender os inúmeros benefícios desse ensino. Por exemplo: obter conhecimento de quantidade e medidas, trabalhar os 5 sentidos, conhecer outras culturas, adquirir o hábito de uma alimentação saudável, ampliar o vocabulário, aprender o trabalho em equipe, ter organização, respeitar etapas de um procedimento, entre outros.
Tanto é que se observa a preocupação dos sistemas de ensino para escolas particulares, que ofertam um acompanhamento contínuo e estimulante para seus parceiros, onde a formação da equipe gestora e do corpo docente tem importância, até mesmo com a adequação de conteúdos e utilização da tecnologia, com o objetivo único de formar um aluno mais integrado com as necessidades do mundo em que vive.
Foto Destaque: iStock/Banco de imagens
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