» Início » Áreas » Como a tecnologia está inovando o funcionamento dos restaurantes

Como a tecnologia está inovando o funcionamento dos restaurantes

por | jul 8, 2022 | Administração, Áreas, Empreendedorismo

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O menu online, acessado via QR Code, já é prevalente nos restaurantes das capitais brasileiras. A leitura do código é embutida nas funções dos celulares mais modernos para acelerar o atendimento. Mas para além da simples comodidade a serviço do cliente, algumas tecnologias, como cardápios digitais e sistemas de gerenciamento de estoque, têm sido implementadas cada vez mais, a fim de dar celeridade e eficiência aos estabelecimentos.

Muitas das inovações são trazidas pelas chamadas foodtechs, startups que se dedicam ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas como desperdício de recursos e também para gerar diferencial como atendimento rápido e eficiente.

O movimento é resultado da constante transformação dos meios de execução, proporcionada pela inovação tecnológica. É provável que, como o menu via QR Code, essas soluções se tornem cada vez mais presentes, até se tornarem padrão.

Autoatendimento

As aplicações delivery, projetadas para proporcionar a melhor experiência no pedido de entregas de comida, já são padrão, e certamente contam como uma das primeiras soluções bem estabelecidas. O autoatendimento não é nada mais do que o uso do sistema delivery no interior dos restaurantes.

Com o uso de cardápios digitais, o cliente pode verificar o menu, pedir e esperar que seu nome seja chamado, que seja sinalizado quanto à conclusão do pedido ou que o garçom venha até a mesa com o pedido.

Essa tecnologia facilita o atendimento e o processo de pagamento, além de proporcionar uma experiência agradável ao cliente.

Gestão de recursos

Fora das mesas, no lado administrativo dos restaurantes, novos softwares desenvolvidos por foodtechs prometem o melhor gerenciamento dos recursos, a fim de evitar a escassez inesperada de recursos.

Os softwares de organização de compras se dedicam a monitorar o estoque e as compras de acordo com um planejamento feito com base nos dados do restaurante. Outros sistemas também se dedicam a evitar o desperdício, como é o caso de balanças que calculam a quantidade de bebida que ainda sobra no recipiente após o uso.

O avanço dessas novas tecnologias é cada vez mais rápido. No período pós-pandemia, a necessidade de atender melhor e se destacar no mercado tornou-se ainda maior. Comunicação via WhatsApp, disponibilidade de wi-fi, comanda eletrônica e muitos outros recursos estão sendo incluídos no planejamento de novos e tradicionais restaurantes.

Ainda assim, para os restaurantes mais tradicionais, com foco no atendimento pessoal, ainda é possível o autoatendimento com pagamento no balcão, com a tradicional maquininha de cartões, ao invés do pagamento via aplicativo.

A mudança não exclui a possibilidade de competitividade por parte de restaurantes mais tradicionais, mas, sim, proporciona um leque de opções que podem ser escolhidas e combinadas entre si para proporcionar a melhor experiência ao cliente e maior eficiência na execução.

 

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens