Banner 22Bet
» Início » Áreas » Confira as 6 melhores dicas para turbinar sua imunidade no inverno
Automação Comercial

Confira as 6 melhores dicas para turbinar sua imunidade no inverno

jun 17, 2022 | Áreas, Nutrição

Banner Rancho do Pescador

Com as temperaturas caindo com a chegada do inverno, cuidar da saúde e dar um plus na imunidade é fundamental para se prevenir das doenças associadas a essa estação.

Nosso sistema imunológico é como uma barreira composta por milhares de células (linfócitos, leucócitos e fagócitos), responsáveis por proteger o nosso corpo diariamente de bactérias, vírus, infecções, entre outros que venham a ameaçar o funcionamento do nosso organismo.

O sistema imunológico é a nossa primeira barreira para combater as doenças então, caso ele fique enfraquecido você poderá ficar mais facilmente doente.

Aqui estão as 6 melhores dicas de como melhorar a sua imunidade!

Para praticar isso com excelência, indicamos alguns hábitos saudáveis, como o consumo de bons alimentos e algumas atividades físicas, que fortalecem nosso organismo, agora veremos isso mais afundo.


1 – Beba bastante água

Estar hidratado é essencial, ao ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, já é um grande passo para uma boa imunidade, além disso, a água auxilia na retirada de impurezas do nosso corpo, ajudando a prevenir doenças.

Temos um fluído no nosso sistema circulatório chamado “linfa”, que tem uma função muito importante, que ajuda a transportar as células imunológicas, compostas principalmente por água.


2 – Ter uma alimentação equilibrada

Ter uma alimentação equilibrada é sinônimo de garantir uma alta imunidade, dessa forma, é estar apresentando ao nosso corpo, nutrientes que podem ajudar no desenvolvimento do sistema imunológico.

Evite o consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados, principalmente os em conserva, que são ricos em gordura, sódio e açúcar.

Para um bom cardápio que atenda às necessidades do nosso organismo, ele deve ser variado, com frutas, legumes e verduras.

Alimentos como frutas cítricas, iogurte, cereais, vegetais escuros e verdes são algumas opções que podem ser implementadas na alimentação, trazendo ainda mais variedade.


3 – Sono de qualidade

Um dos principais fatores que acarretam na redução da imunidade, tem a ver com nosso sono. A insônia e um sono de baixa qualidade, causam estresse e ansiedade. Por isso, é fundamental que nosso corpo descanse, se recupere e esteja pronto para o dia seguinte.

Uma dica para tirar o cochilo dos deuses é ler um livro antes de se deitar, acalmando e relaxando a mente. Além disso, é fundamental se alimentar de maneira leve, manter o quarto silencioso e não usar aparelhos eletrônicos, pois são elementos que podem te tirar de um momento propício para dormir e descansar.


Dica da Virtua Corretora

Estudos já comprovaram que o uso de celular antes de dormir prejudica muito a qualidade do sono, podendo levar à insônia.

Isso ocorre devido a diminuição dos níveis de melatonina, que é diretamente ligado à qualidade do sono.

Se você deseja ter uma noite de sono de qualidade, tente finalizar o uso do celular entre 1h a 2h antes de dormir.


4 – Pegar sol

Essa dica é um pouco controversa, mas iremos explicar, pois o sol em excesso também pode ser prejudicial.

Sabendo dosar, indo na hora certa e com os cuidados necessários, os raios solares podem garantir que o nosso corpo produza Vitamina D, sendo essencial para diversas funções do nosso organismo, como a ajuda na prevenção de doenças, elevação do nível de cálcio no corpo, fortalecendo nossas articulações e ossos.


5 – Praticar atividades físicas

Para manter uma boa saúde, é essencial praticar atividades físicas. Além de ficar em forma, proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento, ajudando também o sistema imunológico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos, realizem no mínimo de 150 a 300 minutos semanais de atividade física moderada.

É importante ressaltar: qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional, principalmente em esportes de alta intensidade.


6 – Evite ao máximo álcool e cigarro

Ingerir bebida alcoólica e fumar em excesso, nunca é bom. Drogas legalizadas e ilegais estão predispostas a abaixar nossa imunidade, abrindo espaço para as infecções em nosso organismo.

O ideal, para quem faz as duas coisas e tem dificuldade em abandonar os hábitos, aconselhamos, escolher um médico, para auxiliar e ter uma qualidade de vida melhor.

Manter as defesas do corpo saudáveis, ajudam a prevenir 90% de futuros problemas ligados à saúde, claro que aliado as dicas faladas por aqui. Combine tudo isso, misturando bons hábitos, se exercitando, se alimentando bem e bebendo bastante água, que logo logo terá boas respostas.


Qual médico cuida do sistema imune?

Se você deseja aprofundar os cuidados com o seu sistema imune, é interessante se consultar com um médico imunologista, em muitos casos também chamado de alergista.

A especialidade médica em imunologia permite ao médico avaliar o seu sistema imune através de exames laboratoriais específicos, e ajuda no fortalecimento deste pelo uso de remédios e vacinas.

Casos recorrentes de rinite, sinusite, asma, conjuntivite, entre outras, muitas vezes estão mais associados com o quadro imunológico do que propriamente com os vírus circulantes próximos de você.

Se você possui um plano de saúde, é muito mais fácil conseguir avaliar e melhorar o seu sistema imune.

Em muitos casos os convênios médicos oferecem serviços para facilitar a sua vida na hora de buscar melhoras na qualidade de vida.

Por exemplo, o plano de saúde Bradesco, com ele você pode realizar uma consulta sem sair de casa por Telemedicina, onde já poderá sair com a solicitação dos exames laboratoriais para avaliar o seu sistema imunológico.

E caso você seja cliente do plano Bradesco Nacional Plus, ou Premium, você conta com o serviço de concierge, onde a coleta do seu material para exame laboratorial é realizada na sua própria casa também!

Além disso, pelo próprio serviço de concierge você poderá agendar a consulta com o imunologista, bem como participar do programa Saúde em Equilíbrio, que oferece um atendimento especializado voltado para seu bem-estar com apoio Nutricional e Esportivo para você melhorar sua condição física como um todo!

 

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

Banner Melhores Cursos Online

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pacotes de Viagens
Banner JVSpin
Banner Melhores Cursos Online