» Início » Notícias » Festivais » Festival da Empada Frita começa nesta quinta-feira na cidade de Salto

Festival da Empada Frita começa nesta quinta-feira na cidade de Salto

por | abr 20, 2022 | Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Festival da Empada Frita acontece em Salto, no Pavilhão das Artes (Praça Archimedes Lammoglia, mais conhecida pelos saltenses como Concha Acústica, no centro da cidade), entre os dias 21 e 24 de abril. No dia 21, quinta, o Festival começa às 14h e vai até 23h; e na sexta, dia 22, começa 17h e vai também até às 23h. No fim de semana (23 e 24), o evento será das 14h às 23h.

Leia mais: 10 comidas típicas de Salto

Na parte plana da Praça Archimedes Lammoglia serão dispostas barracas, estações de venda e tendas para a comercialização não só da empada frita, mas também de outros quitutes da gastronomia de rua. Serão perto de 20 pontos de venda entre chopp artesanal, empadas fritas e outros quitutes salgados e doces. Haverá apenas duas barracas oferecendo empadas fritas, exatamente por não possuir empadeiras em atividade na Estância Turística de Salto.

Ao longo da Praça, também haverá área destinada à brinquedos para crianças, quatro tendas para a disposição de mesas plásticas e cadeiras, acomodando dessa forma o público interessado.

Serão quatro dias com grandes atrações musicais.

Festival da Empada Frita começa nesta quinta-feira na cidade de Salto

Programação musical – Crédito: Divulgação

Empada frita

Além das atrações históricas e das belezas naturais, seus próprios cidadãos ou quem visita a Estância Turística de Salto, não deixa de apreciar os vários sabores do tradicional quitute que é o bem cultural imaterial da cidade: a empada frita.

Em agosto de 2007, a empada frita foi declarada um bem cultural de Salto por meio de decreto municipal. A Bravo Cultural, em parceria com a TC Eventos, se sente honrada em produzir mais esse evento.

Por se tratar de uma tradição culinária tipicamente saltense criada na década de 1940, a receita da empada frita foi passando de geração em geração – de empadeiras para suas aprendizes – que se dedicavam ao preparo da empada e utilizando basicamente os mesmos ingredientes. No intuito de preservar essa tradição, preservando a tradição desse quitute.

A data de origem do aparecimento da receita da empada frita de Salto permanece incerta. O que se sabe é que uma das mais conhecidas precursoras no seu preparo foi Diamantina Andriolli, mais conhecida como Dona Nena. Pesquisas indicam que na década de 1940, as empadeiras preparavam as empadas, muito apreciadas na época, que eram então vendidas nas ruas da cidade por meninos que as levavam ainda quentes em cestos de vime cobertos por guardanapos de tecido.

Por mais de meio século desenvolveu-se o hábito de abastecer os bares e lanchonetes do município com as empadas fritas. O quitute também está presente nos dias atuais na maioria das festas e eventos realizados na região em tamanho menor.

Festival da Empada Frita começa nesta quinta-feira na cidade de Salto

Empadas fritas – Crédito: Divulgação/Prefeitura de Salto

É necessário ressaltar que mesmo sendo declarada como um bem cultural imaterial em 2007, de lá para cá nada mais foi feito para que o quitute, de fato, fosse conhecido fora das fronteiras da cidade.

Dessa forma, um dos objetivos do Festival da Empada Frita é resgatar a importância desse quitute na história da cidade. As antigas empadeiras estão se tornando raras em nossa cidade, pois de 2007 até hoje nenhuma ação de fomento com cursos e workshops foram oferecidos pelo poder público.

Outro objetivo secundário é oferecer qualificação para novas empadeiras fortalecendo dessa forma a geração de renda na cidade. Para tanto a Bravo Cultural está em contato com o Senac Salto.


Serviço

Festival da Empada Frita
Data: 21 a 24 de abril de 2022 (quinta a domingo)
Horário: Quinta, das 14h às 23h; sexta, das 17h às 23h; e sábado e domingo, das 14h às 23h
Local: Pavilhão das Artes (Praça Archimedes Lammoglia)
Endereço: Rua Nove de Julho, 17 – Centro – Salto

Facebook

 

Foto Destaque: Divulgação

7 Comentários

  1. Fomos lá no lugar informado, a tal festa da esfiha frita, tinha umas 500 barracas de chopp, e de esfiha apenas uma….isso uma só, e uma fila imensa …..péssima fest

    Responder
  2. Tive uma decepção hoje no festival da empada frita! Era 16 horas quando cheguei com meus filhos e a barraca de empada já não tinha mais empada! Me disseram que tinha outra barraca a qual eu fui e fiquei quasa 1 hora esperando! Além da falta de higiene pois manipulavam a massa sem luvas de culinária e unhas compridas com esmalte! O lixo estava do lado da fritura! E a empada pequena – cara 9 reais e pra mim era feita de maça de pastel! Uma falta de respeito com quem conhece e sabe o que seria uma verdadeira empada frita! Prefiro fazer eu mesmo em casa! Pior festival de empada frita que já fui

    Responder
  3. Infelizmente venho deixar minha insatisfação com o evento, que se tratava do FESTIVAL DA EMPADA FRITA e na noite desta quinta feira dia 21/04 primeiro dia do evento só tinha uma barraca vendendo a tal empada frita, num preço assustador de R$ 9 COM APENAS 3 SABORES e um tempo vergonhoso de 1 hora e meia para fornecer os pedidos

    Responder
  4. Ridículo essa festa da empada. Na verdade não é da empada tem de tudo lá bebida churrasco. E apenas uma barraca de empada que não tem suporte pra aténder. Espero que os organizadores se manifeste sobre essa falsa festa que não é da empada. Vergonha senhor prefeito

    Responder
  5. Péssimo!!!!!! Empada horrível, é simplesmente massa de pastel com recheio de empada. Ficamos 1 hora na fila pra fazer o pedido e 40 minutos esperando pra um produto ruim, ruim. Não vale a pena os 9 reais para um negócio minúsculo e ruim.

    Responder
  6. Vexame na cidade de Salto …eu sou moradora da Cidade de Osasco fiz um mutirão eu e família e se deslocamos pra Cidade de Salto pra comermos a famosa Empada …que decepção estou indignada com tanta enganação aos participantes.
    De empada não tem nada é uma massa te pastel com apenas 03 sabores brócolis….palmito frango. Que vergonha barraca sem estrutura nenhuma pra atender a demanda.
    01 hora pra ficar na fila fazer o pedido ..não tem senha anota de forma arcaica no papel o nome é sai no grito gritando o nome do cliente é surreal.
    Ainda aguardamos 40 minutos praticamente 02 horas pra desgustar a Decepção.
    De massa de Empada não.tem nada.
    Muito mais bonito divulgar a massa frita de pastel seria mais leal com os participante.
    Que Festival vergonhoso

    Responder
  7. Olha ao contrário dos demais a festa estava ótima.. ambiente familiar.. quem gosta de empada que espere . Quem não gosta grande variedade de opções de bebidas e comidas… Vale mto a pena..

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens