» Início » Cozinhas » Brasileira » 10 comidas típicas de Salto

10 comidas típicas de Salto

por | ago 23, 2021 | Brasileira, Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Salto é um município do estado de São Paulo, localizado no interior do estado. Uma cidade turística e com uma gastronomia diferenciada.

A cidade é muito conhecida pelo seu Complexo Turísticos da Cachoeira, que é um espaço com diversas atrações criadas em função da Cachoeira do Ytu-Guaçu, conhecida como Cachoeira do Salto Grande, isto é, a maior queda d’água existente do Rio Tietê, segundo informações da Prefeitura de Salto.

A história da cidade é bem interessante e também um dos fatores que atrai os turistas, pois é uma localidade que foi ocupada por índios e teve grande influência dos portugueses.

Leia mais: A influência portuguesa em nossa cultura

Confira a seguir a nossa lista com dez comidas típicas de Salto!

10 comidas típicas de Salto

1 – Empadas Fritas

A empada frita é uma das maiores tradições na gastronomia de Salto.

A tradição das empadas na cidade começou em 1940 e desde então se tornou cartão-postal saltense, declarada bem de valor cultural para a comunidade local. Elas podem ser de frango, palmito, camarão, carne-seca, brócolis ou salmão com cream cheese, chocolate, banana, entre outros deliciosos sabores.

O Krep’s Café e o Restaurante e Pizzaria Scallet são os estabelecimentos que oferecem umas das melhores empadas fritas da cidade.

2 – Bolos

O bolo também é um prato pertencente à culinária da cidade e região. Além disso, a franquia da Sodiê Doces se iniciou na cidade e hoje possui mais de 330 lojas, sendo considerada uma das maiores franquias de bolo do País.

Desse modo, essa grande franquia explica a tradição da sua cidade de origem.

3 – Coxinha e Bolinho de Jaca

A coxinha de jaca e o bolinho de jaca foram criados no meio rural da cidade de Salto. Dona Orlandina é uma das pioneiras da receita.

4 – Torresmo

Para quem é fã de torresmo, não pode deixar de experimentar o torresmo do Bortolucci. Eles fritam pedacinhos da pele/couro do porco e fica bem sequinho e pururuca.

5 – Bife à Parmegiana

O bife à parmegiana é um prato bastante apreciado no interior do estado de São Paulo. Em Salto não seria diferente, sendo muito consumido tanto por saltenses quanto turistas.

6 – Comida Italiana

A comida italiana é muito encontrada na cidade e até mesmo um símbolo de comemoração no dia do aniversário de Salto.

Salto é conhecida por sua Festa Ítalo-Saltense. A mesma é comemorada no aniversário da cidade e é repleta de comidas italianas. Assim, como tradição, é uma comemoração à colônia italiana que se habita no município.

Entre os pratos mais populares italianos que fazem sucesso na cidade, podemos citar a pizza, o nhoque e o espaguete à bolonhesa.

7 – Comida Japonesa

Mesmo sendo um prato da culinária oriental, o yakissoba é muito encontrado no Brasil. Em Salto, é um prato muito procurado, principalmente na Festa Nipo-Brasileira de Salto que acontece na cidade.

Além do yakissoba, é possível encontrar também diversas variedades de sushis, sashimis e outros pratos típicos da culinária japonesa. Na cidade há vários restaurantes que se destacam, como o Ichiban, Koyama Sushi, entre outros.

8 – Pão de Torresmo

Em Salto também é tradição o pão de torresmo da Padaria Aliança, que é muito apreciado pelos saltenses e visitantes da cidade.

9 – Sorvetes

O sorvete não poderia ficar de fora da nossa lista. Em especial, o da Sorveteria Líder, que desde 1960 fabrica os mais consumidos sorvetes de Salto.

No cardápio, os de iogurte com amora, leite ninho trufado e torrone, são os destaques.

10 – Fuá-fuá

Por último, mas não menos importante, o fuá-fuá da Casa Aliança. Ele é um dos doces mais tradicionais e procurados no município.

Ele é feito com massa de pão de ló bem fininha e é recheado com creme alpino, inglês e de morangos. Muito apreciado por todos.

 

O que achou da nossa lista? Conte pra gente nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Krep’s Café
Foto Destaque – Legenda: Empadas fritas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens