Automação Comercial

Como limpar frigideira antiaderente

Banner Sinergia Brazil
Banner Rancho do Pescador
Banner Melhores Cursos Online

Antes de mais nada, saiba que as frigideiras de boa qualidade costumam não queimar e ter uma fácil remoção das sujeiras, portanto, não deixe de conhecer as 10 melhores frigideiras antiaderentes de 2022. E então, veja a seguir como limpar sua frigideira antiaderente da forma correta e tenha uma durabilidade deste utensílio ainda maior.

Banner Espaçamento

Como limpar frigideira antiaderente


Queimada por dentro

Para limpar uma frigideira queimada por dentro você vai precisar de uma bucha, detergente neutro, papel toalha e vinagre branco. Primeiro, você deve cobrir o fundo da panela com o detergente neutro. Depois, você deve encher a frigideira com água morna até o limite da parte queimada.

Em seguida, coloque duas folhas de papel toalha por cima e mergulhe-as na água. Deixe a mistura agir ao menos 15 minutos, tire o excesso da sujeira com o papel toalha e passe água corrente para finalizar a limpeza.

Para terminar, coloque 3 gotas de detergente neutro, uma colher de sopa de vinagre branco e, com a panela ligada no fogo baixo, esfregue o interior do utensílio.


Gordura queimada por fora

Para limpar uma frigideira queimada de gordura por fora você vai precisar de um recipiente, bicarbonato de sódio, palha de aço, sabão de coco em barra, sal e vinagre branco. Para limpar primeiro você deve despejar dentro do recipiente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, duas colheres de sopa de sal, 10 colheres de sopa de vinagre branco e, em seguida, misturar bem todos os ingredientes.

Após, você deve umedecer a palha de aço na mistura e esfregar no lado externo queimado da panela. O segredo não é força, mas sim encontrar o jeito certo de fazer com que a sujeira saia. Se desejar, você pode também esfregar sabão de coco no lugar queimado, para intensificar a limpeza.


Como conservar uma frigideira antiaderente

A conservação é uma das palavras-chaves para a durabilidade de uma frigideira antiaderente, e para realizar essa manutenção corretamente é importante prestar atenção em alguns detalhes, como realizar o processo de cura, evitar choques térmicos, não deixar a comida grudar na panela, evitar de utilizar utensílios cortantes, entre outros.

Outro erro comum durante a limpeza do teflon de uma panela antiaderente é a utilização de facas, colheres ou outros utensílios de metal e cortantes. Utilizar esses objetos podem danificar o teflon ou até mesmo dar perda total no material, já que eles podem riscar ou cortar a antiaderência da frigideira.

O ideal é a utilização de utensílios de plástico ou de silicone para a remoção de restos de comida e de sujeiras da frigideira. Para a absorção de óleo e resíduos de comidas, é preferível que se utilize folha de papel toalha.


O que é o material antiaderente?

O material antiaderente foi descoberto de forma acidental no ano de 1938, pelo químico Roy Plunkett, enquanto o profissional buscava por alternativas para o líquido refrigerante freon, a serviço da companhia química DuPont.

Quando Plunkett congelou e comprimiu um gás incolor e inodoro chamado tetrafluoretileno, o resultado foi uma substância sólida branca com baixo poder de atrito e que recebeu o nome de politetrafluoretileno (PTFE).

A DuPont registrou o PTFE com o nome de teflon e a substância passou a ser utilizada na criação de utensílios para cozinha, após 20 anos de existência, seguindo presente nestes materiais até os dias de hoje. Saiba que a Tramontina possui uma linha específica de panelas antiaderentes e com um dos melhores custos-benefícios do mercado. Confira as 10 melhores panelas Tramontina de 2022 e escolha a opção de qualidade para a sua cozinha.


Saiba como limpar a frigideira antiaderente e deixe suas panelas limpas!

Agora que você chegou ao fim desta matéria, temos a certeza que já tem todas as informações necessárias para realizar a limpeza da sua frigideira antiaderente de maneira correta, além de que aprendeu também os passos essenciais para conservação do material.

Não se esqueça ainda das dicas sobre como limpar queimaduras internas na frigideira e manchas de gordura, importância de se fazer o processo de cura da panela, além do que você precisa evitar como choques térmicos, usar utensílios de metal e cortantes, utilizar materiais abrasivos, entre outros.

Por último, não deixe de conhecer opções de panelas de qualidade e de fácil limpeza em os 10 melhores jogos de panelas de 2022!

 

Foto Destaque: Shutterstock/Banco de imagens

Banner Melhores Cursos Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × 3 =