» Início » Técnicas » Habilidades Básicas » Passo a passo de como organizar e limpar a geladeira

Passo a passo de como organizar e limpar a geladeira

por | fev 28, 2022 | Habilidades Básicas, Parceiros, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O primeiro passo a se tomar para organizar sua geladeira é limpar todas as prateleiras e descartar a comida vencida que vive esquecida. Leia abaixo algumas dicas para armazenamento e faça com que seus mantimentos estejam sempre frescos.

Dicas de armazenamento


Limpe tudo e guarde em potes com tampa

Assim que for retirado todo o conteúdo das prateleiras, gavetas e portas, você pode finalmente começar a passar um paninho com detergente ou sabão neutro pelos compartimentos para fazer a higienização do interior da geladeira e evitar a proliferação de bactérias que fazem com que a comida estrague mais rápido.

O ideal é que todos os mantimentos sejam armazenados em embalagens seladas a vácuo, mas sabemos que isso não é possível para os ingredientes comprados em feiras ou em bandejas. 


A primeira prateleira

A primeira prateleira é a mais alta e próxima ao freezer, por conta disso, este compartimento costuma ter uma temperatura mais baixa em comparação às outras fileiras, com exceção das geladeiras inverse. Para aproveitar a prateleira mais fria, o ideal é que os embutidos, queijos, carnes e os ingredientes que possuem prazo de validade mais curto sejam armazenados nas divisões mais altas.

Por outro lado, guardar frutas ou vegetais neste compartimento deve ser evitado, pois esse tipo de alimento não costuma aguentar temperaturas mais frias e tendem a estragar com mais facilidade.


A prateleira intermediária

Assim como as prateleiras inferiores, os compartimentos intermediários devem ser usados para armazenar a comida que não necessite de uma refrigeração constante. Uma ótima recomendação é utilizar este espaço para guardar os enlatados e as garrafas de refrigerante.

Uma dica legal é empilhar os potes na vertical para aproveitar o máximo de espaço possível, assim você vai conseguir guardar todos os mantimentos com tranquilidade e sem a preocupação de que a geladeira esteja sempre muito cheia.


A porta da geladeira

Guardar os mantimentos na porta da geladeira demanda uma atenção muito grande, afinal, este é o local que mais é afetado com a variação de temperatura com o abre e fecha do eletrodoméstico, sem contar na sua fragilidade e não ser ideal para guardar produtos muito pesados.

Para a porta, a nossa recomendação é guardar jarras de bebidas, como a água e o suco, e outros mantimentos simples para o café da manhã como o pote de requeijão, manteiga e conservas. Confira as 10 melhores geladeiras inverse de 2022 e não deixe de conhecer as outras vantagens!


O espaço extra frio

O espaço extra frio é o freezer, e este é o compartimento que muitas pessoas costumam reclamar por nunca sobrar espaço e conseguir manter uma organização adequada. A nossa dica principal é separar os produtos por tipos de alimento.

Na prática, você pode colocar os ingredientes crus separados dos prontos, de forma que a comida de uso imediato pode ser guardada mais ao fundo no freezer por possuir data de validade mais longa e assim por diante.


Como manter a geladeira organizada

Finalmente com a geladeira toda organizada, agora só falta conseguir manter os produtos sempre em ordem e fáceis de achar ao abrir a porta do eletrodoméstico. Veja a seguir as nossas dicas para não perder a organização com o tempo de uso.


Deixe os alimentos à vista e anote as validades

Sabe aquela comida que estava atrás de algum pote e acabou estragando porque você não o via ao abrir a geladeira? Isso acontece mais frequentemente do que você imagina e uma maneira para evitar o seu esquecimento é manter a organização dos alimentos de forma que toda a comida fique visível.

Uma outra dica para não acabar passando a validade dos ingredientes e desperdiçar, é anotar as validades dos produtos quando os mesmos não possuem essas datas. Muitas pessoas têm o costume de comprar comidas caseiras e esse tipo de alimento é mais difícil de vir com a data de validade.


Organize a geladeira por vida útil do alimento

Assim como demos a dica de organizar o freezer por ordem de validade, com o interior da geladeira não deve ser feito de forma diferente. Manter a vista os produtos que irão estragar mais rápido é uma maneira de chamar a sua atenção para consumir esse alimento com prioridade.


Saiba como organizar a geladeira e facilite seu dia a dia!

Chegamos ao final do texto e com a leitura desta matéria, você viu as dicas mais importantes e práticas de como organizar a geladeira, visando sempre manter os produtos à vista e evitando assim que a comida estrague com facilidade. Falamos sobre como higienizar e manter o seu interior sempre limpo, bem como os macetes para aproveitar todo o espaço das prateleiras de forma bastante versátil.

Caso esteja pensando em trocar a sua geladeira também, não deixe de conferir as  10 melhores geladeiras de 2022!

 

Foto Destaque: Canva

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens