» Início » Parceiros » Telefones úteis em SP que você precisa ter sempre por perto

Telefones úteis em SP que você precisa ter sempre por perto

por | fev 3, 2022 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Existem alguns telefones úteis em SP que servem para diversas ocasiões. Acredite, vale a pena ter esses números salvos em sua agenda e/ou em sua mente para eventuais intercorrências.

Alguns números são de extrema importância para a população em cidades muito populosas, como é o caso de São Paulo.

Nesta matéria iremos mostrar os principais números de telefone que você precisa ter em sua agenda caso resida em SP, para que você não fique na mão em hipótese alguma.

Poupatempo SP

O programa Poupatempo foi implantado em São Paulo no ano de 1997, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços públicos.

Com o passar dos anos, o programa se modernizou e agora, além das unidades físicas, também existe o aplicativo Poupatempo Digital e o site, com mais de 150 serviços eletrônicos, que funcionam 24 horas por dia.

Os serviços oferecidos pelo Poupatempo são os seguintes:

  • Documentos pessoas: carteira de trabalho e previdência social (CTPS), carteira de identidade (RG), alistamento militar, atestado de antecedentes criminais, cadastro de pessoa física (CPF), título de eleitor e outros;
  • Habilitação: renovação de CNH, multas de trânsito e mudança de categoria;
  • Emprego e trabalho: cadastramento de currículo, carteira de trabalho, seguro desemprego, empréstimo para empreendedores e outros;
  • Veículos: alteração de endereço ou transferência de localidade do veículo, licenciatura anual de veículo, transferência de proprietário e outros;
  • Moradia: água, luz, esgoto, obras públicas, impostos e taxas, serviços na área da educação, assistência social, vigilância sanitária e muitos outros serviços.

Caso precise entrar em contato com o Poupatempo, você precisa ter salvo em sua agenda os seguintes contatos:

  • (11) 4135-9700 para falar da capital e Grande São Paulo, ou;
  • 0300 847 1998 para falar dos demais municípios de SP;
  • Se você for ligar de celular, o número é (11) 4135-9700 para todos os municípios de SP.

Vale lembrar que esses números telefônicos estão disponíveis 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.


Enel

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa de distribuição de energia elétrica em todo estado de São Paulo. Além de atuar em SP, a Enel possui centros de distribuição no Rio de Janeiro, Goiás e Ceará.

Atualmente, a Enel SP é conhecida por ser a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina, atendendo 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, inclusive a capital.

Se você mora em SP ou em algum dos municípios onde a Enel fornece energia, certamente você precisará dos telefones da ENEL, que são os seguintes:

  • 0800 72 72 120 – Central de Relacionamento Enel São Paulo;
  • 0800 77 28 626 – Central de Relacionamento Enel São Paulo para Deficientes Auditivos;
  • (11) 2185-2734 – Ligações de Emergência Fora da Área de Concessão.


Sabesp

Fundada em meados de 1973, a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – é considerada uma das maiores do mundo nas funções que executa, sendo que fornece água, coleta e tratamento de esgoto para mais de 300 municípios do estado de SP.

Se você deseja falar com a central de atendimento da Sabesp referente ao interior e litoral de SP, deve discar o número 195 para serviços de emergência que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Outro número disponível para essa mesma região é o 0800 055 0195 e o 0800 016 0195 para deficientes auditivos e de fala. Para os serviços não emergenciais o atendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 13h.

O número da capital e regiões metropolitanas de SP é o 195 para emergências (24 horas por dia, todos os dias da semana) e o 0800 011 9911 que funciona de segunda a sexta, das 7h às 21h e aos sábados, das 7h às 13h.

Para deficientes auditivos e de fala o número é 0800 777 3700, porém este só funciona até às 18h de segunda a sexta e aos sábados, segue os mesmos horários dos demais números telefônicos.

Telefones úteis em SP que você precisa ter sempre por perto

Crédito: Pexels/Banco de imagens


Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) é responsável pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como: promover educação no trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar atividades relacionadas à habilitação, gerencia e arrecada multas obtidas no estado, entre outras funções.

Se você precisa entrar em contato com o Detran, pode acioná-lo pelo programa Poupatempo de SP ou ligar para (11) 3322-3333 para falar da capital e municípios com DDD 11. Para falar das demais localidades ligue para 0300 101 3333.

O atendimento de ambos os números funciona de segunda a sexta-feira, no período entre 7h e 20h, e aos sábados de 6h30 às 15h.


CPTM

No ano de 1992 foi criada a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos que possuía o objetivo de explorar os serviços de transportes sobre trilhos.

Atualmente a CPTM tem 94 estações e transporta cerca de 3 milhões de passageiros por dia. Possui cerca de 273 km de linhas ativas e atende 23 cidades.

Para falar com a CPTM basta discar o número 0800 055 0121.


DER

O Departamento de Estradas de Rodagem é uma autarquia do estado responsável por conservar, manter e administrar as rodovias e estradas estaduais, com personalidade jurídica própria e autonomia administrativa e financeira.

Se você deseja informações que sejam competência do DER, disque 0800 055 5510 para rodovias e emergência e para multas e recursos disque o número (11) 3311-1718.


EMTU

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo é uma empresa que fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas de São Paulo. Ao todo, são 134 municípios controlados pela EMTU de SP.

Se você deseja informações sobre a EMTU, deve discar o número 0800 724 0555.


Polícia Militar

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) é a principal responsável por manter a preservação da ordem pública no estado.

Algumas das missões da PM do estado de SP são: proteger as pessoas, cumprir e fazer cumprir as leis, combater o crime, preservar a ordem pública e outras.

O número da Polícia Militar é algo que deve estar sempre ao nosso alcance, pois nunca sabemos quando vamos precisar.

Dessa forma, para entrar em contato com a Polícia Militar de SP basta ligar para o número 190 de onde você estiver.


Defesa Civil de SP

A Defesa Civil é responsável por ações preventivas e prestação de socorro em casos de desastres no estado de São Paulo.

O número de contato para acionar a Defesa Civil do estado de São Paulo é (11) 2193-8888.


Bombeiros

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo ou CBMESP tem o objetivo de executar as atividades da Defesa Civil, ou seja, eles são responsáveis pelas ações de prevenção e combate a incêndios, buscas no geral, salvamentos e socorros públicos, entre outras.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros de SP é o maior e mais efetivo do Brasil e da América Latina, e para entrar em contato com eles basta discar o número 193 e você será atendido por um dos ramais do batalhão.

 

Foto Destaque: Pexels/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens