» Início » Cozinhas » Na gastronomia, as vestimentas também importam: saiba o que usar na cozinha

Na gastronomia, as vestimentas também importam: saiba o que usar na cozinha

por | jan 24, 2022 | Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Utilizar vestimentas corretas na cozinha é extremamente importante em diversas situações. O famoso chapéu de cozinheiro, mais conhecido como “toque blanche” (touca branca, em francês), é popular entre os chefs, e trata-se de um equipamento imprescindível na cozinha. A também famosa dólmã, que também é muito comum, traz a identificação do funcionário, principalmente em restaurantes e estabelecimentos de modo geral.

Usar uniforme na cozinha não serve apenas para identificar o profissional, mas também é uma forma de proteção contra os riscos de cozinhar. O chapéu de cozinheiro ajuda a absorver a umidade da testa, além de evitar que caia cabelo e também pelos na comida dos clientes. Os uniformes de cozinha são compostos por chapéu, dólmã, avental, calça xadrez e sapato de segurança, e possuem uma grande importância.

Adotar um uniforme é essencial também no aspecto da higiene, pois para setores alimentícios, foi estabelecida a RDC nº 216, sancionada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que visa à conservação de vestimentas limpas e conservadas. A recomendação é de que os uniformes sejam trocados diariamente e que o uso seja exclusivamente dentro dos locais de cozinha.

Leia mais: Venda de comida caseira: o que é preciso adaptar em nossa cozinha?

As vestimentas são importantes para cozinhar em todos os lugares. É claro que não é necessário utilizar uniforme dentro de casa, porém adotar uma roupa mais adequada garante uma boa experiência na hora de cozinhar. Recomenda-se que se prenda bem o cabelo e utilize uma touca, para evitar que caia na comida. Usar um macacão jeans, por exemplo no caso das mulheres, com avental, além de retirar pulseiras e brincos, evita que caiam dejetos na comida.

Outra dúvida que muitas mulheres possuem é se podem usar saias na hora de cozinhar. A norma regulamentadora da Anvisa não proíbe explicitamente o uso de saias, portanto cabe ao bom senso do estabelecimento proibir ou autorizar. Recomenda-se que evite o uso, pois a cozinheira ou o profissional de cozinha podem estar sujeitos a queimaduras e acidentes em uma eventual queda de panela, entre outros acidentes que podem ocorrer.

Fazer a higienização pessoal antes de colocar o uniforme é extremamente necessário para evitar contaminação nos alimentos. Utilize luvas, principalmente, na preparação de comidas de alto risco, como saladas, sanduíches, ao usar os melhores fogões de 4 bocas, entre outros, em que é necessário o uso das mãos. Após efetuar o preparo das comidas, descarte as luvas no lixo.

Os tecidos do uniforme devem ser de algodão natural ou poliéster, pois são mais leves e permitem ventilação. Geralmente, eles são mais confortáveis e fáceis de usar. Utilize sapatos fechados, que possuem solas que não derrapam. Uma boa dica é utilizar um avental de algodão por cima da roupa, pois a proteção será redobrada ao cozinhar.

 

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens