» Início » Áreas » Ambientes » Venda de comida caseira: o que é preciso adaptar em nossa cozinha?

Venda de comida caseira: o que é preciso adaptar em nossa cozinha?

por | out 6, 2021 | Ambientes, Áreas, Empreendedorismo

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Empreender tem sido a opção mais adotada pela maioria dos brasileiros, que sonham em conquistar sua independência financeira, ou pretendem complementar sua renda com algo seu. A popularização dos apps de serviços de entrega e venda de comida e alimentos tem feito com que a área cresça mais a cada dia e chame a atenção de quem quer começar seu negócio dentro de sua própria casa!

Leia mais: Atenção para as exigências da Vigilância Sanitária

Para quem pretende cozinhar em casa, é importante saber que algumas adaptações deverão ser feitas não só para a otimização do serviço, mas também porque a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) exige que alguns padrões sejam seguidos em cozinhas de qualquer porte. Todas as orientações estão dispostas na Cartilha da RDC nº 216, porém aqui apresentaremos as mais relevantes, para que você já saiba por onde começar.

Antes de mais nada, é necessário que a equipe se atente às paredes e ao chão da cozinha. Os azulejos devem ser claros e os pisos, antiderrapantes. Além de evitar possíveis quedas, as peças claras ajudam a evidenciar a limpeza do ambiente – é imprescindível que a higiene seja a maior preocupação da equipe – e a trazer claridade e sensação de amplitude para o espaço.

Quanto à iluminação, lustres e plafons devem estar higienizados e a uma altura de, no mínimo, dois metros do fogão e da pia, evitando que respingos de comida (e água) entrem em contato com eles e que algum tipo de acidente venha a ser causado por conta disso.

Uma opção sustentável é manter as janelas sempre abertas – além de fazer com que o ar circule no ambiente, junto de uma coifa (objeto que deve ser instalado para evitar que a fumaça aqueça e umedeça o ambiente), elas evitam a umidade e que o cheiro da comida se espalhe por toda a residência. O uso de tela mosquiteira na janela também seria recomendado.

Como foi citado, prestar atenção na higienização do local, dos produtos, da armazenagem e da própria equipe é o passo mais importante de toda a produção. Mexer com alimentos exige cuidados múltiplos, e grande parte do desempenho – e do resultado – satisfatório deriva exatamente da limpeza durante o processo.

Produtos melhor higienizados evitam possíveis problemas à produção e aos clientes, assim como um ambiente limpo, além de passar maior segurança, não expõe ninguém a riscos relacionados à falta de limpeza.

Em suma, nossas dicas ressaltam que, com carinho e cuidado, a garantia de que seu negócio decole é evidente! Como foi citado, ressaltamos que o empreendedor deve buscar informações junto às cartilhas da Anvisa e preparar seu ambiente para desempenhar sua proposta da melhor forma. Depois de feito o necessário, basta aproveitar essa fase, com dedicação e amor pelo que está sendo feito!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens