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Entenda como aplicar o conceito de Loja Inteligente em sua empresa

por | dez 21, 2021 | Administração, Áreas, Parceiros

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A Loja Inteligente para sua empresa será um fator benéfico não somente para o gestor e os funcionários, mas principalmente aos clientes, que realizaram visitas diárias para conferir produtos, novidades e claro, o fato de haver uma tecnologia que os permite pagar sem a necessidade de estar inserido em uma fila grandiosa que poderá levar a perder mais tempo.

Além da automação de marketing ser importante para otimizar sua loja, contar com excelentes fornecedores de produtos é de extrema importância para o seu negócio!

Consumidores não gostam de permanecer por muito tempo presos nas filas de lojas, portanto, a Loja Inteligente é ideal para haver um melhor aproveitamento do dia.

Além de gerar uma sensação totalmente nova e agradável no cliente, de modo a utilizar o estoque de produtos com eficiência.

O que é Loja inteligente?!

Este conceito é simplesmente uma referência para dispositivos e outros softwares que dão permissão às empresas para conseguirem automatizar um excesso de atividades, de modo que dê ao cliente experiências no ato de compra sempre positivas.

Através de sensores, etiquetas que contam com radiofrequência, dentre outras categorias de tecnologia, as lojas inteligentes conseguem realizar aprimoramentos no gerenciamento de estoque, diminuir filas em seu caixa, além de conseguir gerar dados extremamente importantes sobre as compras dos consumidores e seus comportamentos.

A Zaitt é um mercado presente na cidade de São Paulo que se inspira totalmente neste tipo de loja inteligente.

Neste caso, os clientes realizam o cadastro pelo aplicativo da própria empresa, e no momento da compra, será necessário apenas escanear o QR Code e concluir com o reconhecimento facial para entrar, de modo que o pagamento seja debitado de maneira automática quando sair do local.

Tal praticidade exige que o empresário tenha o conhecimento correto de como conseguir fornecedores confiáveis para suprir a demanda.

Afinal, um modelo de negócio rápido como o da Loja Inteligente, que atrai um número significativo de clientes todos os dias, acaba por levar a um fluxo grande no estoque, o que reforça a necessidade de se manter uma boa relação com o fornecedor, de maneira que nunca faltem mercadorias.


Como a Loja Inteligente pode te beneficiar?

Entenda como aplicar o conceito de Loja Inteligente em sua empresa

Crédito: Banco de imagens

A primeira vantagem de recorrer a este método seria por conta da tecnologia e suas soluções, que costumam chamar mais atenção dos clientes, sendo extremamente curiosos e amantes da boa tecnologia.

Perceba que, caso o cliente consiga realizar os pagamentos de suas compras sem precisar perder tempo na fila de caixas, será outro ponto forte para conseguir o fidelizar e garantir que seu retorno aconteça outras vezes, além de recomendar sua marca para outras pessoas.

Saiba quais os principais benefícios de se ter uma loja Inteligente, no que isso auxiliará você e como facilitará a vida dos consumidores, da sua equipe, além de se manter sempre informado com dados mais organizados. Confira:


Foco nos clientes

Para oferecer novas e boas experiências com uma loja inteligente, focar no cliente é extremamente importante para sempre haver um atendimento melhor e personalizado. Saiba que será sempre necessário focar em tudo o que o cliente precisa.

Tenha como principal foco procurar oferecer sensações distintas no ato da compra e no pós-venda em sua loja inteligente, para que exista a possibilidade dele retornar outras vezes, apenas para aproveitar o tratamento diferenciado de sua loja.


Desenvolvimento na cadeia de suprimentos

Saiba que desenvolver adequadamente sua cadeia de suprimentos será um passo muito importante para conseguir que a sua loja inteligente tenha sucesso no futuro, principalmente ao mencionar sobre integração de estoques das lojas físicas ou virtuais.

Nesse mesmo sentido, torna-se necessário contar com um excelente catálogo de fornecedores e outros parceiros para a sua loja inteligente.

Lembrando que estes fornecedores precisam ser confiáveis, além de auxiliar a ter total eficiência em todos os processos, que podem envolver apenas a entrega de um produto para as lojas ou apenas o envio ao consumidor.


Investimento em novas tecnologias

Não se esqueça de investir em ERP e CRM, que servirão para automatizar serviços mais básicos, além de ser viável apostar em outras tecnologias para conseguir haver um aprimoramento com todos os seus clientes.

Recorra à Inteligência Artificial, que costuma ser utilizada para auxiliar a empresa a compreender o comportamento de cada cliente, além de oferecer os produtos corretos de acordo com sua preferência apresentada nos históricos de compras.

Sem falar que a IA será o coração da sua loja inteligente, pois se trata de um sistema automatizado, o que exige sempre o conhecimento do que há de mais novo em termos de tecnologia.


O que seria o ERP?

Esta sigla significa Enterprise Resource Planning, que traduzido seria algo como Planejamento de Recursos da Empresa.

De maneira mais simples, a sigla consegue configurar grupos de tarefas para uma empresa X que necessita de um gerenciamento, e tal administração será conduzida por pessoas capacitadas neste meio, além de ocorrer uma otimização específica através de softwares.

Atualmente a competitividade existente no mercado faz com que todas as áreas de atuação implementem sistemas para uma questão de sobrevivência.

Um dos principais desafios de todas as empresas é, de fato, controlar os procedimentos internos corretamente, bem como o fluxo das informações e outros membros presentes na companhia.

Antes de fazer parcerias com novos fornecedores, é importante compreender a capacidade das empresas para se organizarem adequadamente e é algo que costuma dizer muito sobre elas.

O ERP garante que a organização ocorra diariamente no ambiente de trabalho, assim como, na prática, deve-se haver registros de informações dos fornecedores, funcionários e outros dados importantes para uma empresa.

O ERP é extremamente seguro e confiável por conta de suas informações, pois além de se tratar de uma ferramenta muito mais robusta, sua integração nos departamentos se tornará segura e todos os funcionários possuem informações detalhadas em um único clique.


O que seria o CRM?

CRM seria Customer Relationship Management que significa simplesmente Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Este termo, portanto, significa melhorar a relação de uma empresa com seus clientes, visto que existem diversos recursos que auxiliam atingir tal resultado através da organização de informações em um único lugar.

Em prática, o CRM possui forte impacto em estratégias de marketing, assim como nas vendas, suporte e outros tipos de setores presentes dentro de uma empresa.

Com um software que auxilia o acesso de informações sobre seu prospect se tornará mais fácil, porque após o cadastro dos clientes e ter todas as informações registradas no sistema, será possível perceber que o CRM se tornou o braço direito da empresa justamente por conta de suas soluções.

O CRM é ideal para se ter uma visão melhor de seu negócio, visto que os empresários possuem uma visão um pouco mais limitada com relação aos processos e outras ações da equipe.

Esse sistema é perfeito para centralizar informações de todos os colaboradores, a qualquer hora e em dispositivos distintos.

A produtividade sustentável será alcançada por conta do CRM, que traz melhorias para a comunicação e criação de diversos processos.

Isso porque este sistema conseguirá aumentar a produtividade do negócio, dado que consegue otimizar as horas de trabalho de todos os funcionários.

Acompanhe o desempenho em tempo real, já que a saúde da empresa nem sempre dará algum tipo de sinal de que começou a enfraquecer.

Portanto, não se preocupe em fazer análises mais detalhadas, porque o CRM será o responsável por realizar este serviço.

O CRM será aquele quem dará informações para obter bons resultados, além de apresentar melhorias que devem ser feitas com o cliente para haver um relacionamento mais forte.

Tenha sempre foco de ter uma boa relação com o cliente, porque é uma das peças mais importantes para o seu negócio.


Conclusão

O conceito de Loja Inteligente ser inserido em sua empresa se tornará um forte aliado ao que se diz respeito de clientes, organização de dados, melhoria nas funções de cada colaborador, e o próprio gestor será um dos grandes beneficiados por esta tecnologia. Afinal, diante da correria diária, um meio de venda rápido e eficiente irá chamar a atenção de muitos consumidores.

Bons negócios!

 

Foto Destaque: Banco de imagens

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