Banner Teknisa

5 dicas para montar e decorar os seus pratos

Banner WhatsApp e Telegram
Banner Rancho do Pescador
Banner Curso Beca Milano

Os pratos de comida devem ser bem decorados, caso contrário, os mesmos acabam se tornando pouco interessantes aos olhos de quem irá apreciar aquela receita.

Desse modo, separamos algumas dicas para que você possa decorar os seus pratos e deixá-los mais atrativos.

Banner Espaçamento

Decorar um prato é essencial?

Não é uma regra, mas é algo mais prazeroso para quem vai apreciar a refeição.

Nesse sentido, podemos pensar em quadros decorativos para sala, sem eles o ambiente acaba ficando sem graça e pouco prazeroso para estar. Da mesma forma acontece com uma receita, quando vemos um prato sem estar montado e decorado, parece pouco apetitoso.

Sendo assim, é um fator que ajuda para que o seu prato se torne desejado pelas pessoas. Sem contar que é um ponto de grande importância para você que deseja divulgar o seu trabalho nas mídias sociais.


Dicas para decorar e montar os seus pratos


1 – Enquadramento e alinhamento

O primeiro passo é harmonizar os elementos que estarão dentro do prato. Estes elementos devem estar distribuídos como uma obra de arte.

Cuidado, pois os elementos que estiverem dentro do prato devem ser todos comestíveis. Sendo assim, nada de colocar enfeites desnecessários.

Além disso, busque variar nas cores, formas e texturas, pois isso pode impressionar os olhos de quem vai apreciar aquele prato.


2 – Aplique a regra dos terços

Esta regra é muito utilizada na fotografia, mas também serve para decorar e harmonizar um prato. A mesma ajuda a distribuir os elementos de um prato, deixando de uma forma mais organizada.

Leia mais: 5 dicas de como fazer fotografia na gastronomia usando o celular


3 – Cuidado com o prato

O prato deve estar limpo e em bom estado. Para isso, evite louça riscada, trincada e muito mais. Nada adianta um prato perfeitamente equilibrado e montado com os objetos em péssimo estado.

Sendo assim, tenha mais atenção em relação a estes fatores, pois influenciam diretamente no visual final.


4 – Sirva os molhos e purês de uma forma mais correta

Os molhos e purês podem ser servidos em um pequeno pote com porcelana branca. Além disso, outra forma em que pode ser servido é fazendo riscos ou círculos com o molho sobre o prato. Esta é uma forma completamente sofisticada e diferenciada de servir o molho ou purê.


5 – Cuidado com uso das ervas e vegetais

Estes alimentos oferecem um maior frescor ao prato. Sendo assim, impactam diretamente no sabor da receita, mesmo que colocado apenas como decoração no prato.

Desse modo, é importante que você sempre identifique se as ervas e vegetais vão fazer uma harmonização e valorizar o paladar do elemento principal da receita.


Dicas extras

As cebolinhas e os cerefólios fazem a combinação perfeita com peixes. Já o alecrim e tomilho, podem estar com carne e frango. Além disso, a salsinha faz uma combinação perfeita com diversos pratos.

Para saladas, a dica é que você tire os talos e rasgue as folhas com as mãos. Ainda as folhas devem forrar o prato e os alimentos devem fazer um desenho simétrico em cima das mesmas, para deixar o prato mais bonito e harmonioso.

 

Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

Banner Cursos de Confeitaria Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + um =