» Início » Áreas » Empreendedorismo » 5 dicas de como fazer fotografia na gastronomia usando o celular

5 dicas de como fazer fotografia na gastronomia usando o celular

por | dez 15, 2021 | Áreas, Empreendedorismo, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quando falamos que na gastronomia também é necessário levar em conta a fotografia, muitas pessoas pensam que é necessário ter uma câmera profissional para isso.

Mas, venho informar que você pode fazer ótimas fotos com apenas o seu celular e compartilhar seus pratos ou alavancar o seu negócio gastronômico.

Com um grande número de pessoas em casa, as mesmas passaram a se aventurar na gastronomia.

Além disso, sabemos que compartilhar nossas criações é algo prazeroso, sem contar que pode servir para fazer a divulgação do seu negócio também, para algo mais profissional.

Então, separamos algumas dicas, para que você possa compartilhar suas criações caseiras. Para suas fotos você pode usar o LgK12 ou até mesmo outro modelo de celular da sua preferência e técnicas de fotografia profissional, sem equipamentos técnicos.

Dicas para fotografia na gastronomia


1 – Apresentação do prato

A primeira dica é que você precisa fazer um acabamento visualmente bonito para o seu prato, sabemos que o que vale é o gosto. Mas para a foto, a beleza é um dos principais fatores.

Sendo assim, é importante que você faça um bom acabamento, limpando as bordas do prato, tirando o respingo do molho e muito mais.


2 – Iluminação

Busque sempre uma luz natural para tirar suas fotos. Na fotografia, evite usar luz de lâmpadas, ou algum tipo de iluminação artificial que deixe a sua foto amarelada.


3 – Cenário

Sabemos que o cenário também é um fator de grande importância. Pensando nisso, você deve montar o seu cenário com utensílios de cozinha, alguns ingredientes que foram utilizados na receita ou até mesmo fazer uma imagem como se estivesse servindo.

Ainda, não se esqueça que um cenário muito carregado de informações pode tirar o foco principal que é o seu prato. Então, não exagere, faça um cenário mais simples e que favoreça a sua receita sempre.


4 – Cuidado com as cores

Se o seu prato tem uma predominância de verde, nada de colocar um cenário com itens da cor roxa. Utilize cores no seu cenário que estejam harmônicas com o seu prato.

Uma dica importante é que você use no máximo 3 cores diferentes no seu cenário. Além disso, evite usar estampas com cores fortes ou muito coloridas.

O melhor é que no fundo você busque sempre usar uma cor de madeira, mármore, ou até mesmo vidro, isso irá favorecer para que o seu prato tenha mais atenção.


5 – Regra dos terços

Esta técnica utilizada por profissionais, é aquela que você distribui os itens do seu cenário. Para a regra dos terços, você deve ter como ponto de partida aquela grade que fica no celular, se parece com um jogo da velha.

A grade possui 4 intersecções, cada uma é um ponto em que o seu olhar se direciona no momento de ver uma foto.

O seu prato deve ficar nos pontos de baixo, com muita predominância, pode ficar também entre eles ou logo acima. Nos pontos de cima, você deve colocar distribuídos os itens do seu cenário.


O que devo levar em consideração no momento de tirar a fotografia dos meus pratos?

Você deve ter cuidado com o ângulo, sempre é indicado que tire a foto de frente, 45° ou superior, que fica bem em cima do prato, facilitando para que a pessoa que ver a foto, consiga identificar os detalhes.

Além disso, é importante tomar cuidado com a iluminação, caso você use o flash do próprio celular, pode fazer com que a sua receita se torne pouco deliciosa ou sem graça, visualmente.

Assim, monte sempre um cenário próximo a janela ou que tenha luz natural, isso dará maior valorização ao seu prato.

Cuidado com a luz do sol. Caso o sol esteja refletindo muito no seu prato, pode deixar a sua foto feia e pouco prazerosa, facilitando para que as sombras estrague a sua imagem.

Então, busque tampar um pouco a luz do sol, seja com a janela de vidro, cortina ou algo que dificulte para que esta luz entre em contato direto com o prato.

Você também pode usar o papel alumínio para melhorar a luz de um dos lados que ficar com menor claridade.

Cuidado com as edições, use apenas para fazer correções ou melhorar algo. Ainda, atenção com os filtros ou qualquer coisa que influencie diretamente na cor do seu prato, pois no ambiente gastronômico, a cor original é um fator principal para valorizar a sua receita.

 

Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens