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Alimentação saudável na ceia de Natal

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O Natal está se aproximando e, com ele, aquela vontade de comer as comidas típicas de ceia natalina esperadas por todos, sendo um ótimo momento para reunir a família e os amigos. É um dia importante, por isso não tem problema relaxar um pouco na dieta e aproveitar; afinal, não é por conta de um dia específico que se compromete a escolha de uma alimentação saudável feita durante todo o ano.

Normalmente, a ceia natalina é associada a pratos com altos índices calóricos e fartura de comida. Mas pode ser feito com antecedência um planejamento para a escolha ideal de ingredientes, para que as receitas sejam preparadas de forma mais leve e saudável. Existem diversas opções a serem preparadas – desde entradas, pratos principais até deliciosas sobremesas.

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Procure também não ficar muito tempo sem se alimentar durante o dia. O ideal é manter uma rotina de alimentação normal, com base em proteínas e nutrientes, para que se evite o excesso de alimentos na hora da montagem do prato durante a ceia natalina e também para não chegar à noite com muita fome.

Planejar as receitas que serão elaboradas para o Natal com antecedência pode ser uma ótima forma de evitar exageros nas opções de pratos. Escolha juntamente com os seus familiares de um a dois tipos de entradas – aposte em saladas verdes, de palmito, grão-de-bico ou em uma berinjela assada. Para o prato principal, leve em consideração a escolha de uma ou duas proteínas magras com baixo índice calórico, como uma carne branca assada com guarnição e acompanhamento de legumes. E as sobremesas podem ser feitas com base de frutas, utilizando mel e castanhas, por exemplo.

Escolher pratos ricos em nutrientes, fibras e com baixo índice calórico pode ser uma ótima opção para manter a alimentação saudável mesmo durante a ceia de Natal. Outra escolha ideal é ter a opinião de um especialista, como, por exemplo, um profissional formado no curso de nutrição.

Ter uma boa relação com a comida, sabendo que cada alimento tem como função nutrir o nosso corpo como fonte de vitaminas, fibras e de satisfazer as necessidades humanas. Obter um olhar neutro para a comida pode mudar a sua relação com as refeições; e sempre que possível fazer escolhas saudáveis para a montagem dos pratos. Portanto, durante a ceia de Natal, busque aproveitar o momento para relaxar, confraternizar com a família e amigos, o importante é aproveitar esse dia com leveza, amor e equilíbrio.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

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