10 comidas típicas de São Roque

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

São Roque é um município que se localiza na região metropolitana de Sorocaba. Ela está situada no interior do estado de São Paulo. Grande parte da sua economia é do turismo presente na cidade.

A localidade possui grandes representações no turismo e principalmente na gastronomia. Diversas exposições e feiras gastronômicas são realizadas constantemente na cidade e recebe milhares de visitantes.

A região é turística, por ser uma grande representação do vinho. Ainda, a cidade é repleta de lugares turísticos e uma grande história por trás do surgimento da cidade.

Veja a seguir a nossa lista com dez comidas típicas de São Roque!

Banner Espaçamento

10 comidas típicas de São Roque


1 – Alcachofra

Alcachofra é uma planta comestível, sendo um grande acompanhamento de diversos pratos dentro da culinária de São Roque. Mas também podendo ser considerada um prato principal.

Ela é uma das maiores atrações na Expo São Roque Vinhos e Alcachofras, que acontece anualmente na cidade.

Também é possível encontrar a flor na salada, no yakissoba, à milanesa, no pastel e em diversos pratos presentes na gastronomia da cidade. Na Cantina Tia Lina você encontra pratos exclusivos, tento a alcachofra como ingrediente principal.


2 – Bacalhau ao Forno

O bacalhau ao forno é um prato típico e um dos mais procurados na região. O prato é acompanhado de brócolis, batatas, bolinhos de bacalhau e alheira no réchaud.

Leia mais: Alheira: conheça a história por trás da famosa linguiça portuguesa


3 – Pastel de Nata (Belém)

É uma grande tradição na cidade, sendo um dos pratos mais procurados por turistas que visitam São Roque.

Aos finais de semana na Quinta do Olivardo, os visitantes contam com uma atração à parte: uma pequena fábrica de pastéis de nata, além de um cafezinho passado em coador de pano, preparado em um fogão a lenha.


4 – Parmegiana de Frango

O prato é bem famoso na cidade e faz muito sucesso em diversos restaurantes, principalmente no restaurante Casa da Luiza. Sendo um dos mais procurados por diversos turistas e principalmente moradores da localidade.


5 – Espetada Madeirense 

O prato é composto de pedaços de contrafilé assado, colocados em um espeto de louro. O delicioso prato é originário de Portugal, mas está presente na culinária paulista.


6 – Renato Russo 

Sim, é o nome de um artista da cultura brasileira, presente em apenas um restaurante da cidade. O restaurante no qual recebe pratos com nomes inusitados e de artistas e até mesmo escritores, é o Cascudo. O mesmo é tradição na cidade e oferece diversos pratos deliciosos e muito procurado por turistas. 

O Renato Russo é composto por caldo de mandioquinha e camarão. Se você for visitar São Roque, deve ir até o restaurante para experimentar.


7 – Picanha 

A picanha é um prato importante na culinária da região. O local que oferece uma das melhores picanhas é o Bolinha’s Grill. O estabelecimento oferece diversos tipos de carne, sendo tradicional na localidade.


8 – Pizza 

A pizza é uma representação na culinária das cidades paulistas e em São Roque, não pode faltar.

Leia mais: Pizza: uma deliciosa paixão nacional


9 – Frutos do Mar

Além do bacalhau, os frutos do mar são pratos muito comuns na cidade, principalmente no restaurante Benê. O estabelecimento oferece diversos frutos do mar no cardápio.


10 – Vinho

Mesmo não sendo exatamente considerado como comida, o vinho é a bebida mais representativa na gastronomia da cidade de São Roque.

Além disso, ele está presente como uma das principais atrações na Expo São Roque Vinhos e Alcachofras.

Ademais, é possível encontrar na cidade várias vinícolas como a Góes, Vila Don Patto, Quinta do Olivardo, entre outras.

 

O que achou da nossa lista? Conte pra gente nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Cantina Tia Lina
Foto Destaque – Legenda: Alcachofra ao Vinagrete

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − 2 =