» Início » Áreas » História » Alheira: conheça a história por trás da famosa linguiça portuguesa

Alheira: conheça a história por trás da famosa linguiça portuguesa

por | maio 10, 2021 | Áreas, Cozinhas, História, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

As receitas guardam muitas histórias. Na gastronomia portuguesa, existem diversas receitas que refletem momentos e embates históricos que marcaram o país, como invasões e colonizações. No século 8, os muçulmanos que viviam no Norte da África invadiram boa parte da Península Ibérica, o que ocasionou diversas misturas gastronômicas que conviviam entre as guerras que separavam os povos e que hoje ainda fazem parte dos marcos gastronômicos ibéricos. Um pouco mais tarde, os católicos que voltaram a dominar o território Ibérico, após a expulsão dos mouros, passaram a perseguir judeus (os chamados “cristãos novos” na época).

A alheira, um enchido típico da culinária de Portugal, é exemplo de um prato que tem uma história, pois ela guarda a memória de diversos judeus que passaram pelo duro período da Inquisição Espanhola.

Leia mais: Conheça 5 comidas típicas de Portugal

Perseguidos, maltratados e expulsos da Espanha, os cristãos novos fugiram para Portugal, rumo à Lisboa, mas lá não puderam permanecer por muito tempo. Com novos acontecimentos históricos e perseguições contra judeus, muitos tiveram de sair do país ou se converter para o cristianismo, a fim de preservar suas vidas. Para esconder sua fé, muitos judeus acabaram se convertendo como um disfarce.

Uma comunidade localizada em Belmonte, no distrito de Castelo Branco, conseguiu esconder sua fé por mais de quatro séculos, fazendo preces hebraicas em livros cristãos e combinando palavras em rituais do catolicismo. Como os judeus não consomem carne de porco, também tiveram de adaptar suas refeições – e daí nasceu a alheira de Mirandela, nas montanhas de Trás-os-Montes, onde moradores conservavam salsichas de porco para consumir no inverno. Para adaptar a receita, os judeus fizeram uma salsicha composta por pão e frango, de forma a enganar visitas.

Hoje um alimento típico da culinária portuguesa, a alheira é um dos pratos mais comuns de se encontrar em restaurantes e lanchonetes de Portugal, principalmente de Lisboa. Atualmente, é possível cozinhar a alheira com carne de porco, deixando o passado histórico de repressão para trás. Outras adaptações também podem ser feitas, como fazer alheira com carne de caça ou mesmo vegetariana, somente com legumes.

Leia mais: A influência portuguesa em nossa cultura

No Brasil, a alheira é muito similar aos cozidos do Nordeste brasileiro, substituindo-se apenas os ingredientes e mantendo o processo de cozimento. Afinal de contas, o que vale é a criatividade no fogão, sem deixar para trás os traços históricos das nossas comidas.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens