» Início » Cozinhas » Internacional » Conheça 5 comidas típicas de Portugal

Conheça 5 comidas típicas de Portugal

por | ago 5, 2019 | Cozinhas, Internacional, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A culinária portuguesa possui uma grande diversidade de pratos, que são uma verdadeira obra de arte. Para você que pretende viajar para as terras portuguesas, selecionamos 5 comidas típicas de Portugal, que você deve experimentar. Confira!

1 – Bacalhau

O Bacalhau português é com certeza o prato mais consumido do país. No Vale Paraíso, é uma das refeições mais pedidas.

É possível consumi-lo cru, como se fosse um ceviche ou em forma de bolinhos. Também temos a famosa “bacalhoada”, onde o peixe é acompanhado de: ovos, azeitona, pimentões, tomates e cebola.

Aliás, a culinária portuguesa possui grande influência em nossa cultura, principalmente o hábito de não consumir carne vermelha na semana santa.


2 – Francesinha

Conheça 5 comidas típicas de Portugal

Crédito: Wikimedia

Outro prato amplamente consumido em Portugal, é um dos mais buscados pelos turistas.

A Francesinha consiste em uma mistura de: pão, queijo, presunto, bacon, bife, ovos, linguiça, que são servidos em um molho de vinho do Porto misturado com pimenta malagueta e tomates. Normalmente são acompanhadas por uma porção de batatas fritas.


3 – Pastéis de Nata

Conheça 5 comidas típicas de Portugal

Crédito: Wikimedia

No Brasil, conhecemos como os deliciosos pastéis de Belém. Porém em Portugal, eles são mais conhecidos como “Pastel de Nata”.

O doce carrega em seu nome a região onde nasceu. Muitos turistas viajam até a região de Belém, apenas para vivenciarem a tradicional culinária portuguesa.


4 – Alheira

Conheça 5 comidas típicas de Portugal

Crédito: Wikimedia

A Alheira é um prato muito conhecido em Portugal, porém é preciso ressaltar que sua origem vem dos judeus que viviam no país.

Na época da inquisição, os judeus criaram esta refeição que mais parece uma ferradura, e como não podiam consumir a carne de porco, a Alheira era uma forma de mostrar a sociedade que eles eram cristãos.

No recheio da alheira, eles colocavam: peru, galinha, carne de vaca, coelho ou pato, e enrolavam com uma massa de pão.

Com o passar dos anos, os portugueses passaram e acrescentar novos ingredientes a alheira, tais como: batatas cozidas e cobertas por azeite, grelos ou brotos da nabiça (vegetal típico de Portugal).

Os brotos da nabiça são cozidos somente com água e sal, o que mantém as propriedades do vegetal, que é rico em ferro e sais minerais.


5 – Polvo

Conheça 5 comidas típicas de Portugal

Crédito: Wikimedia

Depois de cozinharem muito Bacalhau à Lagareiro, os portugueses resolveram cozinhar o polvo da mesma forma.

Pelo menos é essa a teoria que é amplamente difundida em Portugal. Na província de Trás-os-Montes, há grande concentração do Polvo, aliás, ao invés do tradicional Peru, eles consomem o Polvo à Lagareiro na ceia de Natal.

O polvo é escolhido pelo seu tamanho, sendo recomendável pesar no máximo 1,5kg, assim você não terá problemas no cozimento. Porém, para quem não possui prática, pode cozinhar polvos pequenos, assim eles passarão menos tempo no forno.


A rica culinária Portuguesa

Como Portugal está a beira mar, é normal que se tenha o hábito de consumir frutos do mar. Mas como podemos ver, há muitas variedades de doces e pratos salgados.

Fica claro que a culinária vai muito além do famoso bacalhau e o bolinho de Belém. E você, tem preferência por algum prato Português? Há algum prático típico que você nos recomenda? Deixe suas dicas e dúvidas nos comentários.

 

Foto Destaque: Pixabay

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens