Banner Teknisa

Dicas de alimentos para ingerir à noite

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

Você já sentiu como se estivesse com seu estômago estufado na hora de dormir? Uma sensação ruim, um desconforto, acabamos virando de um lado para outro e nenhuma posição fica boa para dormir.

Os alimentos que ingerimos antes de dormir têm muito a ver com esse desconforto, por isso devemos procurar comer alimentos mais leves antes de dormir para ter uma boa digestão e poder desfrutar bem a noite de sono.

Segundo especialistas da área de nutrição, alimentos mais pesados são mais difíceis para fazer a digestão, como massas, frituras, etc. Aqui traremos dicas de alimentos que podem ser ingeridos à noite, sem medo de passar mal depois e acabar atrapalhando nossa noite de sono. Mas antes de dar essas dicas que irão ajudá-los muito na escolha do que ingerir antes de dormir, vamos falar um poucos dos alimentos que devem ser evitados, por serem “pesados” e terem difícil digestão.

Banner Espaçamento

Alimentos que devem ser evitados antes de dormir

O primeiro da nossa lista é o famoso chocolate quente, sim, sabemos que ele é muito saboroso e quase todos amam, entretanto, ele deve ser evitado por possuir cafeína, mesmo que em pouca quantidade. Mas a cafeína interfere no processo de sono, estimulando nosso cérebro a ficar ligado, o que pode causar insônia e você acabar ficando acordado a noite toda.

Carne vermelha também é um alimento que deve ser evitado, já que é um alimento que contém muitas gorduras e proteínas que são de difícil digestão. Além desses, doces, queijos, molhos apimentados e refrigerantes também devem ser evitados antes de dormir.


Alimentos
leves e de fácil digestão

As melhores indicações para o consumo noturno são legumes e verduras, pois são alimentos pobres em gordura e carboidratos, mas ricos em fibras. Dão a sensação de saciedade e possuem muitos nutrientes que são excelentes para nosso organismo.

Você pode preparar uma porção bem generosa de folhas de alface e rúcula, pode acrescentar tomates e uma pequena quantidade de legumes, pode ser batata-doce ou cenoura bem cozida.

Caso você queira optar por um jantar leve, porém mais elaborado, pode fazer um peixe grelhado para acompanhar a salada de folhas verdes e uma porção pequena de purê que seja de baixo índice glicêmico. Nutricionistas indicam que o purê seja feito com inhame ou mandioquinha-salsa. É importante ressaltar que a porção ingerida não passa de três colheres de sopa. O peixe é indicado por ser uma carne leve e ideal para ingerir no jantar, a salada de folhas são extremamente ricas em fibras e isso fará com que você sinta-se saciado durante a noite e sem vontade de dar aquela fugidinha do quarto para atacar os doces da geladeira.

Outra opção para o jantar é substituir uma refeição por um shake preparado com uma proteína em pó da marca que você goste e do sabor que mais lhe agrada.  Leite de castanhas, e aveia, junto com morango ou kiwi, pois seus índices de açúcar são baixos. O shake fica muito saboroso e é nutritivo, além de ser leve, o que não irá atrapalhar seu sono.

Outra opção é um ingerir uma combinação de vários legumes em forma de caldos. Cozinhe bem eles e, em seguida, bata no liquidificador e tempere conforme lhe agrade. O tempero é a alma da refeição, pois é ele quem dá aquele toque especial no caldo. Caso você queira poderá jogar sementes torradinhas de chia, abóbora ou girassol. Elas darão crocância.

Caso você não queira fazer uma refeição rápida, prática e que lhe deixe satisfeito antes de dormir, pode optar por ovos mexidos. O indicado por nutricionistas é que sejam utilizados de 2 a 3 ovos apenas. Uma dica que trará mais sabor aos ovos mexidos é acrescentar um pouquinho de orégano. Você pode ingerir junto com uma torradinha. Faça uma infusão de camomila para acompanhar que essa combinação fica perfeita!

Se você for uma pessoa que aprecia bons queijos e não abre mão de comer um queijo à noite, procure consumir os mais magros que facilitam a digestão. O queijo quando é usado com moderação permite que nosso corpo absorva vários nutrientes importantes para nosso organismo, como o triptofano e caseína, além de alguns estudos apontarem que o queijo ajuda a acelerar o metabolismo.

Nozes e amêndoas também são excelentes escolhas por serem saborosas e ricas em nutrientes. As nozes são de grande importância, pois possuem melatonina, que é uma substância que ajuda a dormir, já as amêndoas farão com que você se sinta satisfeito, e alguns estudos dizem que a amêndoa queima a gordura estocada em nosso corpo.

Um alimento prático e fácil, que também é muito nutritivo e de baixa caloria, é a famosa crepioca, um alimento que leva menos de três minutos para ficar pronto e é muito leve. Você pode utilizar duas colheres de tapioca, um ovo, aí é só mexer bem até se tornar uma massa homogênea. Esquente bem a frigideira antiaderente e despeje a massa. Você pode acrescentar uma fatia de queijo minas, se for do seu gosto. É uma receita rápida e fácil, ideal para quem quer ingerir algo leve e rápido.


Como montar o seu jantar ou lanche – para quem está fazendo
dieta

Uma boa opção para quem não quer sair da dieta é buscar alimentos com poucas calorias. Confira abaixo algumas dicas do que comer à noite caso esteja fazendo dieta. São alimentos leves e saudáveis. Confira!

  • Uma porção de legumes cozidos com tomates;
  • Um filé de frango com folhas verdes à vontade;
  • Uma porção de dez unidades de amêndoas ou nozes de sua preferência;
  • Um copo de iogurte natural ou desnatado com frutas vermelhas;
  • Uma fruta amassada ou iogurte natural com chia ou linhaça.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − quatro =