Banner Teknisa

4 restaurantes em São Paulo para experimentar comida africana

Banner WhatsApp e Telegram
Banner Rancho do Pescador
Banner Curso Beca Milano

A África é um continente muito grande e formado por muitos países, povos e tribos com costumes e culturas diferentes. Essa diversidade toda se reflete também na gastronomia. No Brasil, uma das maiores influências quando se fala em comida é a culinária africana.

Leia mais: A influência africana em nossa cultura

Mesmo após 133 anos da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, a população negra ainda não teve o reconhecimento de suas contribuições para a cultura brasileira. Por muito tempo, a culinária africana foi colocada à margem e suas influências foram atribuídas aos países europeus ou asiáticos.

Presente em vários temperos, caldos, tubérculos e pratos, como, por exemplo, a feijoada, a África se mostra muito ativa e influente na nossa comida. Com o crescimento da migração africana para o Brasil, principalmente para a cidade de São Paulo, mais restaurantes de culinária integralmente africana apareceram e ganharam mais espaço no polo gastronômico paulistano.

Com a reabertura dos bares e restaurantes na capital paulista, os estabelecimentos podem funcionar com 25% de sua capacidade máxima, respeitando todos os protocolos de segurança e saúde, como, por exemplo, a utilização da máscara cirúrgica.

Conheça quatro estabelecimentos de gastronomia africana para experimentar pratos desta deliciosa culinária em São Paulo.

Banner Espaçamento

Restaurantes de comida africana


1 – Biyou’z

O tradicional restaurante, localizado na República, conta com mais de dez anos de existência e apresenta os melhores pratos especializados na culinária camaronesa – país de origem da chef Melanito Biyouha. Os destaques são peixe com banana frita, fufu (bolinho de farinha de arroz) e várias opções vegetarianas, com carne bovina e frango.

A temática do Biyou’z é feita para os clientes se sentirem em Camarões. As paredes são preenchidas com várias máscaras africanas e fotografias da chef com celebridades.


2 – Congolinária

Se você está buscando comida vegana e típica da República Democrática do Congo, o Congolinária é o estabelecimento certo. Comandado pelo chef Pitchou Luambo, a comida promete agradar a todos os gostos. O nhoque de shimeji e a moqueca de banana-da-terra são os pratos principais do local.

Além de apreciar pratos deliciosos, é possível ter contato com obras do artista plástico congolês Shambuyi Wetu e desenhos que remetem à África. As novidades do estabelecimento são a linha de congelados e a entrada nos aplicativos de delivery.


3 – Mama Africa La Bonne Bouffe

Na zona leste de São Paulo, no bairro do Tatuapé, encontramos mais um restaurante de comida camaronesa. Comandado pelo chef Sam, além dos pratos tradicionais, como peixe frito com banana e cuscuz, a Mama Africa La Bonne Bouffe oferece bebidas comuns de Camarões, como sucos de hibisco com limão, gengibre e cervejas.

Para quem gosta da decoração do restaurante, formada por toalhas de chita e máscaras africanas, o local também comercializa esses itens da cultura camaronesa.


4 – Le Petit Village

O bar e restaurante Le Petit Village é conhecido por ser um ponto de encontro e diversão de imigrantes africanos. A sociabilidade está presente na cultura, na música e, principalmente, na comida servida.

O carro-chefe do local são as tilápias assadas inteiras com molhos condimentados e a famosa banana-da-terra. Outro prato característico do local são os boulettes de viande, com almôndegas de carne temperadas com cheiro-verde, pimentão e pimenta.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

Banner Cursos de Confeitaria Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + dez =