» Início » Bebidas » Enogastronomia » Harmonização de tábuas de comida: segundo pesquisa é a tendência de 2021

Harmonização de tábuas de comida: segundo pesquisa é a tendência de 2021

por | mar 19, 2021 | Bebidas, Cozinhas, Enogastronomia, Fria

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Pesquisa realizada pelo Pinterest Predicts aponta que as famosas tábuas de frios estão em alta para 2021.

A decoração de um local é, sem dúvidas, um item que chama a atenção das pessoas quando bem feita. A ambientação é capaz de dar o tom daquele momento: se o ambiente está com luzes mais baixas, tem um tom de conforto; se está com luzes e itens de decoração coloridos, dá um tom de festa e comemoração. A decoração da mesa também tem se tornado cada vez mais importante e, apesar de sutil, já é algo presente no dia a dia dos brasileiros. Uma montagem bonita e com pequenos detalhes é essencial para demonstrar afeto a uma pessoa querida.

Uma aposta das novas gerações é a volta das tábuas. Antes utilizadas para servir principalmente frios, as tábuas hoje estão servindo também doces, café da manhã e entradas, dando um toque gourmet às refeições. De acordo com o Pinterest Predicts (um relatório que prevê tendências, criado pelo próprio aplicativo Pinterest), houve um aumento de 155% nas pesquisas por “tábua mexicana”, principalmente nos países do Reino Unido, EUA e Canadá. A tábua mexicana é justamente a tábua comum que é utilizada para servir os frios e que hoje também serve pães, geleias, frutas, vegetais, oleaginosas, bolos e até tortas.

A tábua, porém, é um item de decoração que por si só não deixa a decoração de uma mesa bonita. A aparência dos alimentos que serão servidos, bem como todo o restante da decoração, também é fundamental para que o conjunto da obra valha a pena. De que adiantaria servir frutas fresquinhas e recém-tiradas da geladeira, com a intenção de deixar a refeição mais bonita e prazerosa, sem investir em uma harmonização perfeita com o restante dos alimentos?

Por harmonização, entende-se a harmonia perfeita entre os sabores e o visual da refeição – é o caso, por exemplo, da harmonização com vinhos. A combinação de uma carne bem decorada na tábua ao lado de um bom vinho tinto é certeza de sucesso absoluto. A tábua de frios também pode ser bem harmonizada com um vinho mais ácido. O sommelier Renato Spredo indica vinhos italianos, como Chiantis e Barberas, ou um Merlot brasileiro. Ainda de acordo com Renato, o peso da bebida deve vir acompanhado do peso do prato, e é muito importante considerar também a inclusão de molhos e o próprio modo de preparo dos pratos para garantir a harmonização perfeita.

Leia mais: Itália – Vinhos: Mapa Enogeográfico, Legislação, Tipos, Características e Uvas

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens