» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia do Peru

Gastronomia do Peru

por | fev 8, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

» Gastronomia da América do Sul

A gastronomia do Peru se tornou uma das mais amadas e admiradas no mundo todo. Isso aconteceu devido aos seus pratos tradicionais, que acabaram sendo importados para outros países do mundo, como o Brasil, e hoje em dia foram incorporados à culinária. Esse é o caso do ceviche, bastante consumido em todo o mundo.

Leia mais: Peru: Melhor destino gastronômico do mundo

Mas, além do ceviche, existem outros pratos e bebidas do país que também acabaram ganhando notoriedade e se tornando procurados pelos turistas. Então, se você está pensando em fazer do Peru – que tem Lima, como a capital do país -, um destino futuro, com certeza o conteúdo da nossa matéria será extremamente útil para você. Abaixo você conhecerá pratos e bebidas típicas que compõem a gastronomia do Peru.

Comidas típicas do Peru

Ceviche

Conforme falamos, o ceviche é o prato da culinária peruana mais conhecido em todo o mundo. É feito a partir de peixe cru, milho roxo, cebola e vários outros ingredientes que são cozidos no caldo de limão.

Leia mais: Receita: Ceviche com Laranja da Pracinha do Seu Justino

Lomo Saltado

Devido à presença forte de uma imigração de orientais, a culinária peruana acabou assimilando alguns aspectos e gerando pratos como o lomo saltado, que consiste em fatias de filé com legumes e batatas fritas, cobertos por um molho a base de shoyu.

Olluquito con Charqui

O olluquito con charqui é um prato bastante peruano. Feito a partir de um tipo de batata que somente cresce na Cordilheira dos Andes, além da carne-seca de llhamas ou alpacas, que são bastante macias.

Picante de Cuy

O picante de cuy é na verdade porquinho-da-índia com molho de pimenta. O prato existe desde antes mesmo do surgimento do Império Inca e é servido em vários estabelecimentos peruanos.

Ají de Gallina

Esse prato nasceu da mistura de ingredientes espanhóis com dos povos quéchuas. O ají de gallina é feito a partir de frango desfiado com molho de pimenta verde, pão e leite. Normalmente é servido acompanhado de batatas, ovo cozido e azeitona.

Rocoto Relleno

O rocoto é uma pimenta típica da América do Sul e bastante resistente ao frio. Devido ao seu tamanho grande e ao gosto adocicado, ela costuma ser servida recheada – dando origem ao prato rocoto relleno -, tipicamente com carne, cominho, queijo fresco e azeite.

Anticucho

Esse prato faz parte da culinária de rua do Peru e é vendido normalmente por ambulantes. O anticucho consiste em um espeto de carne acompanhado de molho de pimenta, milho ou batata.

Bebidas típicas do Peru

Pisco Sour

O pisco sour é a bebida mais popular do Peru e se tornou uma espécie de símbolo do país quando se fala desse assunto. É feito a partir de limão, jarabe (xarope) e alguma bebida destilada.

Inca Kola

Trata-se de um refrigerante de coloração amarela, extremamente doce e símbolo do Peru. A inca kola é uma das maiores paixões dos habitantes locais. Tanto é que a marca chegou a ser comparada à Coca-Cola e, em termos de publicidade, não é muito difícil vê-la espalhada nos quatro cantos do país.

Chilcano

Se você for aproveitar alguma balada no Peru, com certeza encontrará o chilcano no menu. As receitas podem variar, mas em geral, elas levam pisco, limão, gengibre e bastante gelo.

Leia mais: Vinhos da América do Sul: um guia completo

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há outras coisas a se falar sobre a gastronomia do Peru. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens