» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia do Suriname

Gastronomia do Suriname

por | fev 4, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

» Gastronomia da América do Sul

O Suriname, cuja capital é Paramaribo, está localizado na costa nordeste da América do Sul e possui uma culinária típica que consiste em uma grande mistura de influências externas – de países como a Indonésia, Índia, HolandaChina, e também do continente africano –, e internas. Assim, alguns países que fazem fronteira têm impacto na gastronomia do Suriname, bem como os vários grupos étnicos distintos que o habitam.

A produção de alimentos no Suriname é muito forte e é composta principalmente por arroz, carnes (bovina e de aves) e açúcar. Em termos de ingredientes, a cozinha surinamesa é bastante costeira e tropical. Os insumos que estão em sua base são: banana, berinjela, coco, quiabo, batata, feijão, mandioca, lentilha e batata-doce. Frutos do mar e peixes são bastante encontrados também no país.

Abaixo você confere um pouco mais sobre as comidas e também as bebidas típicas que compõem a gastronomia do Suriname.

Comidas típicas do Suriname

Satay

O satay consiste em um espeto de carne, que pode ser feito a partir de frango, boi ou mesmo porco. O seu diferencial está no molho apimentado que o acompanha, que é feito a partir de amendoim. Ele é bastante tradicional no Suriname.

Kwie Kwie

Os peixes são uma presença marcante na culinária do país, fazendo parte de vários pratos. Entre eles é possível destacar o kwie kwie, que normalmente é servido acompanhado de curry.

Sopa Saoto

A sopa saoto possui uma coloração escura e é feita a partir de frango, repolho, batatas e ovo cozido. Além disso, normalmente ela é servida acompanhada de arroz ou macarrão.

Bami

Trata-se de uma massa que faz parte da cozinha do Suriname por influência javanesa. O bami se assemelha bastante a um espaguete e é misturado a um molho escuro, que conta com frango frito e pimenta sambal.

Loempia

Trata-se de um rolinho americano, mas que foi incorporado à culinária típica do Suriname. O loempia possui um tamanho maior do que o prato original e é recheado com vegetais e com carne.

Roti

O roti faz parte da culinária surinamesa por influência da Índia Oriental. É uma refeição completa que consiste em um pão arredondado, similar ao sírio, cortado em pedaços e usado para comer com uma mistura que consiste em frango com curry, repolho e batatas.

Bruine Bonen

O prato em questão é feito a partir de feijões vermelhos. O preparo do bruine bonen se dá da seguinte forma: os feijões são fervidos e, posteriormente, o frango frito é adicionado a eles. Em geral, esse prato é servido acompanhado de uma sopa ou de arroz.

Bebidas típicas do Suriname

Água de Coco

A água de coco é bastante consumida no Suriname. Na verdade, todas as bebidas que são feitas a partir de frutas são populares no país e consumidas de forma extensa pelos habitantes locais. Portanto, tente experimentar algumas durante a sua passagem.

Sap

O sap é um xarope, bastante encorpado, e feito a partir de frutas do país. Normalmente ele é servido junto com as refeições. Por se tratar de uma bebida bastante refrescante, ele é muito comum nas estações mais quentes.

Parbo

O parbo trata-se de uma cerveja local que é bastante popular em todo o país. Ela é fermentada a partir do arroz e pode ser encontrada com facilidade em quase qualquer lugar do Suriname.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há outras coisas a se falar sobre a gastronomia do Suriname. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: The Australian

1 Comentário

  1. Como receber o tempero Masala (ARVA) aqui no Brasil?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens