» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia da Colômbia

Gastronomia da Colômbia

por | fev 1, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

» Gastronomia da América do Sul

A culinária encontrada na Colômbia faz com que você se apaixone por este incrível país. Com uma diversidade cultural tão grande, a gastronomia da Colômbia também se faz muito marcante, com pratos incríveis e de sabores indescritíveis, difíceis de esquecer. Ela, acima de tudo, é muito rica, contando com pratos alegres, coloridos e cheios de frutas, sopas e alimentos que tornam tudo mais receptivo. A base da sua culinária é composta principalmente por milho, batata, mandioca e banana.

A comida, é claro, faz parte da cultura de um local, e por isso, ao visitá-lo é de extrema importância consumir o que tem de comum naquela região, o que os moradores normalmente consomem e é tido como sendo parte de sua cultura, e essencial para o seu povo. Por isso, iremos citar alguns exemplos de comidas e bebidas típicas da Colômbia que irão te encher os olhos.

Comidas típicas da Colômbia

Arepas

Entre as comidas mais comuns da Colômbia, estas se destacam. As arepas aparecem desde o café da manhã, até em outros momentos. Feitas usando farinha de milho, com um formato arredondado, elas se parecem como uma panqueca mais grossa. Podem ser recheadas com queijo, carnes, ou até mesmo somente com manteiga.

Bandeja Paisa

A bandeja paisa é uma incrível refeição colombiana, que conta com ovo frito, carne moída, arroz, feijão, arepa e abacate. Além disso, também pode contar com dois outros ingredientes muito comuns de serem usados no país, o chicharrón e o plátano. O primeiro se assemelha a um torresmo, e já o segundo, é uma espécie de chips de banana.

Empanadas

Um dos pratos mais gostosos da culinária colombiana. São uma excelente pedida para um lanche. As empanadas são fritas, tem sua massa preparada com farinha, sal, água quente e um pouco de açafrão. Podem ser recheadas com carne, queijo ou milho.

Frijoles con Garra

Estes são o mais próximo que se pode encontrar do nosso feijão do dia a dia no país. Os frijoles con garra trata-se de um feijão que leva cenoura, bananas e outras partes do porco, como pé. Algumas receitas podem até mesmo usar framboesa no preparo.

Arroz de Coco

O arroz de coco é servido normalmente com peixe e uma salada. Trata-se de um prato típico da Cartagena. É um arroz cheio de sabor, feito com leite de coco, coco ralado, e também leva passas em seu preparo.

Ajiaco

O ajiaco é uma sopa, e é considerada um dos pratos que os colombianos mais gostam. Ela é consumida em cidades mais altas, como por exemplo Bogotá, capital da Colômbia. Isso se justifica, pois elas ajudam a espantar o frio do local, nos momentos mais complicados do clima. Conta com batata branca, vermelha e crioula, peito de frango, alho, cebola, abacate, milho em pedaços e creme de leite.

Lechona

Pernil assado com recheio de arroz, cebola e ervilha, que levam muitos temperos para agregar sabor ao prato. Além disso, o lechona é servido juntamente com arepas. Este prato é cozido normalmente em cerâmica ao longo de 10 horas.

Almojabana

A almojabana é um pãozinho, pode ser dito como uma versão do nosso consagrado pão de queijo. Tem um sabor suave, e pode ser encontrado em grandes cidades, por se tratar de um prato consumido por muitos na rua.

Patacones

Este delicioso prato é um dos acompanhamentos mais comuns do país. Os patacones são bananas verdes amassadas e fritas. Podem ser acompanhados com molhos. Em restaurantes, este prato pode ser usado até mesmo como uma espécie de couvert.

Puchero

O puchero é um prato típico da Colômbia, mas também é muito comum de se encontrar nos países latinos que foram colonizados pela Espanha. Ele é uma sopa, composto por banana verde, mandioca, arracachá (tubérculo encontrado nos Andes) e carne. Geralmente no puchero você encontra também abacate, ovo cozido, ají e pedaços de espigas de milho.

Mazamorra Antioqueña

Para finalizar a nossa lista, citamos uma sobremesa que é muito consumida no país: a mazamorra antioqueña. Ela é muito parecida com a nossa canjica, pois é feita com milho branco, leite, canela e açúcar.

Bebidas típicas da Colômbia

Café

O café colombiano é um dos melhores do mundo. A Colômbia é considerada a terceira maior exportadora de grãos do mundo.

Lulada

Para quem é fã de uma bebida bem refrescante, não pode deixar de tomar a lulada. Ela tem como ingrediente principal o lulo, que é uma fruta bem exótica e cítrica, encontrada no país. Além dele, na bebida também é adicionado suco de limão, açúcar, água e gelo.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há muitas outras coisas a se falar sobre a gastronomia da Colômbia. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens