» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia da Venezuela

Gastronomia da Venezuela

por | jan 26, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

» Gastronomia da América do Sul

Ao longo de sua história, a gastronomia da Venezuela tem sido influenciada por três povos distintos, que são os principais: indígenas, africanos e europeus. Inclusive, esta diversidade de povos influenciando diretamente a cultura do país, também causou um grande impacto em relação a culinária.

Entre os alimentos que mais são consumidos e que compõem a gastronomia da Venezuela, podemos apontar o milho, a banana, o feijão, e as carnes como os mais comuns. Eles estão entre os ingredientes mais comuns usados nas preparações da culinária venezuelana, que é tida como sendo uma das mais saborosas de toda a América do Sul.

Comidas típicas da Venezuela

Pabellón Criollo

O pabellón criollo é considerado o prato nacional do país. Ao viajar para a Venezuela, você com certeza precisa provar esta deliciosa iguaria da cozinha venezuelana. Ele é feito com arroz, feijão-preto, banana-da-terra frita e carne desfiada. Esta junção de sabores é formada pela sobra de comidas anteriores, além disso, recebe influência de vários povos.

Arepa

A arepa é um dos pratos mais tradicionais do país e também da Colômbia. Ela é composta com massa de pão feita com milho moído ou com farinha de milho pré-cozido. A arepa pode ser considerada numa refeição como prato principal ou acompanhamento. Como o seu sabor é um pouco neutro, ela pode ser recheada de diversas formas, ou seja, com ingredientes doces e salgados.

Hallaca

A hallaca é uma comida muito usada em momentos de reuniões em que a família se junta, como festas ou celebrações. Ela é preparada com um folha de bananeira, onde é inserida uma massa, feita com farinha de milho hidratada com caldo de frango. Podem ser usados vários recheios em seu preparo, como carnes e vegetais, além de um infinita variedade de temperos.

Asado Negro

Facilmente encontrado em Caracas – capital da Venezuela -, o asado negro é uma das comidas mais típicas do país, além de ser o mais representativo para a capital. Consiste em um corte de carne, da parte traseira do boi, conhecido como lagarto ou tatu. Esta peça de carne é assada e banhada em um molho escuro, que é preparado com vinho, papelón (rapadura) e ají doce (pimenta).

Bebidas típicas da Venezuela

Cerveja

Além de ser um bebida muito consumida pelos brasileiros, os venezuelanos também são grandes fãs da cerveja. O seu consumo por habitante na Venezuela é o mais alto da América Latina. Em média a bebida tem 5% de álcool em  sua composição. Esta é uma bebida conhecida por ser muito apreciada em momentos quentes.

Ponche Crema

A bebida passou a ser comercializada por volta de 1900 como um espécie de suco, com uma textura cremosa e mais doce. Não demorou muito para que o ponche crema se tornasse popular no país. A popularidade se tornou maior ainda entre as mulheres e os jovens. Seu criador, González, passou a receita desta bebida ao longo de várias gerações de sua família, e segue de pé até o momento. Ele é feito com leite, ovos e rum.

Rum

O rum vem sendo produzido na Venezuela por cerca de três séculos e já faz parte da cultura do país. Ele é preparado com base na cana-de-açúcar, que se transforma em melaço. Ao ser misturado com o álcool, se torna o rum. Costuma-se guardar esta bebida em tonéis de madeira, geralmente de carvalho, para que este passe pelo seu processo de envelhecimento. Para diferenciar um rum, basta avaliar seu tempo de envelhecimento.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há muitas outras coisas sobre a gastronomia da Venezuela. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens