» Início » Cozinhas » Internacional » Gastronomia da Argentina

Gastronomia da Argentina

por | jan 25, 2021 | Cozinhas, Internacional

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

» Gastronomia da América do Sul

A gastronomia da Argentina não é igual a dos outros países da América Latina. Isso acontece devido ao fato de que a Argentina recebeu grandes influências da Itália e da Espanha, fato que explica o porquê da carne ser tão importante para o país.

As carnes são com toda certeza a parte fundamental da culinária local. No geral, elas são servidas acompanhadas de batata frita, salada, queijo provolone ou queijo defumado. No entanto, é comum que os restaurantes argentinos subam os pratos mais tradicionais do país, e não aqueles que atravessaram gerações e foram criados pelos primeiros habitantes da região.

Os pratos considerados típicos do país são um espelho da influência europeia. Entretanto, também há traços das culturas indígenas, africanas e até mesmo dos andinos e dos guaranis.

Mesmo com tanta variedade de costumes culinários, os italianos foram aqueles que mais influenciaram os costumes gastronômicos locais. Até hoje, a pizza faz parte do dia a dia dos argentinos, o que torna o país o terceiro maior consumidor de pizza do mundo.

O tão amado azeite de oliva argentino também existe por pura influência dos italianos, assim como os vinhos.

Leia mais: Vinhos da América do Sul: um guia completo

Por ser um país muito extenso, os pratos típicos podem variar de lugar para lugar, no entanto, independente do local, é possível ter a garantia de conseguir comida boa e a um ótimo preço.

Comidas típicas da Argentina

Medialuna

As medialunas são muito parecidas com o croissant francês. Elas consistem em uma massa em formato de meia lua, o que dá nome ao prato. Além de ser super acessível, é possível encontrar o prato em praticamente todas as padarias das cidades argentinas, com recheios variados, como doce de leite, goiabada e até mesmo alguns salgados.

Empanada

As empanadas argentinas são bastante parecidas com as chilenas, e ambas sobem no pódio das melhores do mundo. O que difere a empanada argentina da chilena, é basicamente o recheio, já que no Chile elas são recheadas com frutos do mar e passas, e na Argentina o recheio varia entre queijos e carnes.

Leia mais: Conheça a história das empanadas argentinas

Parrillada

A parrillada é um tipo de churrasco argentino. Ela consiste em cortes de carne assados na parrilla. Além disso, também é possível assar milho e alguns embutidos, como a morcilla, uma espécie de linguiça de cor preta, por causa do sangue coagulado usado em sua preparação.

Choripán

O choripán é um sanduíche facilmente encontrado nas ruas das principais cidades do país. Ele consiste em um pão recheado com a linguiça Toscana do país, adicionado de queijo, salada e vinagrete.

Pizza

A pizza não poderia estar fora dessa lista, já que todo argentino é um exímio apreciador do prato. As pizzas mais tradicionais do país se encontram nos restaurantes mais antigos, como os dos bairros seculares de Buenos Aires. Elas são carregadas de queijo mussarela e cebola. Além disso, a massa do país tende a ser bem grossa e crocante.

Dulce de Leche (doce de leite)

O famoso dulce de leche argentino é conhecido nos quatro cantos do mundo. Além de ser uma sobremesa maravilhosa, ele também é um dos produtos mais exportados do país, principalmente para o Brasil.

 

Fizemos um breve texto e sabemos que há muitas outras coisas sobre a gastronomia da Argentina. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!

 

Foto Destaque: Murilo Gagliardi/Sabor à Vida Gastronomia

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens